Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Criando fábulas

 

02/12/2009

Autor y Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno exercitará a escrita, através da produção de fábulas, e se familiarizará, ainda mais, com esse gênero.

Conhecerá, de forma não sistematizada, alguns provérbios.

Duração das atividades
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja alfabetizado e inserido em um contexto de letramento.

Já conheça o gênero fábula, compreendendo as suas especificidades.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor iniciará a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é uma fábula.

Deixar que os alunos falem o que entendem por esse gênero, relembrando que uma fábula é um texto curto, cujos personagens principais são, geralmente, animais e ainda uma história com um ensinamento.

O professor, então, elencará, junto com os alunos,  o nome de algumas fábulas conhecidas por eles.

Momento 2

Em seguida, propor a escrita de uma fábula coletivamente.

Perguntar  o que eles precisam decidir antes de escrever o texto (Será necessário definir primeiramente o conhecimento que eles querem transmitir com a fábula, seus personagens e o que irá acontecer com cada um deles).

Sugerir que o ensinamento seja transmitido a partir da frase “Quem não escuta conselho, ouve coitado.” (Conversar que a partir desse ensinamento deve ser desenvolvida uma história cujo um personagem não ouviu algum conselho e por isso saiu prejudicado.)

Decidir qual o personagem que receberá esse conselho, qual personagem dará o conselho e qual será a conseqüência do não aceitação desse conselho.

Momento 3

Após produzir no quadro, coletivamente a fábula, registrá-la no caderno, de acordo com as sugestões dos alunos.

Exemplo de fábula para a produção coletiva

Era uma vez um rato muito levado, ele gostava de provocar os ratos e roubar o queijo de outros gatos.

Um dia ele decidiu que iria roubar o queijo de um gato muito grande e perigoso. Sua amiga gata o aconselhou:

- Amigo, não faça isso!!! Além de ser feio roubar a comida dos outros, esse gato é muito grande e malvado.

Mas o gato não quis nem saber, armou um plano e foi roubar o queijo do gato grande.

Quando ele já estava quase conseguindo, o gato grande o viu e saiu correndo para pegá-lo. O gato grande o alcançou e lhe deu uma unhada.

A amiga gata viu tudo e disse:

- Coitado!!!

Moral da história: Quem não escuta conselho ouve coitado!

Ao final, pedir para que um aluno leia em voz alta e solicitar que eles ilustrem a fábula produzida por eles.

Lembrar de escrever os autores da fábula (Alunos do ano x, do colégio x)

Momento 4

Na aula seguinte, pedir que os alunos criem uma fábula, em duplas, seguindo os mesmos passos que realizaram quando escreveram coletivamente, escolher o ensinamento, os personagens e o enredo.

Apresentar algumas frases que eles poderão escolher como sugestão para produzir a história.

- Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

- Quem fala muito dá bom dia a cavalo.

- Boca fechada não entra mosquito

- Não julgues para não ser julgado.

Refletir a respeito do significado de cada uma das frases, a medida que o professor as for escrevendo no quadro.

Momento 5

Pedir que os alunos realizem essa produçào em uma folha de rascunho pois, após a correção, o professor pedirá que eles passem a limpo a história para compor um livro de fábulas da turma.

Entregar folhas coloridas para as duplas montarem um desenho referente a fábula inventada, o qual será a capa de cada fábula.

A capa do livro poderá será produzida por um aluno eleito pela turma e/ou pelo professor.

Após a confecção do livro ,ele pode compor a bibliot eca da sala de aula ou da escola.

Avaliação

O professor corrigirá as fábulas produzidas, verificando se os alunos foram capazes de relacionar a história ao ensinamento escolhido, bem como observando questões ortográficas e estruturais na escrita.

O professor avaliará se os alunos compreenderam que a fábula é uma história curta que apresenta animais como personagens e com personalidade humana.

Será avaliado, também, a participação de cada aluno ao realizar as tarefas propostas, bem como seu envolvimento na atividade em dupla.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.