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Corrida de casais - Desenvolvimento motor

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
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BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Marco Guilherme. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Trabalhar a lateralidade
  • Trabalhar ações conjuntas (Viver melhor em sociedade)
Duração das atividades
1 aula de (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

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Reunir a turma e explicar: A turma será dividida, primeiramente, em duplas, podendo ser menino com menina, menino com menino ou menina com menina. Inicialmente, de mãos dadas, sorteará o casal, ou o par, que será o pego. Cada par de alunos que esta dupla tocar, automaticamente dará as mãos à pessoa que lhe tocou e juntos correrão atrás dos demais. Vence aquela dupla que for a última a ser pega. Tudo obedece a uma razão de progressão aritimética, pois somarão sempre mais dois alunos à corrente dos que devem pegar os outros.

Depois, reunir a turma no pátio da escola e propor a mesma brincadeira.

Dica 2Professor, você pode mexer no desenvolvimento da aula no que diz respeito ao desenvolvimento da dificuldade, como:

ATV1

Correr com as duas mãos dadas;

ATV1

Diminuir o espaço para se locomover para a dinamização da brincadeira;

ATV3

Correr com, ao invés das mãos dadas, os pés amarrados;

ATV4

Correr com a alternância de comandos pelas duplas (Ora um escolhe uma dupla para ser pega, ora outro escolhe);

atv5

Mudar a estratégia do jogo, colocando os alunos, primeiramente em estátua, e a dupla pega com cada aluno podendo dizer apenas direita ou esquerda até encontrar a dupla de alunos que deverá ser pega. Depois da dinâmica entendida, deixar que os alunos corram livremente.

Professor, esta última dica deve ser levada em consideração apenas se a turma tiver uma ótima integração e se os alunos em questão tiverem maturidade suficiente, se não, pode-se perder muita dinamização da aula e não ter resultados positivos.

Recursos Complementares
Avaliação

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