Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Para onde vai a água da chuva?

 

16/06/2008

Autor y Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Identificar como os recursos hídricos estão disponíveis na natureza; 2. Relacionar os recursos hídricos de modo a percebê-los como um ciclo.
Duração das atividades
2 horas-aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1. Estados físicos da água; 2. Mudança dos estados físicos da água; 3. Saberes sócio-culturais sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula

 

Aula 1 – 50 minutos

 

Professor, a seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.

Separe seus alunos em grupos ou duplas e peça-lhes que busquem na internet fotos ou ilustrações que exemplifiquem para eles onde podemos encontrar água em nosso planeta.

 

Aqui fica a sugestão de algumas ferramentas de busca que seus alunos podem utilizar:

http://www.fotosearch.com.br/

http://images.google.com.br/

http://br.search.yahoo.com/

http://pro.corbis.com/(este é em inglês)

 

Dica! Você pode criar para os seus alunos um grupo de e-mails na internet, de modo que as imagens possam ser compartilhadas com todos. Saiba mais sobre grupos de e-mails aqui: http://br.groups.yahoo.com/

 

Escolha junto com seus alunos as 10 imagens mais representativas e abrangentes de ambientes/lugares nos quais a água esta disponível, tais como:

1.      Rios

2.      Lagos

3.      Oceanos

4.      Geleiras

5.      Lençóis freáticos

6.      Chuva

7.      Nuvens

8.      Plantas e animais

9.      Etc.

Aproveite o momento da escolha das imagens e discuta com seus alunos como a água está disponível nas mais diferentes formas em nosso planeta. Fique atento e sugira exemplos menos comuns que por acaso os alunos não tenham escolhido. É importante ressaltar a diversidade desses ambientes.

 

Atividade para casa - Peça aos alunos que produzam um pequeno texto (um parágrafo, por exemplo) ou a montagem de um esquema no qual eles devem apontar se existe alguma relação entre as 10 imagens escolhidas e que relação é esta.

 

Aula 2 – 50 minutos

 

Professor, a seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.

Durante esta aula os alunos devem explorar a seguinte animação interativa que exemplifica como funciona o ciclo da água.

 

Dica! Enquanto os alunos exploram a animação peça-lhes para lembrarem os exemplos da aula anterior e que tentem encaixá-los na ordem da animação. Ressalte para os alunos como eles estão interligados.

 

Exercício - Depois de explorar a animação com os alunos, devolva-lhes a atividade realizada em casa e peça para que eles corrijam o que feito. Com base nas 10 imagens, peça-lhes que eles montem seu próprio ciclo da água.

 

Outros tópicos para discussão em sala:

  1. Podemos viver sem água?
  2. Como podemos racionalizar o uso da água em nossas casas?
  3. Quais são os efeitos da urbanização excessiva no o escoamento das chuvas?
  4. Para que serve o tratamento dos esgotos de nossas casas?

 

Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):

Animação:
http://www.canalkids.com.br/meioambiente/sos/ciclo.htm - Ciclo da água. Animação interativa que exemplifica e traz informações de como ocorre o ciclo da água.
 

Sites:
1. http://www.fotosearch.com.br/
http://images.google.com.br/
http://br.search.yahoo.com/
http://pro.corbis.com/ (este é em inglês).
Estes sites funcionam como bancos de imagens que podem ser utilizados para pesquisa.


2. http://br.groups.yahoo.com/.
Este site traz informações de como montar um grupo de e-mails.

Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Você pode comparar a atividade de casa sugerida na primeira aula com o resultado do exercício da segunda aula. O que mudou de um para o outro? Fazer esta comparação é importante, pois assim você poderá verificar: a) se os alunos conseguiram estabelecer a relação de ciclo entre os recursos hídricos; b) se existem eventuais pontos de dúvida que poderiam ser trabalhados de forma mais detalhada.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.