Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O CORPO EM REPOUSO: o que nos revela.

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
POLLYANNA REGIS COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros; Patrícia Lúcia Galvão da Costa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Observar algumas partes do próprio corpo e do corpo dos colegas;
  • Analisar que o corpo em repouso continua mexendo ou pulsando;
  • compreender que o funcionamento do corpo, na grande maioria, é o mesmo para diferentes pessoas;
  • Entender que depende de nós para mantermos o nosso corpo em repouso;
  •  sentir o corpo ativo em repouso.
Duração das atividades
2 aulas com diversos momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• O corpo, repouso e os órgãos que nunca param.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade 1 -    Observação do corpo e análise do seu movimento  em repouso.  

1° momento: O professor conversa com as crianças a respeito dos barulhos e dos movimentos do próprio corpo em repouso. As crianças  analisam o próprio corpo e verificam que partes  podem mexer sem que eles façam movimentos voluntários; observam os movimentos de orgãos que não param de movimentar. As crianças vivenciam observando o corpo dos colegas, param e sentem o próprio corpo, ficam parados olhando no espelho, dialogam acerca dessa situação e relatam algum momento ou fato ocorrido.

undefined

2° momento: O professor organiza as crianças  em duplas,  uma criança fica deitada de repouso e olhos fechados e a outra, de frente e em pé observa o corpo do colega e  os movimentos e os barulhos do corpo.

undefined
Em seguida se realiza a troca para que todas sejam observadas e passem por essa experiência de modo ativo.


3° momento: O professor pode auxiliar nesse processo de observação, ensina as crianças a ouvir a pulsação do coração, a deglutição, o movimento das pálpebras, e o movimento involuntário do tórax, executando o movimento de respiração (inspiração e expiração). Já nesse momento, o professor  conversa a respeito da entrada e saída do ar em nossos pulmões, responsáveis pela nossa respiração.


4° momento:  O professor e as crianças lêem o registro da experiência com o corpo e seleciona  as informações fornecidas pelas próprias crianças e solicita que elas registrem desenhando o corpo e mostre as  partes que perceberam mexer e escrevam o nome dessas partes do corpo que se movimentam, mesmo com o corpo em repouso.

undefined

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:
• Participar da aula com entusiasmo;
• Observar o corpo de seu colega em repouso e seus movimentos inconscientes;
• Perceber uma variedade de movimentos que executamos em repouso, como sentir a pulsação do coração, a deglutição, o movimento  das pálpebras, e do tórax executando o movimento de respiração;
• Entender o papel do diafragma e a respiração.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.