20/01/2009
Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
As estratégias a serem utilizadas serão:
MOTIVAÇÃO:
Inicie a aula fazendo a seguinte pergunta aos alunos: "quando vocês sobem numa balança, o que vocês estão medindo - a massa ou o peso?"
Após ouvir a opinião dos alunos, o professor deverá dizer que está questão será esclarecida no decorrer destas aulas.
Figura 1 - Pessoa medindo sua massa
Imagem disponível em http://descobrir.files.wordpress.com/2008/02/balanca.gif. Acesso em/; 19 jan. 2009
Atividade 1:
Estando os alunos organizados em duplas ou trios no laboratório de informática, o professor deverá pedir para que os alunos explorem o recurso postado abaixo:
Esse recurso tem por objetivo mostrar que para cada planeta existe uma aceleração da gravidade específica e que isto se deve ao fato das massas desses planetas serem diferentes. É importante que o professor peça para os alunos calcularem a Força Peso dos nove (9) planetas do sistema solar, como é mostrado na figura 2 abaixo. Peça para os alunos (para cada dupla ou trio) fazerem uma tabela numa folha de caderno com o nome de cada um dos nove planetas, com os devidos cálculos, e que a entreguem no final da aula.
Figura 2 - Imagem do Objeto de Aprendizagem "Uma Questão de Gravidade"
Feita a exploração do recurso pelos alunos, bem como esclarecidas as dúvidas que surgiram, o professor deverá concluir, juntamente com a participação dos alunos, que a Força Peso (P) é aquela aplicada pelo Campo Gravitacional da Terra atraindo os corpos que se encontram próximos ou na superfície do referido planeta.
Considerando que o recurso dessa primeira atividade têm como foco trabalhar o conceito físico Força Peso no sistema solar (em cada planeta), na segunda atividade será trabalhado um outro conceito físico - Campo Gravitacional ou Gravitação.
Observação: É necessário o programa 7-zip File Manager ou WinRar para descompactar o arquivo.
SUGESTÃO 1:
O professor poderá fazer os seguintes questionamentos aos alunos: "Um corpo pode ter peso nulo? E massa nula? Explique". É importante que o professor incentive a discução entre os alunos a respeito destas perguntas, bem como medie esta, favorecendo a formação da construção do saber, como, por exemplo: a compreensão que o peso pode ser nulo - por ser uma força externa e, mas que a massa nunca poderá ser nula, pois depende apenas do próprio corpo. O professor poderá retomar a pergunta no início desta aula e concluir, juntamente com os alunos, de que quando eles sobem numa balança o que é medido é a massa, pois o peso está diretamente relacionado com a massa multiplicada pela aceleração da gravidade.
Atividade 2:
Figura 3 - Imagem do Kit-Experimental montado.
O professor deverá seguir as orientações do recurso (postado acima), conforme sugeridas por ele:
1ª - Distribuição prévia da letra da música “Tendo a Lua” (encontrado no recurso), propondo aos estudantes que durante sua leitura, eles se imaginem no ‘mundo da Lua’. Objetiva-se com a execução da música que os alunos percebam que a Física pode estar presente nas diversas formas de manifestação cultural. Com isso, espera-se sensibilizá-los para o estudo do conteúdo de Física (Gravitação) envolvido na música. Se possível é aconselhado ao professor levar a música para ser tocada no início da aula.
2ª - Ao término da execução da música, divida a turma em grupos (até cinco alunos) e que, para melhor compreensão da letra de Herbert Vianna e Tetê Tillet, façam a leitura dos textos “No Labirinto” e “Galileu e o Telescópio”, ambos também encontrados no recurso (Gravitação).
3ª- Distribuição aos grupos do "Teste de Sondagem" (encontrado no recurso "Gravitação"), solicitando aos alunos que, antes de respondê-lo por escrito, façam uma discussão sobre as questões nele propostas.
4ª- Debate das idéias, com a apresentação, pelos representantes dos grupos, das respostas ao teste de sondagem.
5ª- Rápida explanação sobre o funcionamento do kit experimental e, em seguida, instigar os estudantes para fazerem previsões sobre o tempo de queda dos corpos. Propor que eles manipulem o kit, a fim de verificarem suas previsões.
6ª- Introdução do modelo aceito cientificamente, retomando o texto “Galileu e o Telescópio” e trazendo para os estudantes o debate histórico sobre o tema: Aristóteles, Ptolomeu, Copérnico, Galileu e Newton, dentre outros.
7ª- Exploração do kit experimental para discutir com os alunos a influência do ar na queda dos corpos.
8ª- Avaliação da aprendizagem encontrado no recurso "Gravitação".
É sugerido ao professor que faça o experimento (Fig. 3) em casa e leve para os alunos usarem em sala de aula, por ele ser um pouco complicado.
Observamos que a lista de materiais necessários para a realização desta experiência encontra-se na Tabela 1 abaixo.
Para a montagem do experimento o professor deverá seguir as seguintes instruções:
SUGESTÃO 2:
Peça para os alunos, cada dupla ou trio, pesquisarem informações sobre os seguintes cometas (Fig. 8): Halley, Encke, d'Arrest, McNaught, Hale-Bopp, Tempel, Pons-Brooks, Forbes, Howell, Wild 2 e Hyakutake. Peça para eles obeterem informações sobre o período intermediário que retorna às regiões interiores do sistema solar, composição e tamanho. Feita a pesquisa, os alunos deverão ser motivados a organizarem uma feira, uma espécie de "Viagem no Espaço". Neste evento (atividade), através de cartazes ou outros materiais que eles queirram construir (maquetes, por exemplo), cada grupo apresentará aos demais colegas de classe e ou para alunos de outras classes, dados interessantes sobre os cometas pesquisados - como eles são, seus nomes e o porque destes nomes etc.
Figura 8 - Imagem de um cometa
Imagem disponível em: http://www.periodistadigital.com/imgs/20060317/cometa1.jpg. Acesso em: 19 jan. 2009.
Links para consulta:
http://www.solarviews.com/portug/comet.htm
http://www.if.ufrj.br/teaching/astron/comets.html
http://www.cometografia.com.br/cometas_rasantes.htm
CURIOSIDADE:
Sugerimos que o professor deverá questionar os alunos sobre a relação que há entre as marés e atração solar e lunar. Após discussões, o professor deverá explicar aos alunos que as marés tem uma relação direta com a força de atração solar e lunar, que ora se opõem e ora se combinam. Quando o Sol e a Lua formam um ângulo reto em relação à Terra ou seja forças de atração se opondo, essas forças tendem a anular-se, produzindo as marés de amplitude mínima ou marés baixas. Quando os dois astros estão na mesma linha ou seja as forças se combinam, a atração se torna exagerada e provoca as marés de grande violência.
Figura 9 - Representação dos alinhamentos Terra, Lua e Sol
Imagem disponível em: http://bruno.rosenthal.vilabol.uol.com.br/imagens/mare.jpg. Acesso em: 19 jan. 2009.
Recursos complementares:
Teoria e exemplos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Peso
Nome | Tipo |
---|---|
Uma Questão de Gravidade | Animação/simulação |
Gravitação | Experimento prático |
Quatro estrelas 6 classificações
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27/04/2014
Cinco estrelasmuiito bom
28/04/2010
Cinco estrelasDentre tantas possibilidades desta aula uma das coisas interessantes é possibilidade do uso da tecnologia atual que muitos alunos.
24/03/2010
Duas estrelasNa sua última figura há um erro conceitual. Se o Sol e a Lua formam um ângulo reto em relação á Terra, como o somatório das forças poderá ser nulo? E se o Sol e a Lua estão em um linha reta em relação à Terra, estando a Lua no lado esquerdo e o Sol no lado direito, como as forças estão somando?
24/03/2010
Cinco estrelasAdaptei a aula para o 9º ano do Ensino Fundamental. A colocação da música e da lenda de Ícaro como formas de sensibilização é excelente. Incluí também o quadro "A queda de Ícaro", de Jacob Peter Gowy para trabalhar mais ainda a arte dentro da Ciência. A criatividade da aula é espetacular.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito importante seu comentário sobre o tema sobre gravitação. Pensando nestes “desafios" no ensino de Física é que buscamos novas formas de ensinar conceitos mais complexos.
24/03/2010
Cinco estrelasOs conceitos de massa, força, peso, gravitação entre outros da Física requerem uma compreensão significativa do modelo científico apresentado. Algumas definições são próximas da realidade do aluno outras não. Tudo dependem do grau de compreensão do modelo. Abstrair as informações e compreende-las a sua utilidade é a questão crucial no processo cer aprendizagem. A sugestão apresentada pelo o professor ajuda a tecer uma melhor compreensão acerca da definição dos conceitos peso e gravitação.