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LOCALIZAÇÃO: as diversas formas de estabelecer relações entre os objetos no espaço

 

21/11/2009

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Entender que os objetos orientados têm a parte da frente e a parte de trás; são tomados como ponto de referencia; e possibilitam localizar a posição de outros objetos;
  • fazer a diferença entre sentido e direção.

 

Duração das atividades
2 auals com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Frente e trás dos objetos;
  •  Figuras geométricas.
  • largura e cumprimento da sala.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Realizar movimentos para frente do objeto e para os fundos do objeto.

 

1º Momento-

A atividade proposta toma como referência três objetos localizados numa mesma direção, por isso o material a ser trabalho nessa a aula deve ser apresentado ao grupo e, realizadas algumas perguntas:

  •  Que figura geométrica é essa? (o professor mostra o quadrado e o círculo);
  •   qual a parte de trás e da frente do carrinho?
  •   qual a parte de trás e da frente de trás do quadrado e do círculo, tem como saber?

 

Depois o professor pede as crianças para ficar atentas e realizar as seguintes ações:

·          Colocar o carro com a frente virada para a lousa;

·          Mudar o sentido, colocar o carro com a frente virada para o fundo da sala;

·          Colocar um quadrado na frente do carro e um círculo atrás;

·          Falar em voz alta qual a posição do círculo e qual a posição do quadrado;

·          Explicar porque o círculo e o quadrado ocupam essas posições, tomando como referência o carrinho;

Observe nas imagens abaixo:

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Figura 1- Mudança de sentido do objeto  orientado

 Para as crianças entenderem o que é sentido e direção, o professor pode realizar um  percurso com uma direção determinada (direção - comprimento - frente e fundo da sala) e a mudança de sentido(para a frente ou para o fundo). mudando apenas de objeto. Quanto maior a variedade de objetos mais clara vai se tornando para a criança.

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   Figura 2- percurso com a boneca e com o próprio corpo

 

   

Atividade 2 – Desenhar objetos orientados como referência para loc alizar outros objetos.

 

O professor pede as crianças para escolherem um objeto orientado, que suscitou a discussão na roda para realizar as seguintes tarefas:

  •  Posicionar o lápis no centro da folha de papel ofício e desenhar o objeto escolhido;
  •  Passar uma linha de cima para baixo, dividindo o objeto em duas partes, a que indica a frente e a que indica atrás;
  • Desenhar um quadrado na frente e desenhar um círculo atrás;
  • Escrever explicando como fez a atividade.

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Recursos Complementares

Blocos lógicos;

Carrinho de brinquedo;

Giz. o próprio corpo das crianças.

Avaliação

Verificar se as crianças compreenderam as orientações e se realizaram a atividade atentando para a orientação dada. 

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