21/11/2009
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
• Interpretar textos;
• reproduzir fábulas lidas através da representação oral;
• reproduzir fábulas através da escrita.
Demonstrar habilidades básicas de leitura e escrita;
saber que representar é assumir os comportamentos dos personagens.
Utilização do laboratório de informática.
Leituras, dramatizações, produção de texto.
Aula 1
Atividade
O professor deverá levar a turma ao laboratório para lerem fábulas.
Antes porém, o professor deverá explicar que:
A fábula é uma narrativa, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. A fábula pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, que aparecerá na conclusão da história.
A fábula está presente em nosso meio há muito tempo e, desde então, é utilizada com fins educacionais. Muitos provérbios populares vieram da moral contida nesta narrativa alegórica, como por exemplo: “A pressa é inimiga da perfeição” em “A lebre e a tartaruga” e “Um amigo na hora da necessidade é um amigo de verdade” em “A cigarra e as formigas”.
Quando alguém vai redigir uma fábula deve lembrar-se de ter um ensinamento em mente. Além disso, o diálogo deve estar presente, uma vez que se trata de uma narrativa.
A fábula pode ser exposta oralmente, muitas vezes, a fábula tem apresentado diversas versões para uma mesma história e, por este motivo, o escritor ou interlocutor dá ênfase a um princípio ou outro conforme sua intenção.
Adaptado de texto disponível em:http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/fabula.htm
As fábulas que serão lidas, interpretadas, recontadas e representadas pelos alunos estão disponíveis no site:
http://www.contandohistoria.com/fabulas
Importante: Professor, coloque os alunos em dupla. Todas as fábulas deste site apresentam textos que podem ser representados por duas pessoas. Esse site contém 25 fábulas curtas que os alunos gostarão de ler. Entregue para cada dupla o nome das duas fábulas que ela lerá. Deverá dizer às duplas que se atenham às fábulas indicadas pois deverão representar uma para a classe e reescrever outra. Se tiver condição de cumprir, o professor prometerá voltar outro dia para que os alunos leiam as outras fábulas (se depois das apresentações, ainda houver interesse).
Dupla 1- A gansa de ovos de ouro, A raposa e as uvas
Dupla 2- A formiga e a pomba, A leiteira e o balde
Dupla 3- Advinha quanto te amo, O alce e os lobos
Dupla 4- O galo e a raposa, O leão e o ratinho
Dupla 5- A leoa, O leãozinho orgulhoso
Dupla 6- O corvo e o jarro, O pescador e o peixinho
Dupla 7- Os camundongos em conselho, O galo e a jóia
Dupla 8- O pastorzinho e o lobo, A lebre e a tartaruga
Dupla 9- O cachorro e o burro, As lebres e as rãs
Dupla 10- O macaco e o golfinho, O pastor e o lobo
Dupla 11- A cigarra e a formiga, O mágico e o camundongo
Dupla 12- A ostra e o caranguejo, O burro que espirrava dinheiro
Dupla 13- O cão e a sombra, O pescador e o peixinho
Se a turma for maior, o professor deverá repetir as fábulas conforme feito com a 13ª.
Lidas as fábulas, O rpofessor deverá deixar as duplas ensaiarem.
Aula 2
Atividade
Nesta aula, o professor deverá ceder alguns minutos para ensaiarem (conforme a necessidade da turma) para depois se apresentarem para a sala.
Aula 3
Atividade 1
O professor poderá escolher aquelas fábulas de que os alunos mais gostaram para fazer interpretação e compreensão com mais vagar.
Sugestão de questões orais para serem exploradas pelo professor com os alunos:
Fábula: O pastorzinho e o lobo
1. O garoto pastor sempre chamava os aldeões quando estava em perigo ?
2. Po r que ele não recebeu aju da quando estava precisando ?
3. O autor tenta, através da alegoria da fábula, fazer uma comparação com uma situação da vida real? Qual seria esta?
4. Vocês seriam capazes de descrever o significado da Moral da Fábula?
Fábula: A lebre e a tartaruga
1. Na opinião de vocês, por que a lebre aceitou o desafio da Tartaruga?
2. O que aconteceu depois que os dois competidores partiram do ponto inicial?
3. Vocês conseguem relatar alguma situação da vida real que se assemelhe ao exemplo da fábula?
4. Vocês seriam capazes de descrever o significado da Moral da Fábula?
Fábula: O leão e o ratinho
1. O leão é um animal naturalmente inimigo dos ratos, por isso o capturou?
2. Na opinião de vocês, por que o Leão riu da proposta do Rato?
3. O autor tenta retratar no conto algum tipo de comportamento próprio dos seres humanos? Sendo esse o caso, vocês seriam capazes de identificar qual?
4. Vocês seriam capazes de descrever o significado da Moral da Fábula?
Fábula: O cão e a sombra
1. O que chamou a atenção daquele Cão enquanto atravessava o córrego?
2. A imaginação dele, durante o decorrer da fábula, mostra-se sua inimiga ou amiga?
3. Supondo que o autor, através da fábula, tivesse a intenção de retratar algum sentimento humano, qual seria?
4. Vocês seriam capazes de descrever o significado da Moral da Fábula?
Atividade 2
Produção de texto:
O professor deverá pedir aos alunos que escrevam com suas próprias palavras a história (fábula) de que mais gostaram.
Importante: Ao escreverem o texto do outro com suas próprias palavras, os alunos estarão fazendo paráfrases, um importante instrumento de ampliação de vocabulário.
A avaliação dar-se-á na observação do envolvimento dos alunos durante a leitura, na representação, na representação de outros grupos e através da escrita do texto solicitado.
Quatro estrelas 10 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/04/2012
Quatro estrelasO material é muito rico e organizado.
13/03/2012
Cinco estrelasMuito,bom essa aula,continue assim você está de parabéns.bjs
26/05/2011
Cinco estrelasAdorei as aulas de produção de texto.
10/03/2011
Quatro estrelasGostei muito dessa sugestão do trabalho com fábulas na sala de aula, aliás o portal do professor é uma ferramenta muito importante para nós professores. Parabéns
27/10/2010
Cinco estrelasAmei. Sou professora da rede pública, estava trabalhando fábulas e essa atividade veio me ajudar direitinho.
15/10/2010
Cinco estrelasFoi de uma suma importancia, gostei muito das sugestoes
26/06/2010
Cinco estrelasExcelente. Com certeza utilizarei as dicas para trabalhar como os professores.
19/05/2010
Cinco estrelasesta sugestão de atividade é excelente, vai me ajudar muito ao trabalhar com fabulas.
12/04/2010
Cinco estrelasexcelente aula.
24/03/2010
Quatro estrelaspara os professores que estão com a disciplina Leitura e Produção de texto na 5ª série/6º ano é um ótimo começo