27/11/2008
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
WebQuest- é um tipo de pesquisa na Internet orientada, seu idealizador foi o professor Bernie Dodge, ao perceber que seus alunos de Ensino Superior ao realizarem uma pesquisa na Internet perdiam –se na imensidão de informação que a Internet dispunha. Ele percebeu que necessitaria de uma metodologia que orientasse esses alunos e ao mesmo tempo,cumprisse seu objetivo de aprendizagem. Dessa forma originou-se uma pesquisa que tem uma estrutura pré-estabelecida com o objetivo de auxiliar os alunos no processo de pesquisa, propiciando que eles vivenciem situações sob diferentes pontos de vista. Que cabe muito bem para qualquer nível de Ensino, pois a complexidade das tarefas é determinada pelo professor.
Orientações didáticas:
Criar uma situação problema
O processo de pesquisa e o alcance do objetivo são de responsabilidade do professor, por exemplo se pedirmos para os alunos pesquisarem sobre água, esse é o número de informações 182.000.000, neste momento 13/11/08 às está disponível aos alunos, fica difícil que eles consigam atingir o objetivo proposto, ou seja nem precisam ler o conteúdo, é só usar o Ctrl+c e o Ctrl+ v, porque não há uma pergunta ou problematização específica. Nem toda pesquisa na Internet precisa utilizar a WebQuest, mas toda pesquisa deve ser problematizadora;
Pesquisar modelos de WebQuest
Para fazer uma boa WebQuest, é importante visualizar as diversas publicadas na Internet, esse processo ajuda a ampliar o repertório, o que auxilia no processo de criação de uma WebQuest;
Elaborar tarefas desafiadoras
Procure instigar, envolver e problematizar situações reais e faça os alunos as vivenciarem sob diferentes pontos de vista. Uma tarefa interessante é aquela em que o aluno coloca em jogo tudo o que ele sabe sobre assunto e tem ferramentas para buscar muito mais.
Investir na ludicidade da atividade
O processo de pesquisa deve ser tão lúdico e interessante que deixará no aluno o desejo de aprofundar-se no assunto, ou explorar um novo tema, portanto a conclusão deve sempre finalizar com mais uma situação problematizadora, pois o aluno pode se interessar e buscar saber mais.
A primeira WebQuest é apenas um exercício, dessa forma aos outras fluem com muito mais facilidade. O desafio vale a pena. Experimente!
Conversar com seus alunos
Após a exibição do programa, debata com os alunos sobre o que é ser uma pessoa com necessidades especiais. Estimule os alunos a falarem o que sabem sobre o tema, suas experiências pessoais, etc. Estas informações serão válidas para que você perceba o quanto o grupo irá descobrir sobre o tema. Esse debate digamos é o ponto de partida.
INTRODUÇÃO
O ser humano é único, entretanto, mesmo diante de tanta diversidade ainda temos muito a aprender sobre como conviver com as diferenças.
Há estereótipos, a mídia e a moda pregam um padrão ideal.
E assim, se alguém é baixo, quer ser mais alto, se é gordo quer ser magro. Se tem cabelo crespo, alisa, se o cabelo é liso, quer encaracolado. Uma eterna insatisfação!
Imagine quem possui algo que o diferencie dos outros, por exemplo, a ausência da audição, ou da visão, até mesmo um corpo que o impeça de realizar algumas atividades, como alguém com paralisia cerebral.
É, não deve ser fácil possuir necessidades especiais!
Você passa grande parte do seu tempo na escola. Você já reparou se ela é uma lugar que facilita a vida de pessoas com necessidades especiais?
Que tal se pudéssemos tornar a escola um lugar melhor?
Tenho certeza que você e sua turma podem fazer a diferença.
Vamos nos unir, pesquisar e encontrar formas de tornar a escola acolhedora para todos.
Embarque nesta aventura e descubra como.
Você nunca mais irá ouvir ou enxergar o mundo da mesma forma.
Bom trabalho!
TAREFA
Monte uma equipe com seus amigos.
Cada equipe deve ter no máximo 5 participantes.
Depois cada equipe deve escolher uma missão.
Assim que todas as equipes cumprirem as missões. realizem uma campanha pela inclusão na escola.
Apresentem o resultado das missões para os outros alunos, pais e comunidade.
Vocês também podem montar um blog e socializar a experiencia que viveram com outras pessoas na web.
PROCESSO
MISSÃO 1
Vocês irão pesquisar sobre o termo acessibilidade.
E construirão um mapa da escola, apontando as adaptações que seriam necessárias para torná-la
Um ambiente acolhedor para pessoas com necessidades especiais.
RECURSOS:
http://acessodigital.net/art_maq_validacao.html
http://www.bengalalegal.com/
http://www.teiadigital.pt/w3c/WAI_intro_acessibilidade
http://internativa.com.br/artigo_acessibilidade.html
http://www.acessobrasil.org.br/index.php?blogid=10
MISSÃO 2
Como podemos nos comunicar com crianças surdas?
Assista este vídeo e depois alguns outros que estão disponíveis nos recursos.
RECURSO
Preparem uma peça de teatro que mostre como se comunicar com pessoas surdas.
Sejam bem criativos!
MISSÃO 3
Assistam a este vídeo sobre como ajudar um deficiente visual e apresentem a música na campanha de inclusão da escola.
RECURSO
Se quiserem podem mudar o ritmo, cantarem em forma de rap, rock, ou como a equipe escolher.
Ensaiem bastante e dêem um verdadeiro show!
MISSÃO 4
Preparem uma poesia que procure sensibilizar as pessoas a aceitarem as diferenças.
Libertem os poetas que vivem em vocês.
Para ajudá-los a entrar no clima, vejam esse belo vídeo.
RECURSO
MISSÃO 5
A Tarefa da equipe é pesquisar e prepararem uma lista de softwares que podem ajudar as pessoas com necessidades especiais a utilizarem a internet.
RECURSOS:
http://www.blindtube.com.br/links-downloads.asp
http://www.acessibilidade.org.br/softwares.htm
http://www.saci.org.br/?modulo=akemi¶metro=6897
http://www.debian.org/devel/debian-accessibility/index.pt.html
http://www.cultura.gov.br/site/2008/06/16/acessibilidade-especial-conheca-alguns-programas-gratuitos/
CONCLUSÃO
Aprendemos muito sobre a vida de pessoas com necessidades especiais. Conhecer e entender a diversidade que somos é um desafio! Dar oportunidades iguais a todos é uma luta que precisa ser encarada de forma coletiva, solidária e efetiva.
Como escreveu Quintana: O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso.
Cada vez que nos isolarmos em ilhas e tratarmos os semelhantes como invisíveis, estaremos nos distanciando de nossa humanidade. Até o dia em que não nos reconheceremos mais. Mas é preciso acreditar que o amanhã pode ser melhor que o hoje.
É preciso ver além da paisagem...
É preciso ouvir a voz do silêncio...
É preciso conhecer,
É preciso ser,
Faça sua escolha!
Você conhece as leis que regulamentam o direito das pessoas com necessidades especiais?
Há sempre muito a pesquisar!
Que tal buscar mais esse caminho?
AVALIAÇÃO
Iniciante- sua atuação ainda deixou muito a desejar
Aprendiz- já sabe alguma coisa,mas ainda falta muito
Mestre- Deu o melhor de si e considera-se satisfeito com o resultado.
Expert- Você deu um show!
Nome | Tipo |
---|---|
Telelibras - como se comunicar com um surdo | Vídeo |
Telelibras - como lidar com uma pessoa com deficiência visual | Vídeo |
Telelibras – O som do silêncio | Animação/simulação |
Para saber mais sobre Webquest, veja o vídeo e participe do fórum sobre o tema aqui no Portal do Professor , acessando a área de interação.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Duas estrelas...
24/03/2010
Cinco estrelasa questão diversidade em si própria já acarreta temas de grande inportancia, gostei muito da forma em q este projeto foi elaborado, com objetivos bastante centrais!!!parabens pel ae scolha do tema
24/03/2010
Cinco estrelasmt legal essa iniciativa
24/03/2010
Cinco estrelasSeu trabalho ficou maravilhoso, gostei demais.
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei a aula, mas como fazer com que os alunos pesuisem na internet numa escola aonde eles não tem acesso? Obrigada