Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Talking about movies

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno

. ampliará vocabulário referente a filmes.
. aprenderá vocabulário para classificar filmes (romance, comédia, etc.)
. será capaz de entender e produzir as características de uma movie review.
. aprenderá o uso dos intensifiers so/such.

Duração das atividades
05 horas/aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Adjeitvos para descrever filmes.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Mostre os seguintes pôsteres de filmes aos alunos.

Sugestão: Caso não seja possível imprimir essas figuras, vá até a locadora de filmes mais próxima e tente conseguir pôsteres de diferentes filmes.


Figura 1: O exterminador do Futuro: a salvação.
Fonte: http://www.shockya.com/news/wp-content/uploads/terminator_salvation_montage_poster.jpg  (acesso em 07 de Novembro de 2009)


Figura 2: Titanic.
Fonte: http://www.cinemasterpieces.com/titanic.jpg  (acesso em 07 de Novembro de 2009)


Figura 3: Uma noite no museu.
Fonte: http://www.impawards.com/2006/posters/night_at_the_museum_ver2.jpg  (acesso em 07 de Novembro de 2009)



Figura 4: Jogos Mortais 2.
Fonte: http://www.cinerox.kit.net/criticas/novembro2/jogos-mortais-2-poster03.jpeg  (acesso em 07 de Novembro de 2009)

Figura 5: Crepúsculo.
Fonte: http://manolobig.com/wordpress/wp-content/uploads/2008/12/twilight-movie-poster.jpg  (acesso em 07 de Novembro de 2009)

Logo que apresentar os pôsteres, verifique se os alunos conhecem os filmes em questão.


Observação: Outros títulos poderão ser usados neste momento.

Peça aos alunos que classifiquem os filmes mostrados como:

Thriller

an exciting, suspenseful play or story, esp. a mystery story. www.dictionary.com  (acesso em 07 de Novembro de 2009)

Horror film

Horror films are movies that strive to elicit the emotions of fear, horror and terror from viewers. Their plots frequently involve themes of death, the supernatural or mental illness. Many horror movies also include a central villain. http://en.wikipedia.org/wiki/Horror_film  (acesso em 07 de Novembro de 2009)

Comedy

Comedy film is a genre of film in which the main emphasis is on humour. http://en.wikipedia.org/wiki/Comedy_film  (acesso em 07 de Novembro de 2009)

Romance

a romance film can be loosely defined as any film in which the central plot (the premise of the story) revolves around the romantic involvement of the story's protagonists. Common themes include the characters making decisions based on a newly-found romantic attraction. The questions, "What am I living for?" or "Why am I wi th my current partner? " often arise. http://en.wikipedia.org/wiki/Romance_film  (acesso em 07 de Novembro de 2009)

Historical drama

The historical drama is a film genre in which stories are based upon historical events and famous persons. http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_historical_drama_films  (acesso em 07 de Novembro de 2009)

Science fiction 

Science fiction is a genre of fiction. It differs from fantasy in that, within the context of the story, its imaginary elements are largely possible within scientifically-established or scientifically-postulated laws of nature (though some elements in a story might still be pure imaginative speculation). http://en.wikipedia.org/wiki/Science_fiction  (acesso em 07 de Novembro de 2009)

Action film

Action movies are a film genre wherein the story is largely told through physical action as opposed to dialogue. http://en.wikipedia.org/wiki/Action_film  (acesso em 07 de Novembro de 2009)

Western

a story, movie, or radio or television play about the U.S. West of the 19th century. www.dictionary.com  (acesso em 07 de Novembro de 2009)

Observação: Verifique a descrição de cada uma das classificações.

Após classificarem os filmes mostrados nos pôsteres, incentive-os a completarem cada um dos tópicos acima descritos, com mais dois nomes de filmes.

Aula 2

Mostre aos aprendizes a sua opinião sobre determinado filme.Escreva-a no quadro.

Exemplos:
1. “ I was so impressed with the sound track of THE MATRIX that I bought the cd.”;
2. “Patrícia Pillar has such a beautiful voice that it seems a shame to dub her voice to English.”

Realce as formas: so impressed e such a beautiful. Dê outros exemplos criados por você.
Verifique se todos entendem os vocábulos beautiful e impressed. Assim, será mais fácil fazê-los entender o que é como é usado so e such. Para mais informações sobre such/so, acesse: http://www.englishpage.com/minitutorials/sosuch.html  (acesso em 07 de Novembro de 2009)

Em seguida, divida a sala em grupos de quatro e peça a eles que se questionem a respeito de:
- a movie they didn’t enjoy
- their favourite movie
- the most frightening movie they have ever seen
- the most exciting film they have ever seen

SUGESTÃO: Explique, sucintamente, a construção "have ever seen", sem explicar todas as regras do Present Perfect.

Os alunos deverão citar nomes de filmes que eles tenham visto no cinema ou televisão bem como a razão pelo qual decidiram mencioná-los. Incentive-os a usarem so/such para intensificar as opiniões demonstradas.

O resultado desta discussão deverá ser apresentado em inglês para o restante da turma.

Sugestão: Se achar conveniente, peça aos alunos que transcrevam para você o resultado de cada tópico mencionado. Assim, você terá mais um material para avaliá-los.

Aula 3

Acesse: http://www.esl-lab.com/review/review.h tm (acesso em 07 de Novembro de 2009)  ;para uma atividade de listening completa. Neste endereço, você encontrará um diálogo sobre um filme, o que caracteriza uma movie review.

Dependendo do nível da turma, será necessária uma atividade de preparaçao do vocabulário que eles ouvirão no LISTENING EXERCISE.

Sugestão: Se não houver laboratório de informática na sua escola, ou até mesmo um computador com som disponível na sua sala de aula para que essa atividade seja feita diretamente no site, leia o script proporcionado no site para os alunos. Dê os exercícios impressos para os alunos.

Aula 4

 
Volte ao script do listening dado na aula 3. Saliente as seguintes palavras: plot e special effects. Explique que tais termos são usados quando falamos de filmes.

Para verificar se os alunos entenderam o que é plot e special effects diga:

“What is the plot of Titanic?”
“The special effects of The Matrix are fantastic.”

Depois apresente as seguintes palavras para os alunos:
Stars
Role
Set
Cast
Performance
Main characters
Scenes

Crie frases com essas palavras para tentar fazê-los entender o novo vocabulário pelo contexto ou sugira o uso do dicionário bilíngüe para a tradução/descrição dos termos acima. Se houver oportunidade de usar o laboratório de informática, utilize o dicionário mencionado em Recursos complementares.

PRODUZINDO UMA MOVIE REVIEW

Acesse: http://www.joblo.com/reviews.php?mode=joblo_movies&id=290  (acesso em 07 de Novembro de 2009). Aqui é possível encontrar uma review do filme “The Matrix”. Faça cópias desse texto e entregue aos alunos.

Explique que para fazer uma movie review, o autor retrata sua opinião sobre determinado ponto. Essa opinião pode ser positiva ou negativa. Para mais informações sobre como escrever uma movie review, acesse: http://www.eslflow.com/Vocabulary_for_reviewing_films_and_movies.pdf  (acesso em 07 de Novembro de 2009). Trabalhe esse vocabulário com os alunos para que eles tenham segurança ao usá-lo porteriormente.

TAREFA:

Divida a sala em grupos e dê aos alunos a tarefa de descrever um (ou mais) dos seus filmes favoritos. Incentive-os a usarem o vocabulário previamente aprendido. Neste momento, eles organizarão as idéias para a produção do texto, que acontecerá na aula seguinte. Isso dará a eles o momento em casa para fazer outras buscas sobre os filmes que eles vão descrever.

Verifique os passos a serem seguidos para este exercício de writing:

1. Chamando a atenção dos alunos para o gênero textual ao qual eles acabarm de ser apresentados, oriente-os na escolha do(s) filme(s) sobre o qual eles irão produzir um texto. Dê sugestões, indique sites, mostre fotos, peça-os para falar de pontos que algumas pessoas que chamam a atenção deles e liste no quadro os nomes que foram citados.
2. Peça a eles que busquem fatos e informações que os interessam. Eles deverão listar as informações essenciais em Inglês, usando um dicionário, se necessário.
3. Após a busca e listagem dos fatos que eles acham mais relevantes, eles deverão produzir um texto inicial / primeira versão sobre o filme escolhido.
4. Após a elaboração da primeira versão do texto, proporcione um momento de trabalho em duplas ou grupos de alunos para que eles vejam o que foi produzido e leiam os textos dos colegas para fazer um trabalho de edição (pe er edition). Esse processo vai ajudá-los a revisar as estruturas gramaticais, revisar a fala e as informações concedidas e aprender a reconhecer erros cometidos.
5. Amplie esse processo envolvendo toda a sala, pedindo-os para sair do grupo menor em que eles estão trabalhando e exibir os trabalhos produzidos para o resto da sala.
6. Depois da edição, eles deverão finalizar o texto, já pensando que ele será parte de uma exposição produzida pela sala. Para isso, eles deverão ilustrar o texto produzido com imagens referentes ao(s) filme(s) descrito(s).
7. Explicite aos alunos como será feita a avaliação do trabalho realizado. Para a avaliação da produção do texto, combine critérios com a turma, desde as características do gênero textual solicitado, sua função e as condições de produção, até aspectos como pontuação, concordância e ortografia (spelling). Neste momento, a produção escrita, que já terá passado por uma edição, deverá ser avaliada em um processo de construção ocorrido em conjunto na sala de aula.

Aula 5


Nesta aula os alunos deverão fazer a movie review de seu(s) filme(s) preferidos.

Observação: Crie um film festival na sua escola. Os alunos farão exposição dos trabalhos feitos.

Recursos Complementares

Dicionário bilíngüe - caso haja a chance de um acesso ao site abaixo no laboratório de informática.


RECURSO - Dictionary.com  
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false  

(acesso em 07 de Novembro de 2009)

Avaliação

A avaliação consiste na construção da movie review. Observe os passos a serem seguidos na aula 5. Verifique se os alunos internalizaram o vocabulário aprendido. Se achar oportuno, acesse: http://bogglesworldesl.com/lessons/MovieLesson.htm para mais atividades a respeito de filmes.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.