30/11/2009
Denise Leipziger
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
O aluno poderá entrar em contato com o português falado em Portugal e ampliar ludicamente suas hipóteses sobre a língua.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Recursos da Aula :
-Trabalho de grupo
-Baralho construído pelos alunos
Primeira Parte da Aula : Parte Oral
O professor poderá iniciar a sua aula perguntando a seus alunos quantos e quais são os idiomas que eles falam muito bem e,é claro, todos responderão que dominam o idioma português.
A partir daí, ele fará perguntas oralmente, substituindo palavras do português falado no Brasil pelo de Portugal, para ver se os alunos descobrem o segredo.
Algumas sugestões de perguntas:
1-Para que serve um agrafador? (grampeador)
2-Quem quer ser banheiro quando crescer ? (salva-vidas)
3-Quem gosta de piri-piri ? (pimenta)
4-Quem tem hábito de tomar água lisa? (água sem gás)
5-Em que tipo de situação se utiliza um penso-rápido? (bandaid)
6-Quem conhece o jogo do galo? (jogo da velha)
7-Qual o trabalho do almeida ? (gari)
..E assim o professor deve ir inventando outras perguntas e verificando oralmente quais as hipóteses que os alunos vão elaborando .
Após a brincadeira, conversar com os alunos sobre suas conclusões:
- Há muitos outros locais onde se fala o português e o significado de algumas palavras se modifica de acordo com a localidade.
Segunda Parte da Aula : Parte Escrita
Elaboração de um Baralho com Palavras Portuguesas
Cada aluno recebe um cartão semelhante a uma carta de baralho com uma palavra escrita em português de Portugal .
O professor diz o significado da carta e os alunos ilustram.
Sugestão de algumas palavras:
1-Almeida – gari
2-Penso rápido- bandaid
3-Verniz para unhas – esmalte
4-Pegamaso – cola
5-Quinta – fazenda
6-Fita cola – durex
7-Cueca – calcinha
8-Rato - mouse
9-Pastilha plástica – chiclete
10-Mola para roupas – pregador de roupas
11-Hospedeira – aeromoça
12- Empregado de mesa- garçom
13- Barbatana – pé de pato
14-Banda Animada – Revista em Quadrinho
15- Apara-lápis- apontador
16-Champô – xampu
17-Sebenta – apostila
18-chupa-flor - beija-flor
19-Mulher-a-dias - faxineira
20 -Chapéu-de-chuva - Guarda-chuva
21- Piri-piri - Pimenta
22-Jogo do Galo – Jogo da Velha
23- Água Lisa – Água sem gás
24-Banheiro – Salva-vidas
25- Agrafador – Grampeador
26-Chávena – Xícara
27-Pai Natal – Papai Noel
28-Pequeno almoço – Café da Manhã
29-Gelado – Sorvete
Recursos : cartões, canetinhas
Sugestões de Atividades:
1- Jogo da Memória
O professor pode pedir que os alunos façam as cartas em duplicata e construir um Jogo da Memória.
2- Entrevistar uma pessoa que fale português de Portugal.
Assistir a um vídeo no Youtube sobre algumas diferenças entre o português de Portugal e do Brasil.
http://m.youtube.com/watch?v=U0r2O_QdMmY&fulldescription=1&hl=pt&gl=BR&client=mv-google
1- Avaliação
A avaliação será feita informalmente durante todo o processo, tanto da parte oral da aula quanto da escrita.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!