23/11/2009
Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Lado esquerdo;
Frente e trás;
Em cima e embaixo.
Atividade 1– Observar os objetos e apontar os objetos orientados dentre outros
1º Momento – O professor ensina as crianças a abstrair dos objetos as suas características . Elas exploram vários tipos de objetos, que estão em sala de aula e outros trazidos por elas. O professor orienta a observação, a manipulação e o destaque das características externas desses objetos.
O professor escreve as características encontradas nos objetos observados e ensina as crianças a escolher aquelas características que servirão de orientação para a atividade de escolha dos objetos orientados. Dentre as características, eles vão destacar: frente e trás. Características que ajudam a fazer a seleção.
2º Momento - Definir a partir das situações-problema
O professor solicita que as crianças excluam os objetos não orientados no espaço e de acordo com seu nível de pensamento expliquem a exclusão.
As explicações das crianças são importantes e o professor ajuda as crianças a pensar sobre o que dizem, criando situações que eles percebam a contradição que aparece em suas falas.
Se as crianças considerarem o objeto não orientado, como sendo, orientado, ela faz as seguintes questões.
Qual é a frente desse objeto?
• Por que essa é a parte da frente?
• Por que essa é a parte de trás?
O professor posiciona o objeto no meio de duas crianças e pergunta a cada uma delas:
• Qual é a parte da frente?
• Qual é a parte de trás?
• Qual é a direita do objeto?
• Qual é a esquerda do objeto?
Essa situação leva as crianças a pensar o seu conhecimento referente a essa questão e cria um problema que deve ser resolvido pela própria criança.
Atividade 2- Dialogar com as crianças na roda
1º Momento- Mediar as respostas das crianças
O professor após as situações-problema como forma de analisar, interpretar e colher informações das crianças promove um diálogo com o grupo como forma de desenvolver um clima de interação e trocas de informações entre elas. Buscando, formas de favorecer o desenvolvimento das estratégias usadas por cada uma para definir o objeto como orientado e não orientado. Nesse clima, o professor tem como colher informações sobre as conclusões chegadas pelas crianças para definir o objeto.
Verificar se as crianças conseguiram identificar quais são os objetos orientados, com base nas características: parte da frente e parte de trás.
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