Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Velha a Fiar ( Conto Acumulativo )

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
CARMEN LÚCIA CORRÊA DE OLIVEIRA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Denise Leipziger

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  Ele poderá aprender  de  forma lúdica o que são os contos acumulativos , ampliar sua formação de platéia cinematográfica a partir do contato com o cineasta Humberto Mauro e debater sobre o filme que é considerado o primeiro videoclipe brasileiro. 

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários.

Estratégias e recursos da aula

Recursos

-Trabalho em Grupo

-Laboratório de Informática para assistir o filme

-Dramatização (Improviso)

O professor deverá inciar a aula perguntando aos alunos se conhecem a história da Velha a Fiar.

Se alguém conhecer, ótimo, porque poderá ajudar a todos na hora de cantar.

O professor  deverá então explicar aos alunos que eles assistirão a um filme de um cineasta muito importante e que é uma fita em p.b (preto e branco) muito engraçada.

Deverá ser ressaltado que o filme foi feito com poucos recursos financeiros , muita criatividade e que é uma brincadeira onde o cineasta mostra o Brasil rural a partir de um conto acumulativo popular.

Os alunos devem ler antes do filme uma pequena ficha de informações.

A  VELHA  A  FIAR

undefined

Ficha de Informações do Filme

Título: A Velha a Fiar 
Duração: 6 min  
Ano: 1964 
Gênero: Cor: PB

Direção: Humberto Mauro  
Elenco: Matheus Collaço 

Informações  retiradas do site : http://www.programadorabrasil.org.br/filme/303/

Após a leitura da ficha o professor deve passar o filme incentivando as crianças a cantarem a canção. 

Endereço do filme: http://www.youtube.com/watch?v=JzCMGI7VCv8]

Debate

Após a exibição os alunos devem debater:

- O que é um conto acumulativo.

- Porque o filme é considerado o primeiro vídeo clipe brasileiro?

Depois do debate, os alunos serão convidados a interpretar o conto.

Dramatização (Improviso)

Todos os personagens do conto serão previamente escolhidos pelos alunos e eles ficarão do lado de fora da sala , permanecendo apenas a velha sentada na cadeira.

A platéia cantará a música da Velha a Fiar e a medida que cada personagem for aparecendo, o aluno responsável por ele entrará na sala e fará os gestos correspondentes a seu papel, interagindo com os outros.

Ao final , todos completarão uma ficha , (ver item Avaliação).

Sugestões de outras Atividades:

1- Assistir e comparar outras versões do conto acumulativo .

Links com outras versões:

 http://www.youtube.com/watch?v=Uz9izuXHLKg&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=nCPAlQiNQV 
 

2- Entregar a letra da canção A Velha a Fiar e pedir que eles ilustrem.

http://www.letras.com.br/grupo-quero-quero/a-velha-a-fiar

Recursos Complementares

1- Assistir e comparar outras versões do conto acumulativo .

Links com outras versões:

 http://www.youtube.com/watch?v=Uz9izuXHLKg&feature=related

2-Outro conto acumulativo :

http://m.youtube.com/watch?v=U0r2O_QdMmY&fulldescription=1&hl=pt&gl=BR&client=mv-google

Avaliação

A  avaliação será feita oralmente ao longo de todo o processo e constará  também da ficha escrita em anexo. 
 

Ficha de Avaliação da atividade 

Você gostou do filme?

(     ) Sim                (   )Não    (     ) Mais ou menos 

Você achou que a maioria dos seus colegas  durante o filme: 

(   ) estava interessada      (   ) não estava interessada  (   ) mais ou menos interessada

Qual a parte do filme que você  mais gostou ?

 

______________________________________________________________________

 
 

Você indicaria este filme para outras crianças?

 

(  ) Mais novas          (    ) Da sua idade                  (    ) Mais velhas

 

Você gostou de fazer o teatro?

 

(     ) Sim                (   )Não    (     ) Mais ou menos

 

Você acha que a maioria dos alunos durante o teatro:

 

(   ) Estava interessada      (   ) Não estava interessada  (   ) Mais ou menos interessada

 
 

Escreva o que você entendeu  que é um conto acumulativo.

 
 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Dê uma sugestão de atividade para realizar com a sua turma a partir do filme que você assistiu.

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • rose, escola municipal , Minas Gerais - disse:
    rosiktia@hotmail.com

    22/05/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns, sua aula me ajudou e muito pois neste trimestre estarei trabalhando com os meus alunos conto acumulativo. Beijos!!!!


  • Maria de Lourdes Arruda Guerra, E& L- Consultoria em Educação , São Paulo - disse:
    mlaguerra@uol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei bem interessante a sequência de atividades apresentada. Senti falta de uma atividade de produção, pelos próprios alunos, de um conto acumulativo! Há alguma sugestão de uma sequência didática para produção desses contos? É interessante, porque, como há muita repetição, as crianças não têm que pensar em muito conteúdo e fará bem para sua autoestima fazer um conto "grande"! Maria de Lourdes


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.