21/11/2009
Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Perceber e utilizar o corpo como um ponto de referência no espaço;
Identificar o eixo do corpo na vertical e na horizontal;
Identificar o corpo como um objeto natural orientado no espaço, visto que tem frente e trás.
• Lado direito;
• Lado esquerdo;
• Frente e trás.
Atividade – Estabelecer relações entre o próprio corpo e o do outros corpos.
1º Momento- O professor inicia a aula questionando como podemos nos orientar a partir do nosso próprio corpo; como estabelecemos relações com o espaço e com os objetos que nos rodeiam. A demonstração é um procedimento que pode ajudar nesse tipo de atividade. O professor Convida as crianças para formar duplas, cada par demonstra para as outras crianças. No centro da roda um é o ponto de referência, o outro se localiza a partir desse ponto, usando o corpo para se orientar no espaço. Para execução dessa tarefa elas são orientadas pelas seguintes questões:
· Quem está ao seu lado direito?
· Quem está ao seu lado esquerdo?
· Quem está atrás de você?
· Quem está a sua frente?
Nessa atividade as crianças estabelecerem a relação de posição dos colegas em relação ao seu corpo. O professor ensina que o corpo da criança tem frente/trás lado direito e lado esquerdo. Assim, realiza a problematização: quem está na sua frente? Quem está atrás de voce? Quem está ao seu lado direito? E ao seu lado esquerdo?
O problema consiste em a criança saber a sua lateralidade, frente e trás já existe um domínio, visto que o andar para frente e para trás contribui na internalização dessa orientação espacial. Na situação uma das crianças da dupla senta e a outra fica em pé e as perguntas são feitas para as duas. O problema consiste em que o lado dereito de uma está posicionado ao lado esquerdo da outra, mas uma está em frente da outra e quem está atrás de uma, está na frente da outra. Desse modo, a finalidade é da criança compreender o seu corpo como referência e não o corpo do outro, compreender que a a tarefa a ser resolvida é a tomada do proprio corpo como referência, então sua posição está relacionada ao seu corpo e não ao corpo do outro.
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FIGURA 1- Crianças participando da situação problemática.
Atividade – A simetria do corpo
1º Momento- Percebendo a simetria por meio da brincadeira
As crianças na faixa etária entre 5 e 6, ainda, estão construindo as relações espaciais. No entanto, é necessário promover atividades para que descubram como fazer orientações, partindo do próprio corpo. Nesse sentido, é preciso vivenciar por meio da brincadeira.
A primeira situação a escolha de duas crianças como modelo e, em seguida, explicar para o grupo que fará uma linha no meio do rosto delas, de modo que, fiquem divididas em duas partes. Após realizar esse procedimento explicar para as crianças que o nosso corpo e o corpo dos outros servem como referência para encontrar lugares e perceber a localização de alguns objetos.
FIGURA 2 - Momento da percepção da simetria do nosso corpo
FIGURA 3- As crianças observando a simetria do rosto da colega
2º momento - O professor ensina as crianças a sentirem a coluna vertebral com os dedos das mãos e discute com elas que a coluna delimita o nosso eixo vertical, é o que nos deixa em pé e possibilita que giremos em torno do nosso próprio corpo e fazer esse movimento de giro com todas as crianças. Depois faz um exercício com elas, com o dedo indicador e corpo ereto elas fazem uma linha reta, iniciando na linha que delimita a si metria do rosto até o final do tronco entre as coxas.
Lápis de olho;
Maquiagem de rostoAvaliar as crianças observando se elas:
tomaram o seu corpo como referência para identificar a direita, esquerda, frente e trás num determinado espaço.
realizaram as atividades com o eixo do corpo, na vertical e na horizontal; e explicaram as tarefas;
idneticaram frente e trás.
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