16/06/2008
Maria das Graças M. de Souza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Aula 1 – 50 minutos
Professor, a seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.
Separe seus alunos em grupos ou duplas e peça-lhes que busquem na internet fotos ou ilustrações que exemplifiquem para eles onde podemos encontrar água em nosso planeta.
Aqui fica a sugestão de algumas ferramentas de busca que seus alunos podem utilizar:
http://pro.corbis.com/(este é em inglês)
Dica! Você pode criar para os seus alunos um grupo de e-mails na internet, de modo que as imagens possam ser compartilhadas com todos. Saiba mais sobre grupos de e-mails aqui: http://br.groups.yahoo.com/
Escolha junto com seus alunos as 10 imagens mais representativas e abrangentes de ambientes/lugares nos quais a água esta disponível, tais como:
1. Rios
2. Lagos
3. Oceanos
4. Geleiras
5. Lençóis freáticos
6. Chuva
7. Nuvens
8. Plantas e animais
9. Etc.
Aproveite o momento da escolha das imagens e discuta com seus alunos como a água está disponível nas mais diferentes formas em nosso planeta. Fique atento e sugira exemplos menos comuns que por acaso os alunos não tenham escolhido. É importante ressaltar a diversidade desses ambientes.
Atividade para casa - Peça aos alunos que produzam um pequeno texto (um parágrafo, por exemplo) ou a montagem de um esquema no qual eles devem apontar se existe alguma relação entre as 10 imagens escolhidas e que relação é esta.
Aula 2 – 50 minutos
Professor, a seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.
Durante esta aula os alunos devem explorar a seguinte animação interativa que exemplifica como funciona o ciclo da água.
Dica! Enquanto os alunos exploram a animação peça-lhes para lembrarem os exemplos da aula anterior e que tentem encaixá-los na ordem da animação. Ressalte para os alunos como eles estão interligados.
Exercício - Depois de explorar a animação com os alunos, devolva-lhes a atividade realizada em casa e peça para que eles corrijam o que feito. Com base nas 10 imagens, peça-lhes que eles montem seu próprio ciclo da água.
Outros tópicos para discussão em sala:
Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):
Animação:
http://www.canalkids.com.br/meioambiente/sos/ciclo.htm - Ciclo da água. Animação interativa que exemplifica e traz informações de como ocorre o ciclo da água.
Sites:
1. http://www.fotosearch.com.br/
http://images.google.com.br/
http://br.search.yahoo.com/
http://pro.corbis.com/ (este é em inglês).
Estes sites funcionam como bancos de imagens que podem ser utilizados para pesquisa.
2. http://br.groups.yahoo.com/.
Este site traz informações de como montar um grupo de e-mails.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!