02/12/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
O aluno exercitará a escrita, através da produção de fábulas, e se familiarizará, ainda mais, com esse gênero.
Conhecerá, de forma não sistematizada, alguns provérbios.
Será necessário que o aluno esteja alfabetizado e inserido em um contexto de letramento.
Já conheça o gênero fábula, compreendendo as suas especificidades.
Momento 1
O professor iniciará a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é uma fábula.
Deixar que os alunos falem o que entendem por esse gênero, relembrando que uma fábula é um texto curto, cujos personagens principais são, geralmente, animais e ainda uma história com um ensinamento.
O professor, então, elencará, junto com os alunos, o nome de algumas fábulas conhecidas por eles.
Momento 2
Em seguida, propor a escrita de uma fábula coletivamente.
Perguntar o que eles precisam decidir antes de escrever o texto (Será necessário definir primeiramente o conhecimento que eles querem transmitir com a fábula, seus personagens e o que irá acontecer com cada um deles).
Sugerir que o ensinamento seja transmitido a partir da frase “Quem não escuta conselho, ouve coitado.” (Conversar que a partir desse ensinamento deve ser desenvolvida uma história cujo um personagem não ouviu algum conselho e por isso saiu prejudicado.)
Decidir qual o personagem que receberá esse conselho, qual personagem dará o conselho e qual será a conseqüência do não aceitação desse conselho.
Momento 3
Após produzir no quadro, coletivamente a fábula, registrá-la no caderno, de acordo com as sugestões dos alunos.
Exemplo de fábula para a produção coletiva
Era uma vez um rato muito levado, ele gostava de provocar os ratos e roubar o queijo de outros gatos.
Um dia ele decidiu que iria roubar o queijo de um gato muito grande e perigoso. Sua amiga gata o aconselhou:
- Amigo, não faça isso!!! Além de ser feio roubar a comida dos outros, esse gato é muito grande e malvado.
Mas o gato não quis nem saber, armou um plano e foi roubar o queijo do gato grande.
Quando ele já estava quase conseguindo, o gato grande o viu e saiu correndo para pegá-lo. O gato grande o alcançou e lhe deu uma unhada.
A amiga gata viu tudo e disse:
- Coitado!!!
Moral da história: Quem não escuta conselho ouve coitado!
Ao final, pedir para que um aluno leia em voz alta e solicitar que eles ilustrem a fábula produzida por eles.
Lembrar de escrever os autores da fábula (Alunos do ano x, do colégio x)
Momento 4
Na aula seguinte, pedir que os alunos criem uma fábula, em duplas, seguindo os mesmos passos que realizaram quando escreveram coletivamente, escolher o ensinamento, os personagens e o enredo.
Apresentar algumas frases que eles poderão escolher como sugestão para produzir a história.
- Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
- Quem fala muito dá bom dia a cavalo.
- Boca fechada não entra mosquito
- Não julgues para não ser julgado.
Refletir a respeito do significado de cada uma das frases, a medida que o professor as for escrevendo no quadro.
Momento 5
Pedir que os alunos realizem essa produçào em uma folha de rascunho pois, após a correção, o professor pedirá que eles passem a limpo a história para compor um livro de fábulas da turma.
Entregar folhas coloridas para as duplas montarem um desenho referente a fábula inventada, o qual será a capa de cada fábula.
A capa do livro poderá será produzida por um aluno eleito pela turma e/ou pelo professor.
Após a confecção do livro ,ele pode compor a bibliot eca da sala de aula ou da escola.
O professor corrigirá as fábulas produzidas, verificando se os alunos foram capazes de relacionar a história ao ensinamento escolhido, bem como observando questões ortográficas e estruturais na escrita.
O professor avaliará se os alunos compreenderam que a fábula é uma história curta que apresenta animais como personagens e com personalidade humana.
Será avaliado, também, a participação de cada aluno ao realizar as tarefas propostas, bem como seu envolvimento na atividade em dupla.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!