16/11/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Cada aluno deverá ter um dicionário de fácil manuseio e ter conhecimento da ordem alfabética.
1. Iniciar a aula com os seguintes questionamentos.
a) Na sua opinião, para que serve um dicionário?
b) Como as palavras aparecem organizadas em um dicionário?
c) Você costuma usar o dicionário? Em quais situações?
2. Explicar aos alunos que, o dicionário nos permite conhecer o significado das palavras e que estas se apresentam em ordem alfabética, o que facilita o seu manuseio.
3. Entregar uma folha contendo a reprodução de uma página de um dicionário com as seguintes questões.
a) Que palavras aparecem em destaque no alto da página do dicionário?
b) Você saberia explicar por que essas duas palavras aparecem em negrito?
* Espera-se que o aluno perceba que a palavra da esquerda indica o 1º verbete da página e, a palavra da direita o último verbete.
VERBETE: é cada palavra do dicionário que aparece destacada, seguida de uma explicação.
Professor: * Antes de iniciar o trabalho com o dicionário é necessário rever, com os alunos, a ordem alfabética, através de algumas atividades.
* Explicar aos alunos que as palavras aparecem no dicionário em ordem alfabética e que existem outras situações em que costumamos encontrar as palavras organizadas nessa ordem, como: lista telefônica, lista de chamada, enciclopédias, fichários de bibliotecas.
* Explicar que uma mesma palavra pode apresentar mais de um significado.
* É importante salientar que, inicialmente, o trabalho com o dicionário é difícil e demorado, cabendo ao professor estar atento às suas especificidades.
ATIVIDADES:
1) Organize os nomes da lista abaixo em ordem alfabética.
Guilherme
Rafael
Aline
Cláudia
Juliana
Marcelo
Bruna
2) O que você observou para organizar esses nomes?
R. A primeira letra de cada nome.
3) Conheça a seguir títulos de livros de poemas infantis.
a. Imagine que você precisasse organizar esses títulos em ordem alfabética. Observando apenas a primeira letra de cada um deles, seria possível organizá-los? Por quê?
R. Os alunos devem perceber que não é possível organizá-los observando apenas a primeira letra, porque esta é igual em todos os títulos apresentados.
b. Que letra (1ª, 2ª, 3ª...) deve ser observada para que esses títulos possam ser organizados em ordem alfabética?
R. A 2ª letra.
4) Observe agora os seguintes grupos de palavras.
GRUPO A - sonhar - sozinho - sol - sorriso - sopa - socorro
GRUPO B - trabalho - trator - trampolim - trapalhão - trança - travesso
Agora, organize as palavras dos grupos A e B em ordem alfabética. Em seguida, responda:
a. Que letra você observou no GRUPO A para organizar as palavras? E no GRUPO B?
R. No grupo A, deve ser observada a 3ª letra e no grupo B, a 4ª letra.
5) O professor irá ditar algumas palavras. Escreva-as e, depois, responda às questões a seguir.
a. No momento de escrever as palavras, você teve dúvidas quanto à escrita correta de alguma(s) delas?
b. O que podemos fazer, além de perguntar para alguém, para tirar dúvidas quanto à escrita correta de uma palavra?
PROFESSOR: Ditar aos alunos palavras que geralmente causam dúvidas quanto à sua escrita correta. Solicitar aos alunos que digam como escreveram essas palavras. Independentemente de eles terem acertado, soliciatar que confirmem a escrita pesquisando-as no dicionário.
6) Leia as palavras a seguir.
MACAMBÚZIO - NABABO - LAPÍDEO
a. Você sabe dizer o significado de cada uma dessas palavras?
b. Onde podemos encontrar o significado dessas e de outras palavras?
c. Consulte, no seu dicionário, o significado dessas palavras e escreva ao lado de cada uma delas, respectivamente. (a atividade poderá ser feita com o auxílio do professor)
R. MACAMBÚZIO - carrancudo; triste.
NABABO - milionário; pessoa que vive com grande luxo.
LAPÍDEO - que tem a dureza da pedra.
7) Você já sabe que uma mesma palavra pode apresentar diferentes sentidos. Observe abaixo um verbete retirado de uma página de dicionário.
sonho s.m.1. Conjunto de im agens, ideias, etc. surgidas durante os sono. 2. Fantasia; ilusão; utopia. ; 3. Aspiração; vivo desejo. 4. Bolo fofo, feito de ovos e farinha, e frito. ( Celso Pedro Luft. Minidicionário Luft. São Paulo, Ática, 1999.)
a) Qual é a função dos números no verbete apresentado acima?
R. Indicar os diferentes significados de uma mesma palavra.
Leia a frase a seguir:
Durante à noite, em meu sonho, eu voava como uma borboleta.
b) Qual dos sentidos (1, 2, 3, ou 4) é o mais adequado para a palavra destacada na situação acima?
c) Escolha um outro sentido para a palavra sonho e elabore uma frase, empregando-a. Depois, escreva qual dos sentidos que você empregou na pal avra.
8) Outras atividades podem e devem ser propostas durante todo o ano com o uso do dicionário por isso, é importante que cada aluno possua o seu.
9) Entregar uma folha com frases, com algumas palavras sublinhadas. Pedir aos alunos que procurem no dicionário o significado mais adequado para as palavras destacadas. Fazer a correção individual e, posteriormente, no quadro.
O professor ao trabalhar as atividades propostas avaliará se o aluno:
* observou a importância do dicionário na identificação do significado das palavras;
* compreendeu que a ordem alfabética facilita o uso do dicionário;
* entendeu a função dos números no significado de cada verbete;
* conseguiu localizar, no dicionário, o significado das palavras propostas.
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/04/2012
Cinco estrelasO uso do dicinário em sala de aula é indiscutivel, pois leva o aluno a pesquisar e aprender a significação das palavras ao fazer as atividades propostas pelo professor.
17/04/2012
Quatro estrelasSim a aula é bem interessante para ser colocada em prática, independente do ano, tanto no Fundamental como no Médio.
17/04/2012
Cinco estrelasExcellent!
17/04/2012
Três estrelasA principio a aula terá maior exito nas series fundamentais pois a forma de manusear o dicionario e suas funçoes os ajudará na lingua a ser aprendida
16/04/2012
Cinco estrelasObrigada pela aula. Não podemos esquecer de que para trabalharmos o hipertexto, antes precisamos mostrar as etapas "step by step" a nossos alunos.
17/03/2012
Cinco estrelasMaravilhoso! Aplicarei com certeza este material.