25/11/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Estas aulas visam proporcionar uma reflexão sobre relação entre a biodiversidade e o crescimento econômico dos países.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
- Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;
- Língua escrita (elaboração de um texto informativo);
- Disciplina e organização no trabalho em grupo.
Conceito de Biodiversidade. O professor poderá utilizar a aula “Biodiversidade: Ser diferente é ruim?”, da professora Andréa Barreto Martins da Poça, disponível no Portal do Professor, para introduzir o conceito de Biodiversidade.
- Aula interativa;
- Uso de jornais e notícias disponíveis na Internet.
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Inicie esta apresentando o recurso “Ranking da biodiversidade”, disponível no Portal do Professor (conforme link abaixo) e, em seguida, com os alunos em sala de aula, estimule um debate sobre a importância da biodiversidade nos dias de hoje para um país – sua importância econômica, social, além da ambiental. O professor poderá questionar os alunos se eles acham que é bom para o Brasil ter uma biodiversidade tão grande e porquê. Neste momento o professor poderá avaliar o domínio da turma sobre o tema biodiversidade.
Recurso:
Ranking da biodiversidade
O recurso – que é um gáfico com os dados da biodiversidade nos países - apresenta uma classificação dos países de acordo com a sua biodiversidade e mostra que o Brasil ocupa o primeiro lugar na lista.
Sugestão:
O professor poderá baixar o recurso no computador e salvá-lo em DVD para apresentar para a turma na sala de vídeo, se este espaço estiver disponível na escola.
Atividade 1
Depois do debate, no laboratório de informática, disponibilize as reportagens e entrevistas sobre a relação entre biodiversidade e desenvolvimento econômico, disponíveis abaixo (Figs.1, 2 e 3).
Links das Entrevistas e Reportagens:
http://www.sbpcnet.org.br/site/noticias/mostra.php?id=1020
Acessado em 21 out. 2009.
Figura 1 – Noticia divu lgada pela SBPC sobre desenvolvimento e economia.
http://www.comciencia.br/entrevistas/nassif.htm
Acessado em 21 out. 2009.
Figura 2 – Entrevista com jornalista especializado em meio ambiente
http://www.jornalfeirahoje.com.br/materia.asp?id=11846
Acessado em 21 out. 2009.
Figura 3 – Jornal entrevista ex-ministra sobre Biodiversidade
O professor poderá orientar que os alunos leiam as reportagens em duplas, grifando os principais trechos, para que a leitura não seja um momento de dispersão.
O professor poderá sugerir, após a leitura do material, que os alunos discutam as informações dadas por cada veículo para o mesmo tema e tentem buscar alguma relação entre o jornal que a notícia é divulgada e o modo como ela é apresentada. O professor poderá direcionar a comparação lançando algumas questões:
Há diferenças nas informações apresentadas? Quais são elas?
Alguns veículos mostram a posição do Brasil em relação à Biodiversidade e a economia de forma positiva e outros de forma negativa? Porquê?
Quais os pontos positivos apresentados nas reportagens sobre o Brasil em relação à Biodiversidade e o crescimento econômico?
E quais são os pontos negativos?
Atividade 2
Neste momento, o professor deverá sugerir que os alunos façam pesquisas, em duplas, sobre a relação entre economia e biodiversidade. Peça que eles não só busquem informações em sites na internet, como também pesquisem em livros. O professor ainda poderá sugerir que os alunos estruturem uma entrevista, nos moldes da apresentada no recurso abaixo (Fig. 4) e, em grupos de quatro pessoas, façam essa entrevista com o professor de biologia ou com alguma pessoa que eles conhecem que trabalha com o meio ambiente.
Recurso: Link do blog Natureza In Critica.
Disponível em :
http://www.naturezaincritica.com/2009/06/invencao-de-uma-nova-economia.html
Acessado em: 01 nov 2009.
Figura 4 – Blog entrevista pesquisador sobre a relação economia e meio ambiente.
Se o professor tiver mais tempo, e se for viável o deslocamento dos alunos ele poderá sugerir uma visita à alguma Organização Não Governamental (ONG) da região que trabalhe com a questão do Meio Ambiente. Podem ainda, entrar em contato com os profissionais destas e pedir que lhes visitem na escola, promovendo, assim, um debate sobre o assunto com os alunos. Abaixo sugerimos alguns sites de ONGs que trabalham com a referida temática.
Sites de ONGs:
http://www.greenpeace.org/brasil/
http://www.sosmatatlantica.org.br/
http://www.rbma.org.br/default_02.asp
http://www.ecoar.org.br/website/
http://www.socioambiental.org/website
Após as pesquisas e a aplicação das entrevistas, os alunos poderão preparar uma apresentação para a turma explicando a posição do grupo em relação ao tema da aula, biodiversidade e economia. Além da apresentação os alunos deverão produzir um texto que será entregue para a turma com o resultado da entrevista e das pesquisas feitas pelo grupo.
Nome | Tipo |
---|---|
Ranking da biodiversidade | Animação/simulação |
A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma sobre a relação entre biodiversidade e desenvolvimento econômico. O professor deverá ainda avaliar o envolvimento dos grupos com as atividades propostas de pesquisa, entrevistas, apresentação dos resultados e produção dos textos. É importante observar também a capacidade de analise crítica dos alunos em relação ao conteúdo jornalístico pesquisado.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei a aula muito interessante e fácil de se trabalhar é bom que os alunos aprendam o sentido de biodiversidade de outras maneiras e sua importância.