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TODO OBJETO LOCALIZADO NO ESPAÇO TEM FRENTE E TRÁS?

 

23/11/2009

Autor y Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ajudar a criança a se localizar no espaço a partir de um objeto orientado ou não orientado. 
  • identificar um objeto orientado pelas característica de parte da frente e da parte de trás.
Duração das atividades
2 aula com diversos momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Lado esquerdo;

Frente e trás;

Em cima e embaixo.

 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1– Observar os objetos e apontar os objetos orientados dentre outros


1º Momento – O professor ensina as crianças a abstrair dos objetos as suas características . Elas exploram vários tipos de objetos, que estão em sala de aula e outros trazidos por elas. O professor orienta a observação, a manipulação e o destaque das características externas desses objetos.
O professor escreve as características encontradas nos objetos observados e ensina as crianças a escolher aquelas características que servirão de orientação para a atividade de escolha dos objetos orientados. Dentre as características, eles vão destacar: frente e trás. Características que ajudam a fazer a seleção.


2º Momento - Definir a partir das situações-problema


O professor solicita que as crianças excluam os objetos não orientados no espaço e de acordo com seu nível de pensamento expliquem a exclusão.
As explicações das crianças são importantes e o professor ajuda as crianças a pensar sobre o que dizem, criando situações que eles percebam a contradição que aparece em suas falas.
Se as crianças considerarem o objeto não orientado, como sendo, orientado, ela faz as seguintes questões.
Qual é a frente desse objeto?
• Por que essa é a parte da frente?
• Por que essa é a parte de trás?
O professor posiciona o objeto no meio de duas crianças e pergunta a cada uma delas:
• Qual é a parte da frente?
• Qual é a parte de trás?
• Qual é a direita do objeto?
• Qual é a esquerda do objeto?
Essa situação leva as crianças a pensar o seu conhecimento referente a essa questão e cria um problema que deve ser resolvido pela própria criança.

Atividade 2- Dialogar com as crianças na roda


1º Momento- Mediar as respostas das crianças
O professor após as situações-problema como forma de analisar, interpretar e colher informações das crianças promove um diálogo com o grupo como forma de desenvolver um clima de interação e trocas de informações entre elas. Buscando, formas de favorecer o desenvolvimento das estratégias usadas por cada uma para definir o objeto como orientado e não orientado. Nesse clima, o professor tem como colher informações sobre as conclusões chegadas pelas crianças para definir o objeto.

Recursos Complementares
Objetos diversos.
Avaliação

Verificar se as crianças conseguiram identificar quais são os objetos orientados, com base nas características: parte da frente e parte de trás. 

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