20/11/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros; Patrícia Lúcia Galvão da Costa
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
• O corpo, repouso e os órgãos que nunca param.
Atividade 1 - Observação do corpo e análise do seu movimento em repouso.
1° momento: O professor conversa com as crianças a respeito dos barulhos e dos movimentos do próprio corpo em repouso. As crianças analisam o próprio corpo e verificam que partes podem mexer sem que eles façam movimentos voluntários; observam os movimentos de orgãos que não param de movimentar. As crianças vivenciam observando o corpo dos colegas, param e sentem o próprio corpo, ficam parados olhando no espelho, dialogam acerca dessa situação e relatam algum momento ou fato ocorrido.
2° momento: O professor organiza as crianças em duplas, uma criança fica deitada de repouso e olhos fechados e a outra, de frente e em pé observa o corpo do colega e os movimentos e os barulhos do corpo.
Em seguida se realiza a troca para que todas sejam observadas e passem por essa experiência de modo ativo.
3° momento: O professor pode auxiliar nesse processo de observação, ensina as crianças a ouvir a pulsação do coração, a deglutição, o movimento das pálpebras, e o movimento involuntário do tórax, executando o movimento de respiração (inspiração e expiração). Já nesse momento, o professor conversa a respeito da entrada e saída do ar em nossos pulmões, responsáveis pela nossa respiração.
4° momento: O professor e as crianças lêem o registro da experiência com o corpo e seleciona as informações fornecidas pelas próprias crianças e solicita que elas registrem desenhando o corpo e mostre as partes que perceberam mexer e escrevam o nome dessas partes do corpo que se movimentam, mesmo com o corpo em repouso.
Avaliar se as crianças conseguiram:
• Participar da aula com entusiasmo;
• Observar o corpo de seu colega em repouso e seus movimentos inconscientes;
• Perceber uma variedade de movimentos que executamos em repouso, como sentir a pulsação do coração, a deglutição, o movimento das pálpebras, e do tórax executando o movimento de respiração;
• Entender o papel do diafragma e a respiração.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!