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Noite dos Talentos: valorizando a produção em sala de aula

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
ANA GRAZIELA CABRAL
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, ao fim desta proposta de aulas, poderá:


- despertar o prazer pela leitura e escrita, a partir de um sentimento de valorização do seu esforço para conquistar a premiação;


- aumentar a gama de livros lidos e, consequentemente, interiorizar maior conhecimento;


- ter contato com o gênero  Resenha crítica e descritiva;


- aprender a competir de forma sadia, aceitando que os outros colegas também podem ganhar;


- criar uma rotina de estudos que poderá ser acompanhada e avaliada pelo professor durante todo o percurso escolar, motivada pela premiação final, na Noite dos talentos.

Duração das atividades
Proposta de desenvolvimento a lonto prazo
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá saber previamente como fazer uma resenha literária. Isso porque uma das etapas do concurso que será proposto envolve a construção de resenhas literárias dos livros lidos no decorrer do ano. Portanto, o primeiro esclarecimento que eles demandam é sobre como construir uma resenha. Indica-se, para fornecer aos alunos as informações necessárias sobre o assunto, os sites:

http://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/ - Lendo.org;

http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/596099 - Recanto das Letras;

http://lucajor.vilabol.uol.com.br/resenha.htm [Acessados em 20/11/09]

Estratégias e recursos da aula

Professor, essa proposta não constitui unicamente uma sequência de aulas, mas o que se propõe é um trabalho que deve começar no início do ano escolar, para ser desenvolvido no correr do ano e ter um desfecho no final, com a grande Noite dos talentos. O trabalho pode ser feito também semestralmente, se for da preferência da escola. Por essa razão não trabalhei com a noção de aula, tempo cronológico mensurado em hora/aula.


Como se trata de uma proposta um tanto ampla, é preciso que cada professor adote essa proposta adaptando as sugestões fornecidas à realidade de sua escola.


O que se propõe é que, para valorizar o rendimento escolar dos alunos, eles sejam avaliados em alguns quesitos que serão detalhadamente descritos mais a frente e os melhores resultados serão premiados na Noite dos Talentos.


Julga-se que esse procedimento de premiação seja importante para suprir duas faltas da escola atual: primeiramente, quase sempre a escola tem pré-definidas as formas de punir os seus alunos tidos como problema: suspensões, comunicado aos pais, corte de notas. Para isso há normas e procedimentos. Já a valorização do que é feito de bom pelos alunos é quase sempre feita apenas através de nota, de forma improvisada. A qualidade do aluno é medida pelo valor da nota ou pela ideia contida no conceito que obtém. Então, pretende-se sugerir formas de premiação, para que os alunos sintam-se recompensados por seu esforço e dedicação.


Em segundo lugar, o fato de valorizar os bons alunos é visto também como um incentivo aos que não são tão bons. Ao ver os colegas sendo premiados, eles passam a desejar receber também uma premiação semelhante e se esforçam para alcançá-la. E ainda, mesmo não sendo premiados na Noite dos Talentos, a perspectiva que se coloca  é o envolvimento dos alunos de alguma forma, em apresentações teatrais, de dança, declamação, ou na apresentação do próprio evento.


Antes de sugerir as formas de avaliação é importante dizer que o foco de trabalhos aqui será voltado para a Língua Portuguesa, mas é pertinente que toda a escola se envolva na proposta e que cada disciplina tenha a sua participação na noite. Apenas o que se sugere é que as premiações sejam distribuídas por ano escolar. Pode-se determinar, por exemplo, os 3 melhores alunos, no quesito tal, do 8º ano. Isso fará com que a concorrência entre faixas etárias diferentes não se torne injusta.


Para manter o interesse e curiosidade dos alunos, é importante que as premiações sejam surpresa. Os alunos premiados deverão receber em casa o convite para estarem presente na Noite dos Talentos, juntamente com suas famílias, mas eles não terão conhecimento do motivo pelo qual são chamados. A intenção é que essa seja uma noite de gala, em que estejam presentes, as autoridades da escola e a família dos alunos. Eles têm que sentir que esse foi um momento especialmente preparado para eles.


Vejamos as modalidades de competição que serão propostas para a Língua Portuguesa:


1º - Concurso de leitura:

O professor irá elaborar uma Ficha Literária em que estejam determinados os espaços para que os alunos preencham os dados sobre os livro e façam uma resenha descritiva e crítica (conforme se sugere no site: http://lucajor.vilabol.uol.com.br/resenha.htm - [Acessados em 20/11/09]), sobre as obras que lerem no decorrer do ano. Ao final do ano as fichas serão lidas e minuciosamente analisadas e deverão ser premiados o 1º, 2º e 3º maior leitor da turma (ou do ano escolar, conforme for determinado em sua escola). É preciso tomar cuidado, professor, para avaliar a veracidade das fichas, notando se não há cópias da orelha ou das sinpses de filmes. Isso pode evitar in justiças no momento da premiação.


2º - Concurso de histórias:

Serão premiados os primeiros melhores textos escritos do ano escolar. Aqui fica como sugestão que os alunos produzam uma história de temática livre. Pode ser um conto, de preferência, por ser uma narrativa curta. Você, professor, deverá destinar algumas aulas iniciais para falar sobre esse gênero textual e preparar os alunos para produzir um texto com tais características. Também colabore com sugestões, correções e incentive os alunos a reescrever o texto até que fique realmente bom. Use como suporte os sites abaixo. Eles oferecem várias informações interessantes sobre a estrutura do conto e sobre a construição desse gênero textual.


http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=literatura/docs/oconto - teses sobre o conto, Ricardo Piglia; [Acessado em 20/11/2009];

http://www.facasper.com.br/cultura/site/noticia.php?tabela=noticias&id=398 – Apontamentos sobre o conto, Profª. Dra. Thaís Chinelatto, com a colaboração da Profª. Dra. Nanami Sato. [Acesso em 20/11/2009];

http://www.jackbran.pro.br/redacao/teoria_do_conto.htm - A estrutura do Conto [Acesso em 20/11/2009].

Caso a escola ou você, professor, já tenha a demanda de trabalhar outro gênero textual ou forma de produção escrita que você prefira utilizar no concurso, fica a seu critério. O importante é que a forma de aplicação e os cuidados com a sua elaboração sejam os mesmos descritos nas propostas acima.


Para dar seriedade ao concurso, fica como dica que você monte uma banca avaliadora dos textos que foram escritos. Faça uma primeira seleção para a escolha dos dez melhores textos e só então os repasse para a banca que os avaliará e premiará seus autores. A banca escolherá os 3 primeiros colocados, que receberão a premiação e pode ser composta pelos outros professores de português da escola. Interessante que os textos dos alunos não tenham a identificação de autoria. Você pode fazer uma sessão de leitura dos textos para outros alunos de outras turmas, sem dizer de quem é o texto, de que ano e pedir a colaboração dos alunos para a seleção inicial. Essa seleção será repassada à banca examinadora composta por professores de português.


3º - Notas obtidas no decorrer do ano:

Como a nota e/ou conceito também correspondem a uma forma de avaliação que engloba todo o desempenho do aluno, também se sugere que haja uma premiação para as três maiores notas em Língua Portuguesa. Como já foi dito, isso motivará os alunos que tiverem dificuldades ou desinteresse a se tornarem melhores.


4º - Apresentação de uma peça teatral:

Conforme foi dito, para que a maioria dos alunos seja envolvida, mesmo os não premiados e assim não se corra o risco de que eles se sintam desmotivados, todo o grupo deve ser envolvido no projeto de uma apresentação teatral. Sugere-se, por ser uma peça simples e ao mesmo tempo extremamente apreciada, que os alunos preparem a representação de “O Alto da Compadecida”. Aí cabe novamente a você professor, trabalhar com eles todas as características da peça. Não se esqueça que você terá um ano para desenvolver um bom trabalho com os alunos. Convide o professor de artes para ajudar em todo o processo de produção da peça, cenário e preparação dos atores.


Caso haja mais de uma turma (ou várias turmas) participando da mesma Noite dos Talentos, você terá de trabalhar de forma a envolver todos na produção da mesma peça, ou sugerir uma peça teatral diferente para outra turma. Seja como for, o procedimento a ser adotado será o mesmo. Primeiro contato com a obra, distribu ição dos personagens, adaptação das falas, ens aios, organização do cenário, até culminar na apresentação final.


Ou então, alguns alunos podem ficar responsáveis por outras apresentações, de acordo com as suas afinidades artísticas, dançando, declamando poemas, tocando algum instrumento ou cantando. A Noite dos Talentos é um momento especificamente destinado aos alunos e eles devem ser as estrelas principais do evento. Os alunos são os artistas dessa grande ocasião. 


Para a preparação da peça teatral, siga as seguintes instruções:


Comece falando com eles sobre as características do teatro. Faça uma breve apresentação da história do teatro, principalmente dos momentos que tem influência direta sobre a peça em questão. Como haverá tempo, voc ê pode sugerir que os alunos façam uma pesquisa sobre a história do teatro no Brasil. Essa pesquisa será socializada com os colegas e terá grande valia para a compreensão, por parte dos alunos, do universo do teatro.


Em seguida, sugira a eles a leitura do livro “O Alto da Compadecida”. Trabalhe características da obra, do autor. Durante todo o processo, pense nos critérios de escolha das personagens. Essa escolha pode se dar por auto-indicação dos alunos e toda a turma deverá votar a fim de determinar o personagem representado por cada um.

 A sugestão é que cada disciplina premie os alunos, nas mais distintas categorias nessa mesma noite. Portanto, ao pensar na aplicação dessa proposta, professor, converse sobre ela também com os demais membros da escola. Importante ter em mente e repassar este conceito: Nem todo mundo é bom em tudo, mas todo mundo é bom em alguma coisa. Assim, pode haver o momento certo para que cada um seja o melhor ou se descubra especial por ser bom em algo.


Da premiação:

Os prêmios devem ser determinados de acordo com a realidade da escola. Em relação à língua Portuguesa, sugere-se que o aluno receba algo como um livro ou um outro objeto que esteja associado ao hábito da leitura. Junto ao livro, também fica a sugestão da premiação com medalhas de ouro, prata e bronze, para a 1ª, 2ª e 3ª colocação. Caso a escola consiga a doação ou possa oferecer outros prêmios, tanto melhor. Em caso contrário, se a escola não tiver condições de fornecer os prêmios sugeridos, indica-se que sejam preparados certificados para os alunos. O importante é que eles sejam motivados e valorizados por seu esforço nos estudos, mesmo que as condições da escola não permitam que o prêmio implique em um alto gasto em dinheiro. Precisa ser marcado de forma incisiva esse momento coletivo de consagração dos potenciais dos alunos.


É importante se certificar de que todos os envolvidos na premiação e nas apresentações poderão estar presentes na Noite dos talentos, principalmente porque o evento provavelmente acontecerá em um turno diferente do que os alunos estudam. Então, professor, mande os convites e peça que todos confirmem presença, alunos e família.


Tente adequar algum ambiente da escola para a realização do evento, de preferência um salão ou pátio coberto. Os alunos podem ajudar com a decoração. Não se esqueça que você terá o ano todo para preparar o evento e os alunos poderão ser motivados a fazer o melhor, seduzidos pelo resultado final.

Recursos Complementares

http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=literatura/docs/oconto - teses sobre o conto, Ricardo Piglia; [Acessado em 20/11/2009];

http://www.facasper.com.br/cultura/site/noticia.php?tabela=noticias&id=398 – Apontamentos sobre o conto, Profª. Dra. Thaís Chinelatto, com a colaboração da Profª. Dra. Nanami Sato. [Acesso em 20/11/2009];

http://www.jackbran.pro.br/redacao/teoria_do_conto.htm - A estrutura do Conto [Acesso em 20/11/2009].

Avaliação

Professor, o processo sugerido nessa proposta de realização da Noite dos Talentos é permeado por atitudes avaliativas dos alunos. Você deverá ser extremamente criterioso e imparcial para evitar injustiças nas avaliações de premiação dos mesmos.


O Conto oferece base para que você avalie a capacidade de manifestação escrita dos alunos. Observe desde questões referentes à ortografia até a escolha temática e a coesão e coerência do texto.


Também as resenhas fornecem informações sobre a capacidade que o aluno tem de resumir e extrair de um texto as informações mais importantes e de criticar e recomendar o livro que leram.


Em relação às atitudes e a expressão oral, baseie-se na apresentação da peça teatral. Note a desenvoltura de cada aluno, o seu envolvimento na proposta, o seu comprometimento com os horários de ensaio e com as orientações dadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
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Opiniões

  • VANDERLICE, E.E. Professora Elisa Teixeira de Carvalho , Minas Gerais - disse:
    vanderlicemel002@hotmail.com

    17/10/2011

    Cinco estrelas

    Excelente as sugestões só não inova o professor que não gosta de pesquisar, descobrir novidades e fazer a diferença na sala de aula.


  • Sybeli Siqueira, EEFM DOM HELDER CÂMARA , Ceará - disse:
    sybeli.carvalho@hotmail.com

    27/05/2011

    Três estrelas

    Muito interessante a perspectiva de valorização da produção de textos dos alunos através de vários tipos de atividades. Acredito que incentive e motive bastante os alunos e os professores.


  • IRACI ALVES FERREIRA, EMPG SELVINO DAMIAN PREVE , Mato Grosso - disse:
    iraciaferreiraa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    OLÁ. GOSTEI DA AULA, MUITO IMPORTANTE VALORIZAR AS PRODUÇÕES DOS ALUNOS.


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