Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O ESPAÇO DA SALA DE AULA: identificar os objetos orientados nesse ambiente

 

21/11/2009

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar e compreender o que é um objeto orientado no espaço

Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·          Lado direito;

·          Lado esquerdo;

·          Frente e trás;

·          Em cima e embaixo.

 

Estratégias e recursos da aula

Atividade – Construção do conceito de objeto orientado

 

1º Momento-  Questionar as crianças sobre o que é um objeto orientado

 

As crianças costumam tentar responder sobre todas as questões que são feitas a elas. Assim, o professor deve ter muito cuidado e ter firmeza ao fazer alguns questionamentos. Como pode ser observado abaixo:

 

Antes de trabalhar as propriedades do objeto orientado, é importante investigar o conheciemnto das crianças e aprtir deles criar estratégias de ensino-aprendizagem.

 

Exemplo 1 - de uma situação de sala de aula:

 

 lancei para o grupo: o que é um objeto orientado?

As crianças responderam com o silêncio.

voltei a indagar e lancei novamente com duas questões: O que é um objeto orientado? Tem algum objeto orientado na nossa sala?

A partir dessas duas perguntas as crianças responderam trazendo objetos para a roda e, foram falando.

 

Observação 1: 

 

A partir do que foi mencionado acima é importante que o professor escreva as falas das crianças na lousa para depois interagir com elas.

 

Exemplo 2: a partir dos objetos trazidos para roda a professora perguntou:

Por que o telefone é um objeto orientado?  E o carrinho? A bola é um objeto orientado?

O que é que tem nesse objeto que me diz que ele é orientado?

Como posso identificar um objeto orientado?

O que é que o carrinho tem de diferente da bola?

Se eu olhar para a bola tem como saber qual é  a parte da frente  e a parte  trás?

E do carrinho tem como saber?

 

As crianças observando os objetos que escolheram como objetos orientados no espaço.

 undefined

undefined

         FIGURA 1- Foto das crianças trazendo os objetos para a roda

 

2º Momento- Manusear, observar e identificar  os objetos e indicar os que são orientados no espaço.

Após os questionamentos realizados anteriormente, uma criança chegou à conclusão que as pessoas que estão sentadas na roda são objetos orientados.

Após essa afirmação é importante que o professor se certifique como ela chegou a essa conclusão ou está afirmando sem se quer compreender. Assim, é necessário perguntar:

·          Como a criança é um objeto orientado?

·          O que é necessário para saber?

·          Todas as crianças são? E os adultos?

 

A criança questionada foi clara e precisa falando “Tem que ter frente e trás”.

 

Obs:. É importante verificar que alguns objetos são de fácil descrição (Tem frente e trás como o carrinho), mas existem outros objetos que necessitam de um olhar mais apurada para a criança perceber essa diferença.

 

 

 3º Momento- dividir os objetos em dois grupos: orientados e não orientados

 

O levantamento de questões vai orientar as crianças para que eles iniciem o processo de identificação e divisão. Dessa forma, o professor orienta para que as crianças coloquem num círculo só os objetos orientados e, no outro os círculo os objetos que elas classificam como não orientados.

undefined

Recursos Complementares
  • Bola;
  • Telefone;
  • Carrinho;
  • Blocos lógicos;
  • Giz;
  • Objetos diversos
Avaliação

Avaliar quais as características dos objetos que são tomadas como base para as crianças afirmar  que eles são orientados ou não.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.