Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construção da Maquete do Espaço Escolar

 

20/01/2009

Autor e Coautor(es)
Léia Martins Silveira
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Nilton Goulart de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Através desta aula será possível, para o aluno, conhecer a dinâmica intrínseca do seu ambiente escolar, e assim interagir melhor com ele. Sendo, futuramente, capaz de transpô-lo para o desenho e maquete, mostrando suas perspectivas. A construção da maquete permite trabalhar de forma visível e acessível os pontos de vista, perspectiva e projeção. De maneira simples, é possível que o aluno materialize seu espaço em um tamanho reduzido, aplicando então vários conceitos da temática geográfica.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções de espaço, localização e ponto de referência.
Estratégias e recursos da aula


Cada imagem e idéia sobre o mundo são compostas, portanto, de experiência pessoal, aprendizado, imaginação e memória. Os lugares em que vivemos, aqueles que visitamos e percorremos, os mundos sobre os quais lemos e vemos em trabalhos de arte, e os domínios da imaginação e da fantasia contribuem para as nossas imagens da natureza, de tudo o que o homem constrói e dele próprio. Todos os tipos de experiências, desde os mais estreitamente ligados com o nosso mundo diário até aqueles que parecem remotamente distanciados, vêm juntos compor o nosso quadro individual da realidade. (MACHADO, 1999, p. 97).

 

1ª Aula: Conhecendo a Escola: 

 Percepção de paisagem

 

 

O espaço físico que a criança participa é de suma importância para a formação de suas concepções de vida, de desenvolvimento-aprendizagem e de todo o seu processo educativo como um todo, pois é neste local que ela desenvolve suas rotinas e, é a partir dele que ela conhece o mundo e pode atuar , como futuro cidadão, aqui, enfatizando-se o espaço escolar, mas não somente ele.

A Escola é um dos espaços cotidianos que a criança mais participa, partindo desse pressuposto é  muito relevante o processo de auto-conhecimento da sua própria escola, de como é organizada, desenvolvida, suas funções e atividades recorrentes. Assim, neste trabalho inicial, ela será o ponto de partida para possibilitar que o aluno conheça e  reflita, posteriormente, sobre o mundo global, e sobre toda a universalidade que o rodeia, além das fronteiras escolares.

Assim, nas palavras de Travassos (2001), "a partir da percepção que os alunos têm do meio em que vivem é possível que o currículo da Geografia possa ser trabalhado de uma forma dialogada e interativa, caracterizada por uma constante troca de experiências, permitindo que os limites da escola possam ser extrapolados e que nossos alunos se tornem atores bio-psico-sociais capazes de adquirirem uma postura crítica em relação aos fatores naturais, científicos e sociais."  Mas antes de ultrapassar qualquer fronteira, primeiramente é preciso conhecê-la.

Em um primeiro momento, o objetivo da aula é proporcionar ao aluno o conhecimento do seu espaço escolar, para que seja possível entender toda a dinâmica que existe por detrás da organização física.

Antes de construir a maquete , é necessário que ele desfrute seu ambiente e o vivencie de todas as formas possíveis, descobrindo outros trajetos diferentes, possíveis, ou até então , não valorizados. Assim, o passeio pela própria escola proporcionará tudo isso e será um recurso inicial e adicional para a construção da sua maquete.

 

Atividade Proposta:

 

O professor, juntamente com a turma em questão, irá conhecer o espaço cotidiano escolar, através da observação. Percebendo, então:

- Quais são os pontos de referência da escola;

-As áreas mais movimentadas ou consideradas mais importantes, tanto para o aluno quanto para o funcionamento da escola;

- Avaliar e perceber os diferentes caminhos físicos na escola, para se chegar ao mesmo destino. Ex: Refeitório;

- Observar as diferentes seqüências possíveis do espaço. Ex: A ordem das salas;

-Perceber os vários pontos de vista existentes.

 

Logo após o passeio pela escola, a idéia é propror o desenho do espaço, mas não todo ele. A sugestão é que o professor oriente seu aluno a escolher um determinado local da escola, pois futuramente, este local é o que será trabalho na maquete. O desenho tem o intuito, também, de perpassar todo o modo como o aluno compreende sua escola , o que valoriza, qual a sua perspectiva sobre tal, qual o referencial adotado, e ainda, de tornar visível o ambiente que mais se sobressaiu para ele.

Após o desenho, é importante que o professor discuta e dialogue com a turma, sobre as diferentes propostas analisadas, sobre a importância do espaço escolar, suas funções e questionar quais locais lhe chamaram mais atenção e o porquê dessa escolha, pois ela será importante para a toda a preparação do trabalho posterior.

 
 

2ª Aula : Construção da Maquete

 

Segundo Almeida e Passini (2002)  “a maquete serve de base para explorar a projeção do espaço vivido para o espaço representado.” Ela é a forma material de se trabalhar alguns conceitos da temática da georgrafia, proporcionando a ação do indivíduo sobre o objeto e, consequentemente,interferindo na sua formação e compreensão dos conteúdos e do mundo. Dá então a visibilidade e a conexão entre a ação do homem e o espaço físico .

Com a liberdade de construir sua própria maquete, o aluno analisará a questão espacial do ambiente, a ordem lógica da organização e realizará um planejamento próprio, podendo de forma prática e concreta analisar o porquê de certas ordens e aplicar conceitos, que por vezes são subjetivos.
 

O objetivo desta aula, é que de preferência o horário seja integralmente utilizado para o desenvolvimento e a construção da maquete . Devido à faixa etária , a proposta é que a atividade seja individualmente desenvolvida, pois o aluno terá a liberdade de escolher o espaço da escola; irá trabalhar com o melhor planejamento para a efetivação da atividade e irá experenciar de forma singular o que ela significa para ele.

É importante, também, que o professor dê significação ao desenho trabalhado, orientando o aluno a usá-lo como base e exemplo na maquete, auxiliando-o também nas dificuldades manuais recorrentes.

 

Atividade proposta:

 

• Escolher o espaço local analisado, que será usado na maquete.
• Orientar o aluno a observar, com seu trabalho e com o dos colegas, os espaços físicos da escola.
• Debater sobre a importância de cada espaço construído e sua significação para o aluno.
• Observar e comparar as dimensões bidimensionais e tridimensionais.
• Questionar o aluno sobre a atividade desenvolvida.

 

Perguntas para reflexão:

• Porque escolheu este espaço?
• Qual a sua funcionalidade/importância e significação para a escola e para o aluno?
• O que poderia ser modificado? Porquê?
• Este espaço poderia ocupar outra área dentro do ambiente escolar?

 

Materiais sugeridos:

Sugiro, abaixo, alguns materiais que podem ser utilizados na maquete, mas ressaltando que fica a critério do professor escolher aqueles que são mais acessíveis à sua realidade.

1. Caixa de sapato
2. Papelão
3. Caixa de pasta de dente
4. Palito de picolé
5. Palito de Churrasco e muitos outros

 

Assim, a reflexão que fica desta aula é que  : " A Geografia é a ciência que estuda, analisa e tenta explicar (conhecer) o espaço produzido pelo homem e, enquanto matéria de ensino, ela permite que o aluno se perceba como participante do espaço que situa, onde os fenômenos que ali ocorrem são resultados da vida e do trabalho dos homens e estão inseridos num processo de desenvolvimento”. (CALLAI, 1998, p. 56 apud CAVALCANTI, 2002, p. 13)

 

 

Bibliografia de apoio utilizada:

* http://www.pluridoc.com/Site/FrontOffice/default.aspx?q=maquete

* www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-14102004-153931/

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Percepção de paisagem Vídeo
Avaliação
Será feita no decorrer das aulas, observando a compreensão dos alunos sobre os conceitos trabalhados e a sua participação na construção da maquete, que posteriormente será exposta na sala de aula.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.