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O CORPO COMO PONTO DE REFERÊNCIA

 

21/11/2009

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber e utilizar o corpo como um ponto de referência no espaço;

Identificar o eixo do corpo na vertical e na horizontal;

Identificar o corpo como um objeto natural orientado no espaço, visto que tem frente e trás.

Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Lado direito;
• Lado esquerdo;
• Frente e trás.

Estratégias e recursos da aula

Atividade – Estabelecer relações entre o próprio corpo e o do outros corpos.

 

  •  A criança tem o seu próprio corpo como primeiro ponto de referência para se orientar no mundo

 

 

1º Momento- O professor inicia a aula questionando como podemos nos orientar a partir do nosso próprio corpo; como  estabelecemos relações com o espaço e com os objetos que nos rodeiam. A demonstração é um procedimento que pode ajudar nesse tipo de atividade.   O professor Convida as crianças  para formar duplas,  cada par demonstra para as outras crianças. No centro da roda um é o ponto de referência, o outro se localiza a partir desse ponto, usando o corpo para se orientar no espaço. Para execução dessa tarefa elas são orientadas pelas seguintes questões:

·          Quem está ao seu lado direito?

·          Quem está ao seu lado esquerdo?

·          Quem está atrás de você?

·          Quem está a sua frente?

 

Nessa atividade as crianças estabelecerem a relação de posição dos colegas em relação ao seu corpo. O professor ensina que o corpo da criança tem frente/trás lado direito e lado esquerdo.   Assim, realiza a problematização: quem está na sua frente? Quem está atrás de voce? Quem está ao seu lado direito? E ao seu lado esquerdo?

 

O problema consiste em a criança saber a sua lateralidade,  frente e trás já existe um domínio, visto que o andar para frente e para trás contribui na internalização dessa orientação espacial.  Na situação uma das crianças da dupla senta e a outra fica em pé e as perguntas são feitas para as duas. O problema consiste em que o lado dereito de uma está posicionado ao lado esquerdo da outra, mas uma está em frente da outra e quem está atrás de uma, está na frente da outra.  Desse modo, a finalidade é da criança compreender o seu corpo como referência e não o corpo do outro, compreender que a a tarefa a ser resolvida é a tomada do proprio corpo como referência, então sua  posição está relacionada ao seu corpo e não ao corpo do outro.   

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       FIGURA 1- Crianças  participando da situação problemática.

 

Atividade – A simetria do corpo

 

1º Momento-  Percebendo a simetria por meio da brincadeira

 

As crianças na faixa etária entre 5 e 6, ainda, estão construindo as relações espaciais. No entanto, é necessário promover atividades para que descubram como fazer orientações, partindo do próprio corpo. Nesse sentido, é preciso vivenciar por meio da brincadeira.

 

A primeira situação a escolha de duas crianças como modelo e, em seguida, explicar para o grupo que fará uma linha no meio do rosto delas, de modo que, fiquem divididas em duas partes. Após realizar esse procedimento explicar para as crianças que o nosso corpo e o corpo dos outros servem como referência para encontrar lugares e perceber a localização de alguns objetos.

 

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         FIGURA 2 - Momento da percepção da simetria do nosso corpo

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         FIGURA 3- As crianças observando a simetria do rosto da colega

 

2º momento - O professor ensina as crianças a sentirem a coluna vertebral com os dedos das mãos e discute com elas que a coluna delimita o nosso eixo vertical, é o que nos deixa em pé e possibilita que giremos em torno do nosso próprio corpo e fazer esse movimento de giro com todas as crianças. Depois faz um exercício com elas, com o dedo indicador e corpo ereto elas  fazem uma linha reta, iniciando na linha que delimita a si metria do rosto até o final do tronco entre as coxas.

Recursos Complementares

Lápis de olho;

Maquiagem de rosto
Avaliação

Avaliar as  crianças observando se elas:

tomaram o seu corpo como referência para identificar a direita, esquerda, frente e trás num determinado espaço. 

realizaram as atividades com  o eixo do corpo,  na vertical e na horizontal; e explicaram as tarefas;

idneticaram frente e trás.

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