Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A biodiversidade no jornal. Descobrindo a importância econômica da biodiversidade.

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas aulas visam proporcionar uma reflexão sobre relação entre a biodiversidade e o crescimento econômico dos países.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

- Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;

- Língua escrita (elaboração de um texto informativo);

- Disciplina e organização no trabalho em grupo.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de Biodiversidade. O professor poderá utilizar a aula “Biodiversidade: Ser diferente é ruim?”, da professora Andréa Barreto Martins da Poça, disponível no Portal do Professor, para introduzir o conceito de Biodiversidade.

Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa;

- Uso de jornais e notícias disponíveis na Internet.

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Inicie esta apresentando o recurso “Ranking da biodiversidade”, disponível no Portal do Professor (conforme link abaixo) e, em seguida, com os alunos em sala de aula, estimule um debate sobre a importância da biodiversidade nos dias de hoje para um país – sua importância econômica, social, além da ambiental. O professor poderá questionar os alunos se eles acham que é bom para o Brasil ter uma biodiversidade tão grande e porquê. Neste momento o professor poderá avaliar o domínio da turma sobre o tema biodiversidade.

Recurso:

Ranking da biodiversidade

Ranking da biodiversidade

O recurso – que  é um gáfico com os dados da biodiversidade nos países -  apresenta uma classificação dos países de acordo com a sua biodiversidade e mostra que o Brasil ocupa o primeiro lugar na lista.

Sugestão:

O professor poderá baixar o recurso no computador e salvá-lo em DVD para apresentar para a turma na sala de vídeo, se este espaço estiver disponível na escola.


Atividade 1

Depois do debate, no laboratório de informática, disponibilize as reportagens e entrevistas sobre a relação entre biodiversidade e desenvolvimento econômico, disponíveis abaixo (Figs.1, 2 e 3).

Links das Entrevistas e Reportagens:

http://www.sbpcnet.org.br/site/noticias/mostra.php?id=1020

Acessado em 21 out. 2009.

undefined

Figura 1 – Noticia divu lgada pela SBPC sobre desenvolvimento e economia.

 

http://www.comciencia.br/entrevistas/nassif.htm

Acessado em 21 out. 2009.

Figura 2 – Entrevista com jornalista especializado em meio ambiente

http://www.jornalfeirahoje.com.br/materia.asp?id=11846

Acessado em 21 out. 2009.

Figura 3 – Jornal entrevista ex-ministra sobre Biodiversidade

O professor poderá orientar que os alunos leiam as reportagens em duplas, grifando os principais trechos, para que a leitura não seja um momento de dispersão.

O professor poderá sugerir, após a leitura do material, que os alunos discutam as informações dadas por cada veículo para o mesmo tema e tentem buscar alguma relação entre o jornal que a notícia é divulgada e o modo como ela é apresentada. O professor poderá direcionar a comparação lançando algumas questões:

  • Há diferenças nas informações apresentadas? Quais são elas?

  • Alguns veículos mostram a posição do Brasil em relação à Biodiversidade e a economia de forma positiva e outros de forma negativa? Porquê?

  • Quais os pontos positivos apresentados nas reportagens sobre o Brasil em relação à Biodiversidade e o crescimento econômico?

  • E quais são os pontos negativos?

Atividade 2

Neste momento, o professor deverá sugerir que os alunos façam pesquisas, em duplas, sobre a relação entre economia e biodiversidade. Peça que eles não só busquem informações em sites na internet, como também pesquisem em livros. O professor ainda poderá sugerir que os alunos estruturem uma entrevista, nos moldes da apresentada no recurso abaixo (Fig. 4) e, em grupos de quatro pessoas, façam essa entrevista com o professor de biologia ou com alguma pessoa que eles conhecem que trabalha com o meio ambiente.

Recurso: Link do blog Natureza In Critica.

Disponível em :

http://www.naturezaincritica.com/2009/06/invencao-de-uma-nova-economia.html

Acessado em: 01 nov 2009.

 

Figura 4 – Blog entrevista pesquisador sobre a relação economia e meio ambiente.

Se o professor tiver mais tempo, e se for viável o deslocamento dos alunos ele poderá sugerir uma visita à alguma Organização Não Governamental (ONG) da região que trabalhe com a questão do Meio Ambiente. Podem ainda, entrar em contato com os profissionais destas e pedir que lhes visitem na escola, promovendo, assim, um debate sobre o assunto com os alunos. Abaixo sugerimos alguns sites de ONGs que trabalham com a referida temática.

Sites de ONGs:

http://www.wwf.org.br/

http://www.greenpeace.org/brasil/

http://www.sosmatatlantica.org.br/

http://www.rbma.org.br/default_02.asp

http://www.ecoar.org.br/website/

http://www.socioambiental.org/website

Após as pesquisas e a aplicação das entrevistas, os alunos poderão preparar uma apresentação para a turma explicando a posição do grupo em relação ao tema da aula, biodiversidade e economia. Além da apresentação os alunos deverão produzir um texto que será entregue para a turma com o resultado da entrevista e das pesquisas feitas pelo grupo.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ranking da biodiversidade Animação/simulação
Avaliação

A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma sobre a relação entre biodiversidade e desenvolvimento econômico. O professor deverá ainda avaliar o envolvimento dos grupos com as atividades propostas de pesquisa, entrevistas, apresentação dos resultados e produção dos textos. É importante observar também a capacidade de analise crítica dos alunos em relação ao conteúdo jornalístico pesquisado.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • FRANCISCA JAMILLA CAMURÇA, E.E.M. CÔNEGO LUIZ BRAGA ROCHA , Ceará - disse:
    fjamillacm@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei a aula muito interessante e fácil de se trabalhar é bom que os alunos aprendam o sentido de biodiversidade de outras maneiras e sua importância.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.