21/11/2009
Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Identificar e compreender o que é um objeto orientado no espaço
· Lado direito;
· Lado esquerdo;
· Frente e trás;
· Em cima e embaixo.
Atividade – Construção do conceito de objeto orientado
1º Momento- Questionar as crianças sobre o que é um objeto orientado
As crianças costumam tentar responder sobre todas as questões que são feitas a elas. Assim, o professor deve ter muito cuidado e ter firmeza ao fazer alguns questionamentos. Como pode ser observado abaixo:
Antes de trabalhar as propriedades do objeto orientado, é importante investigar o conheciemnto das crianças e aprtir deles criar estratégias de ensino-aprendizagem.
Exemplo 1 - de uma situação de sala de aula:
lancei para o grupo: o que é um objeto orientado?
As crianças responderam com o silêncio.
voltei a indagar e lancei novamente com duas questões: O que é um objeto orientado? Tem algum objeto orientado na nossa sala?
A partir dessas duas perguntas as crianças responderam trazendo objetos para a roda e, foram falando.
Observação 1:
A partir do que foi mencionado acima é importante que o professor escreva as falas das crianças na lousa para depois interagir com elas.
Exemplo 2: a partir dos objetos trazidos para roda a professora perguntou:
Por que o telefone é um objeto orientado? E o carrinho? A bola é um objeto orientado?
O que é que tem nesse objeto que me diz que ele é orientado?
Como posso identificar um objeto orientado?
O que é que o carrinho tem de diferente da bola?
Se eu olhar para a bola tem como saber qual é a parte da frente e a parte trás?
E do carrinho tem como saber?
As crianças observando os objetos que escolheram como objetos orientados no espaço.
FIGURA 1- Foto das crianças trazendo os objetos para a roda
2º Momento- Manusear, observar e identificar os objetos e indicar os que são orientados no espaço.
Após os questionamentos realizados anteriormente, uma criança chegou à conclusão que as pessoas que estão sentadas na roda são objetos orientados.
Após essa afirmação é importante que o professor se certifique como ela chegou a essa conclusão ou está afirmando sem se quer compreender. Assim, é necessário perguntar:
· Como a criança é um objeto orientado?
· O que é necessário para saber?
· Todas as crianças são? E os adultos?
A criança questionada foi clara e precisa falando “Tem que ter frente e trás”.
Obs:. É importante verificar que alguns objetos são de fácil descrição (Tem frente e trás como o carrinho), mas existem outros objetos que necessitam de um olhar mais apurada para a criança perceber essa diferença.
3º Momento- dividir os objetos em dois grupos: orientados e não orientados
O levantamento de questões vai orientar as crianças para que eles iniciem o processo de identificação e divisão. Dessa forma, o professor orienta para que as crianças coloquem num círculo só os objetos orientados e, no outro os círculo os objetos que elas classificam como não orientados.
Avaliar quais as características dos objetos que são tomadas como base para as crianças afirmar que eles são orientados ou não.
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