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MEU CORPO DANÇANDO DESENGONÇADO

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
POLLYANNA REGIS COSTA
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros; Patricia Lúcia Galvão da Costa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula as crianças da Educação Infantil poderão:

  • Combinar dois ou três movimentos durante a dança com a música de Bia Bedran ( combinar os movimentos dos braços, das mão e dos pés;  cabeça, mãos e pés);
  • Observar as diversas partes do nosso corpo;
  • Analisar a lateralidade do corpo, quanto à direita e esquerda ou seus lados;
  • Desenvolver harmonia e equilíbrio do corpo em movimento;
  • Aprender a seguir as orientações para o desenvolvimento das atividades.
Duração das atividades
2 aulas de 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Corpo, suas partes,  sua lateralidade (direita e esquerda), ou seus lados.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Ouvir musica e dançar

1° momento: O professor  combina com as crianças uma música para a tomada de consciência das partes do corpo, através da dança (no caso da turma tomada como exemplo, a  sugestão e escolha diz respeito a música Desengonçada, de Bia Bedran). Nesse momento, ele deixa enfatizado as inúmeras possibilidades que temos em  articular o nosso corpo de forma sincronizada ou individualizada. A música escolhida possibilita a criação de situações para mexer uma parte do corpo de cada vez e no final, de mexer o corpo todo, combinando todos os movimentos executados anteriormente. Para iniciar o movimento corporal as crianças podem combinar os movimentos das mãos, com o corpo sem sair do lugar, mas se mexendo, como se observa na foto abaixo.


momento: O professor solicita que todas as crianças em roda e em pé, ouçam a música e executem os movimentos orientados pela letra da música. Assim, todos juntos, ouvem com atenção e dançam, enfatizando os membros citados pela canção. Se faz interessante que no decorrer da música, o professor ajude as crianças a fazer os movimentos solicitados na música, de modo que se orientem pela lateralidade  que aparece na música  e as partes solicitadas.

3° momento:  O professor orienta as crianças para registrar a experiência com desenho e escrita relatando as impressões sobre a atividade.

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

  • Participar da aula com entusiasmo;
  • Fazer movimentos coordenados, com equilíbrio e harmonia;
  • Reconher a lateralidade do  seu corpo;
  • Executar a orientação dada:mexer uma parte, combinar duas partes, combinar três partes do corpo em movimento.
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