Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Incluir e acolher na escola

 

27/11/2008

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer algumas necessidades especiais e perceber que todos têm direitos a serem preservados. Pesquisar tecnologias que podem ajudar a incluir pessoas com necessidades especiais; Sensibilizar-se quanto à necessidade de se ampliar possibilidades para que pessoas com necessidades especiais tenham cada vez mais acesso a informações. Desenvolver a atitude de colaboração Desenvolver a capacidade de argumentação Discutir sobre a relação acesso a informação e classe social. Hipotetizar que mudanças tecnológicas ainda encontram –se inacessíveis, que no entanto melhorariam a qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais
Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Faça um levantamento sobre o que os alunos sabem a respeito do conceito de inclusão e o que são pessoas com necessidades especiais e o que a tecnologia já oferece para ajudar no desenvolvimento destes cidadãos.
Estratégias e recursos da aula

 

 WebQuest- é um tipo de pesquisa na Internet orientada, seu idealizador foi o professor Bernie Dodge, ao perceber que seus alunos de Ensino Superior ao realizarem uma pesquisa na Internet perdiam –se na imensidão de informação que a Internet dispunha. Ele percebeu que necessitaria de uma metodologia que orientasse esses alunos e ao mesmo tempo,cumprisse seu objetivo de aprendizagem. Dessa forma originou-se uma pesquisa que tem uma estrutura pré-estabelecida com o objetivo de auxiliar os alunos no processo de pesquisa, propiciando que eles vivenciem situações sob diferentes pontos de vista. Que cabe muito bem para qualquer nível de Ensino, pois a complexidade das tarefas é determinada pelo professor.

 

Orientações didáticas:

Criar uma situação problema

O processo de pesquisa e o alcance do objetivo são de responsabilidade do professor, por exemplo se pedirmos para os alunos pesquisarem sobre água, esse é o número de informações 182.000.000, neste momento 13/11/08 às está disponível aos alunos, fica difícil que eles consigam atingir o objetivo proposto, ou seja nem precisam ler o conteúdo, é só usar o Ctrl+c e o Ctrl+ v, porque não há uma pergunta ou problematização específica. Nem toda pesquisa na Internet precisa utilizar a WebQuest, mas toda pesquisa deve ser problematizadora;

 

Pesquisar modelos de WebQuest

Para fazer uma boa WebQuest, é importante visualizar as diversas publicadas na Internet, esse processo ajuda a ampliar o repertório, o que auxilia no processo de criação de uma WebQuest;


Elaborar tarefas desafiadoras

Procure instigar, envolver e problematizar situações reais e faça os alunos as vivenciarem sob diferentes pontos de vista. Uma tarefa interessante é aquela em que o aluno coloca em jogo tudo o que ele sabe sobre assunto e tem ferramentas para buscar muito mais.

 

Investir na ludicidade da atividade

O processo de pesquisa deve ser tão lúdico e interessante que deixará no aluno o desejo de aprofundar-se no assunto, ou explorar um novo tema, portanto a conclusão deve sempre finalizar com mais uma situação problematizadora, pois o aluno pode se interessar e buscar saber mais.
A primeira WebQuest é apenas um exercício, dessa forma aos outras fluem com muito mais facilidade. O desafio vale a pena. Experimente!

 

Conversar com seus alunos

Após a exibição do programa, debata com os alunos sobre o que é ser uma pessoa com necessidades especiais. Estimule os alunos a falarem o que sabem sobre o tema, suas experiências pessoais, etc. Estas informações serão válidas para que você perceba o quanto o grupo irá descobrir sobre o tema. Esse debate digamos é o ponto de partida.

 

INTRODUÇÃO

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1228/imagens/abertu.jpg

 

O ser humano é único, entretanto, mesmo diante de tanta diversidade ainda temos muito a aprender sobre como conviver com as diferenças.
Há estereótipos, a mídia e a moda pregam um padrão ideal.
E assim, se alguém é baixo, quer ser mais alto, se é gordo quer ser magro. Se tem cabelo crespo, alisa, se o cabelo é liso, quer encaracolado. Uma eterna insatisfação!
Imagine quem possui algo que o diferencie dos outros, por exemplo, a ausência da audição, ou da visão, até mesmo um corpo que o impeça de realizar algumas atividades, como alguém com paralisia cerebral.
É, não deve ser fácil possuir necessidades especiais!
Você passa grande parte do seu tempo na escola. Você já reparou se ela é uma lugar que facilita a vida de pessoas com necessidades especiais?
Que tal se pudéssemos tornar a escola um lugar melhor?
Tenho certeza que você e sua turma podem fazer a diferença.
Vamos nos unir, pesquisar e encontrar formas de tornar a escola acolhedora para todos.
Embarque nesta aventura e descubra como.
Você nunca mais irá ouvir ou enxergar o mundo da mesma forma.
Bom trabalho!

 

 

TAREFA

 

Monte uma equipe com seus amigos.
Cada equipe deve ter no máximo 5 participantes.
Depois cada equipe deve escolher uma missão.
Assim que todas as equipes cumprirem as missões. realizem uma campanha pela inclusão na escola.
Apresentem o resultado das missões para os outros alunos, pais e comunidade.
Vocês também podem montar um blog e socializar a experiencia que viveram com outras pessoas na web.

 

PROCESSO

 

 

MISSÃO 1

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1228/imagens/acessibilidade1.jpg

Vocês irão pesquisar sobre o termo acessibilidade.
E construirão um mapa da escola, apontando as adaptações que seriam necessárias para torná-la
Um ambiente acolhedor para pessoas com necessidades especiais.

RECURSOS:

http://acessodigital.net/art_maq_validacao.html
http://www.bengalalegal.com/
http://www.teiadigital.pt/w3c/WAI_intro_acessibilidade
http://internativa.com.br/artigo_acessibilidade.html
http://www.acessobrasil.org.br/index.php?blogid=10

 

 

 

MISSÃO 2

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1228/imagens/ccspkid2.gif

Como podemos nos comunicar com crianças surdas?
Assista este vídeo e depois alguns outros que estão disponíveis nos recursos.

 RECURSO


Preparem uma peça de teatro que mostre como se comunicar com pessoas surdas.
Sejam bem criativos!


 

 

MISSÃO 3

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1228/imagens/ccspkid15.gif

Assistam a este vídeo sobre como ajudar um deficiente visual e apresentem a música na campanha de inclusão da escola.

 RECURSO


Se quiserem podem mudar o ritmo, cantarem em forma de rap, rock, ou como a equipe escolher.
Ensaiem bastante e dêem um verdadeiro show!

 

 

 

 

MISSÃO 4

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1228/imagens/srek.jpg

Preparem uma poesia que procure sensibilizar as pessoas a aceitarem as diferenças.
Libertem os poetas que vivem em vocês.
Para ajudá-los a entrar no clima, vejam esse belo vídeo.

RECURSO

 

 

 

MISSÃO 5

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1228/imagens/infantilmagia40.gif

 

A Tarefa da equipe é pesquisar e prepararem uma lista de softwares que podem ajudar as pessoas com necessidades especiais a utilizarem a internet.

RECURSOS:

http://www.blindtube.com.br/links-downloads.asp
http://www.acessibilidade.org.br/softwares.htm
http://www.saci.org.br/?modulo=akemi¶metro=6897
http://www.debian.org/devel/debian-accessibility/index.pt.html
http://www.cultura.gov.br/site/2008/06/16/acessibilidade-especial-conheca-alguns-programas-gratuitos/

 


 

CONCLUSÃO

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1228/imagens/2.jpg

 

Aprendemos muito sobre a vida de pessoas com necessidades especiais. Conhecer e entender a diversidade que somos é um desafio! Dar oportunidades iguais a todos é uma luta que precisa ser encarada de forma coletiva, solidária e efetiva.
Como escreveu Quintana: O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso.
Cada vez que nos isolarmos em ilhas e tratarmos os semelhantes como invisíveis, estaremos nos distanciando de nossa humanidade. Até o dia em que não nos reconheceremos mais. Mas é preciso acreditar que o amanhã pode ser melhor que o hoje.
É preciso ver além da paisagem...
É preciso ouvir a voz do silêncio...
É preciso conhecer,
É preciso ser,
Faça sua escolha!
Você conhece as leis que regulamentam o direito das pessoas com necessidades especiais?
Há sempre muito a pesquisar!
Que tal buscar mais esse caminho?

 

 

AVALIAÇÃO

 


Iniciante-
sua atuação ainda deixou muito a desejar
Aprendiz- já sabe alguma coisa,mas ainda falta muito
Mestre- Deu o melhor de si e considera-se satisfeito com o resultado.
Expert- Você deu um show! 

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1228/imagens/avalia.jpg

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Telelibras - como se comunicar com um surdo Vídeo
Telelibras - como lidar com uma pessoa com deficiência visual Vídeo
Telelibras – O som do silêncio Animação/simulação
Recursos Complementares
Vez da voz - http://vezdavoz.com.br/ Inclusão - http://www.inclusao.com.br/ Laramara - http://www.laramara.org.br/portugues/index.php Ler para ver - http://www.lerparaver.com/node/92

Para saber mais sobre Webquest, veja o vídeo e participe do fórum sobre o tema aqui no Portal do Professor , acessando a área de interação.

Avaliação
A avaliação está no corpo da aula em forma de rubrica. A sugestão é que o professor compartilhe com os alunos desde o início a forma de avaliação para que esta possa ser utilizada durante todo o processo. O professor pode propor uma avaliação coletiva e também auto-avaliação, em que cada aluno discute o seu desempenho e o do grupo com relação aos itens da rubrica.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 1/5 - 20%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.