29/11/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros; Patricia Lúcia Galvão da Costa
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Com esta aula as crianças da Educação Infantil poderão:
• Corpo, suas partes, sua lateralidade (direita e esquerda), ou seus lados.
Atividade 1 - Ouvir musica e dançar
1° momento: O professor combina com as crianças uma música para a tomada de consciência das partes do corpo, através da dança (no caso da turma tomada como exemplo, a sugestão e escolha diz respeito a música Desengonçada, de Bia Bedran). Nesse momento, ele deixa enfatizado as inúmeras possibilidades que temos em articular o nosso corpo de forma sincronizada ou individualizada. A música escolhida possibilita a criação de situações para mexer uma parte do corpo de cada vez e no final, de mexer o corpo todo, combinando todos os movimentos executados anteriormente. Para iniciar o movimento corporal as crianças podem combinar os movimentos das mãos, com o corpo sem sair do lugar, mas se mexendo, como se observa na foto abaixo.
2° momento: O professor solicita que todas as crianças em roda e em pé, ouçam a música e executem os movimentos orientados pela letra da música. Assim, todos juntos, ouvem com atenção e dançam, enfatizando os membros citados pela canção. Se faz interessante que no decorrer da música, o professor ajude as crianças a fazer os movimentos solicitados na música, de modo que se orientem pela lateralidade que aparece na música e as partes solicitadas.
3° momento: O professor orienta as crianças para registrar a experiência com desenho e escrita relatando as impressões sobre a atividade.
Avaliar se as crianças conseguiram:
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/05/2014
Cinco estrelasAdorei a ideia, vou inseri no meu plano de aula... Parabéns.
13/02/2013
Cinco estrelasAdorei, vou aplicar amanhã =)
26/11/2011
Cinco estrelasOBRIGADO;;;...Irei aplicar na minha salaa