Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Princípio de Paschal

 

29/01/2010

Autor e Coautor(es)
JOSE ANGELO DE FARIA
imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luis Nunes, José Marcelo Gomes, Isnard Domingos Ferraz, Daniel Rodrigues Ventura.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o Princípio de Paschal

Conscientizar sobre o emprego do Princípio de Paschal na tecnologia de nossos dias.

Duração das atividades
Uma aula ( 50 minutos )
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos de pressão, massa específica, densidade e empuxo.

Estratégias e recursos da aula

      Sugestões para esta aula.

Primeiro passo: Construir um dispositivo muito simples normalmente denominado de ludião, esquema abaixo, figura 01. Este pode ser construído de uma pequena seringa de plástico. Retire o êmbolo da seringa para colocar em seu interior alguns pequenos objetos, pedaços de clipse, por exemplo, para aumentar a densidade da seringa recolocando o êmbolo novamente. Os pedaços de clipse ou outros pequenos objetos devem ser colocados de modo que a densidade da seringa se aproxime da densidade da água, isto é, deverá boiar quase totalmente imersa. Depois encher com água uma garrafa pet de 2 litros, colocar a seringa dentro dela e tampar bem. A garrafa deve ficar bem cheia. A demonstração do Principio de Paschal com esse dispositivo é muito simples e facilita muito a sua compreensão. Fazendo pressão na garrafa, esta é transmitida integralmente em todos os pontos do fluido. O aumento de pressão força água entrar na seringa e com isso sua densidade aumenta e, portanto ela vai para o fundo da garrafa. Cessando o aumento de pressão, a seringa sobe novamente. Observa-se que o aumento de pressão pode ser exercido em qualquer parte da garrafa, mais acima ou mais abaixo, sem alterar o resultado, concluindo daí que o aumento de pressão é transmitido para todos os outros pontos do líquido.

 Nota: Pode-se substituir a seringa por outro objeto que surta o mesmo efeito, por exemplo, um palito de fosforo, e obter o mesmo resultado. É que o palito de madeira possui poros onde fica aprisionado ar. Ao aumentarmos a pressão na garrafa, a água ocupa parte desses poros comprimindo o ar e consequentemente aumentando a densidade do palito que então afunda.

undefined

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:4q5lEZ8D9aLsHM:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/159/imagens/imagem2a.GIF

Segunda parte: uma vez que os alunos tenham entendido bem o principio de Paschal, o professor deverá mostrar as aplicações deste pr incipio na prática do dia a dia. As figuras a seguir são ilustrações de alguns exemplos de aplicação desse conteúdo. A Figura 02 corresponde ao esquema de uma prensa hidráulica. Sendo A1 a área do cilindro menor e F1 a força que atua nele; A2 a área do cilindro maior e F2 a força que atua no êmbolo do cilindro maior. Estando o sistema em equilíbrio, pode-se constatar que: um acréscimo de pressão no cilindro 1 será transmitido integralmente para o cilindro 2, mantendo a relação força/área nas proporções da equação anterior. Para fixar o conteúdo, o professor pode fornecer valores aleatórios das área A1 e A2 e pedir aos alunos que enconte a proporção entre as forças para manter o equilíbrio do sistema.

undefined

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:tn_Viyq4xGCMLM:http://www.if.ufrgs.br/tex/fis01043/20022/Jeferson/arquivos/lei_stevin_figura05.gif

undefined

http://www.cepa.if.usp.br/e- fisica/imagens/mecanica/basico/cap30/prensa_hi draulica.jpg

undefined

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:sjNkUi8TFMzsvM:http://www.logismarket.pt/ip/blanco-petrus-prensa-hidraulica-de-pescoc o-de-cisne-prensa-hidraulica-de-pescoco-de-cisne-pcl-436805-FGR.jpg

Terceira parte: As Figuras  05, 06 e 07 são mais exemplos na tecnologia que usa o principio de Paschal. Elas ilustram a utilização do principio em sistemas de freios de automóveis. O professor poderá projeta-las numa tela e mostrar uma aplicação do princípio de Paschal muito comum nos dias de hoje.

undefined

http://www.infoescola.com/fil es/2009/08/freiocarro.jpg

undefined

http://www.fordgerais.com.br/freios2.jpg

undefined

http://www.fordgerais.com.br/freios4.jpg

Obs. Figuras sem referência é de autoria própria. (o autor)

Recursos Complementares

Sugerimos que o professor acesse o filme que se encontra em recursos educacionais no portal do professor no endereço abaixo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=8927

Avaliação

Primeiro poderá pedir aos alunos que individualmente eescrevam com suas próprias palavras o principio de Paschal.

Depois, utilizando a figura 03 fornecer valores para as áreas A1 e A2  e para a massa do carro, pedir aos alunos que calculem o valor da força F1.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.