Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura de fábulas e produção de textos

 

21/11/2009

Autor e Coautor(es)

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 
• Interpretar textos;
• reproduzir fábulas lidas através da representação oral;
• reproduzir fábulas através da escrita.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Demonstrar habilidades básicas de leitura e escrita;
 saber que representar é assumir os comportamentos dos personagens.

Estratégias e recursos da aula


 Utilização do laboratório de informática.
 Leituras, dramatizações, produção de texto.


Aula 1
Atividade


O professor deverá levar a turma ao laboratório para lerem fábulas.
Antes porém, o professor deverá explicar que:

 
A fábula é uma narrativa, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. A fábula pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, que aparecerá na conclusão da história.


 A fábula está presente em nosso meio há muito tempo e, desde então, é utilizada com fins educacionais. Muitos provérbios populares vieram da moral contida nesta narrativa alegórica, como por exemplo: “A pressa é inimiga da perfeição” em “A lebre e a tartaruga” e “Um amigo na hora da necessidade é um amigo de verdade” em “A cigarra e as formigas”.

 Quando alguém vai redigir uma fábula deve lembrar-se de ter um ensinamento em mente. Além disso, o diálogo deve estar presente, uma vez que se trata de uma narrativa.

 A fábula pode ser exposta oralmente, muitas vezes, a fábula tem apresentado diversas versões para uma mesma história e, por este motivo, o escritor ou interlocutor dá ênfase a um princípio ou outro conforme sua intenção.

Adaptado de texto disponível em:

 http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/fabula.htm


As fábulas que serão lidas, interpretadas, recontadas e representadas pelos alunos estão disponíveis no site:
http://www.contandohistoria.com/fabulas

Importante: Professor, coloque os alunos em dupla. Todas as fábulas deste site apresentam textos que podem ser representados por duas pessoas. Esse site contém 25 fábulas curtas que os alunos gostarão de ler. Entregue para cada dupla o nome das duas fábulas que ela lerá. Deverá dizer às duplas que se atenham às fábulas indicadas pois deverão representar uma para a classe e reescrever outra. Se tiver condição de cumprir, o professor prometerá voltar outro dia para que os alunos leiam as outras fábulas (se depois das apresentações, ainda houver interesse).

Dupla 1- A gansa de ovos de ouro, A raposa e as uvas
Dupla 2- A formiga e a pomba, A leiteira e o balde
Dupla 3- Advinha quanto te amo, O alce e os lobos
Dupla 4- O galo e a raposa, O leão e o ratinho
Dupla 5- A leoa, O leãozinho orgulhoso
Dupla 6- O corvo e o jarro, O pescador e o peixinho
Dupla 7- Os camundongos em conselho, O galo e a jóia
Dupla 8- O pastorzinho e o lobo, A lebre e a tartaruga
Dupla 9- O cachorro e o burro, As lebres e as rãs
Dupla 10- O macaco e o golfinho, O pastor e o lobo
Dupla 11- A cigarra e a formiga, O mágico e o camundongo
Dupla 12- A ostra e o caranguejo, O burro que espirrava dinheiro
Dupla 13- O cão e a sombra, O pescador e o peixinho


Se a turma for maior, o professor deverá repetir as fábulas conforme feito com a 13ª.
Lidas as fábulas, O rpofessor deverá deixar as duplas ensaiarem.

Aula 2
Atividade


Nesta aula, o professor deverá ceder alguns minutos para ensaiarem (conforme a necessidade da turma) para depois se apresentarem para a sala.

Aula 3
Atividade 1

O professor poderá escolher aquelas fábulas de que os alunos mais gostaram para fazer interpretação e compreensão com mais vagar.

Sugestão de questões orais para serem exploradas pelo professor com os alunos:

Fábula: O pastorzinho e o lobo
1. O garoto pastor sempre chamava os aldeões quando estava em perigo ?
2. Po r que ele não recebeu aju da quando estava precisando ?
3. O autor tenta, através da alegoria da fábula, fazer uma comparação com uma situação da vida real? Qual seria esta?
4. Vocês seriam capazes de descrever o significado da Moral da Fábula?

Fábula: A lebre e a tartaruga
1. Na opinião de vocês, por que a lebre aceitou o desafio da Tartaruga?
2. O que aconteceu depois que os dois competidores partiram do ponto inicial?
3. Vocês conseguem relatar alguma situação da vida real que se assemelhe ao exemplo da fábula?
4. Vocês seriam capazes de descrever o significado da Moral da Fábula?

Fábula: O leão e o ratinho
1. O leão é um animal naturalmente inimigo dos ratos, por isso o capturou?
2. Na opinião de vocês, por que o Leão riu da proposta do Rato?
3. O autor tenta retratar no conto algum tipo de comportamento próprio dos seres humanos? Sendo esse o caso, vocês seriam capazes de identificar qual?
4. Vocês seriam capazes de descrever o significado da Moral da Fábula?

Fábula: O cão e a sombra

1. O que chamou a atenção daquele Cão enquanto atravessava o córrego?
2. A imaginação dele, durante o decorrer da fábula, mostra-se sua inimiga ou amiga?
3. Supondo que o autor, através da fábula, tivesse a intenção de retratar algum sentimento humano, qual seria?
4. Vocês seriam capazes de descrever o significado da Moral da Fábula?

Atividade 2
Produção de texto:

O professor deverá pedir aos alunos que escrevam com suas próprias palavras a história (fábula) de que mais gostaram.

Importante: Ao escreverem o texto do outro com suas próprias palavras, os alunos estarão fazendo paráfrases, um importante instrumento de ampliação de vocabulário.

Avaliação

A avaliação dar-se-á na observação do envolvimento dos alunos durante a leitura, na representação, na representação de outros grupos e através da escrita do texto solicitado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 7/10 - 70%
  • Quatro estrelas 3/10 - 30%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.