21/11/2009
Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Atividade 1 – Realizar movimentos para frente do objeto e para os fundos do objeto.
1º Momento-
A atividade proposta toma como referência três objetos localizados numa mesma direção, por isso o material a ser trabalho nessa a aula deve ser apresentado ao grupo e, realizadas algumas perguntas:
Depois o professor pede as crianças para ficar atentas e realizar as seguintes ações:
· Colocar o carro com a frente virada para a lousa;
· Mudar o sentido, colocar o carro com a frente virada para o fundo da sala;
· Colocar um quadrado na frente do carro e um círculo atrás;
· Falar em voz alta qual a posição do círculo e qual a posição do quadrado;
· Explicar porque o círculo e o quadrado ocupam essas posições, tomando como referência o carrinho;
Observe nas imagens abaixo:
Figura 1- Mudança de sentido do objeto orientado
Para as crianças entenderem o que é sentido e direção, o professor pode realizar um percurso com uma direção determinada (direção - comprimento - frente e fundo da sala) e a mudança de sentido(para a frente ou para o fundo). mudando apenas de objeto. Quanto maior a variedade de objetos mais clara vai se tornando para a criança.
Figura 2- percurso com a boneca e com o próprio corpo
Atividade 2 – Desenhar objetos orientados como referência para loc alizar outros objetos.
O professor pede as crianças para escolherem um objeto orientado, que suscitou a discussão na roda para realizar as seguintes tarefas:
Blocos lógicos;
Carrinho de brinquedo;
Giz. o próprio corpo das crianças.
Verificar se as crianças compreenderam as orientações e se realizaram a atividade atentando para a orientação dada.
Cinco estrelas 1 classificações
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14/10/2014
Cinco estrelasEssas aula são de grande suporte para o educador.