Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Um ano depois... refletindo sobre o papel da mídia na formação da opinião pública.

 

24/11/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

: Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas aulas procuram proporcionar uma reflexão sobre o papel dos meios de comunicação na formação da memória coletiva e sua influência sobre os acontecimentos contemporâneos usando como tema a eleição de 2008 do presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

- Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;

- Língua escrita (elaboração de um texto informativo);

- Disciplina e organização no trabalho em grupo.

Duração das atividades
150 horas (três horas/aulas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa;

- Uso de jornais e notícias disponíveis na Internet.

- Uso do Laboratório de Informática.
Sugestão:
Para enriquecer e diversificar as fontes de pesquisa desta aula o professor poderá providenciar matérias jornanlísticas em revistas e jornais impressos para consulta dos alunos durante as atividades sugeridas.

 

Motivação

Inicie esta aula apresentando para os alunos, em sala de aula, as imagens e figuras que fazem referência ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, eleito em 2008. Sem introduzir o tema ou apresentar o personagem, o professor poderá questionar o que os alunos sabem sobre o homem que aparece nas figuras abaixo:

1. http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:5pIK46YUFd5euM:http://brunovelasco.files.wordpress.com/2009/02/barack-obama.jpg

undefined

Figura 1 – Foto do presidente dos Estados Unidos no período da campanha presidencial.

 

2. http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:hYL11NZO9lpRQM:http://www.greghalbert.com/images/portfolio/celebrity/barack-obama.jpg


Figura 2 -
Charge que representa o presidente Barack Obama.

 

3. http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:kf4Zu8zDwMmFTM:http://brunarangel.files.wordpress.com/2009/03/obamicon-obama.jpg

 

Figura 3 – Imagem com o jargão usado na campanha eleitoral: Yes, we can! (Sim, nós podemos!)

Sugestão:

O professor poderá baixar as figuras no computador e salvá-las em DVD para apresentar para a turma na sala de vídeo, se este espaço estiver disponível na escola.

Antes de iniciar a aula o professor poderá explicar os alunos que no dia 04 de novembro de 2009 o governo do presidente Barack Obama completou um ano no poder dos Estados Unidos. Sinalize para os alunos que estas aulas serão uma reflexão sobre como os meios de comunicação falavam de Obama há um ano, no período da eleição e como falam agora. O professor poderá explicar que o objetivo é tentar identificar como muda a cobertura dos meios de comunicação sobre os fatos conforme o momento histórico.

Atividade 1

No laboratório de informática, disponibilize as primeiras três reportagens que são da data em que Barack Obama foi eleito, isto é, do dia 04 de novembro de 2008. Com os alunos organizados no laboratório de informática, em duplas, peça que eles leiam as matérias (Figs. 1, 2, 3 e 4) e grifem os trechos que considerarem mais interessantes.

 

Matérias Jornalísticas – eleição de Barack Obama:

1http://oglobo.globo.com/mundo/eleicoesamericanas/mat/2008/11/05/eleicao_de_barack_obama_repercute_no_mundo-586262684.asp

Acessado em 28 out. 2009.

Figura 4 – Jornal O Globo cobre as eleições americanas.

2.http://www.abril.com.br/noticias/diversao/fenomeno-barack-obama-ser-entendido-cinco-livros-400985.shtml

Acessado em 28 out. 2009.

Figura 5 – Editora abril conta um pouco sobre a história de Obama.

http://www.estadao.com.br/internacional/not_int273026,0.htm

Acessado em 28 out. 2009.

Figura 6 – Jornal O Estado de S.P. discute a eleição do presidente americano.

Após a leitura dos textos, as duplas poderão responder algumas questões feitas pelo professor, disponível no roteiro abaixo:

  • Como o presidente Obama é retratado nas matérias jornalísticas?

  • Os jornais passam uma imagem positiva do presidente?

  • Porque os jornais relatam questões pessoais da vida do presidente?

  • Os jornais dão ênfase a que característica do presidente?

  • Quais são os aspectos mais interessantes que vocês destacariam das reportagens lidas?

Após a leitura o professor poderá fazer uma rodada de reflexões, ouvindo a opinião de cada aluno sobre os textos lidos.

Atividade 2

Neste momento, o professor poderá questionar os alunos se eles sabem o que falam após um ano de mandato de Barack Obama. Após ouvir as opiniões dos alunos, sugerimos que o professor apresente as reportagens que versam sobre isso (Figs 7, 8 e 9). Estas notícias são do dia 04 de novembro de 2009, um ano depois da posse, e que fazem uma reflexão sobre o primeiro ano de mandato do presidente americano.

Matérias Jornalísticas – um ano após a posse de Barack Obama:

1. http://g1.globo.com/Noticias/Mu ndo/0,,MUL1366063-5602,00-UM+ANO+APOS+ELEICAO+DE+OBAMA+AMERICANOS+ESTAO+MENOS+PESSIMISTAS.html

Acessado em 04 nov. 2009.

undefined

Figura 7 –Jornal O Globo discute um ano de Obama.

2.http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,republicanos-ofuscam-aniversario-da-vitoria-de-obama,460888,0.htm

Acessado em 04 nov. 2009.

Figura 8 – Jornal O Estado de S. P.

3.http://aeiou.expresso.pt/os-desafios-de-obama-um-ano-apos-a-sua-eleicao=f545474

Acessado em 04 nov. 2009.

Figura 9 – Portal de Notícias O Expresso. 

O professor ainda poderá sugerir, após a leitura do material, um novo roteiro para a leitura destas novas matérias, conforme sugestão abaixo:

  • Como o presidente Obama é retratado após um ano de mandato?

  • O jornal passa uma imagem positiva do presidente ou negativa?

  • O jornal continua enfatizando questões pessoais da vida do presidente?

  • O fato de o presidente ser negro é retomado neste momento pelos jornais, como era enfatizado há um ano?

  • Quais são os aspectos mais interessantes que vocês destacariam das reportagens?

Depois de responderem ao roteiro, os alunos poderão fazer um exercício de comparação das informações publicadas na data de 2009, com a data de um ano antes.

O professor poderá estimular um debate sobre a mudança de tratamento dado ao presidente depois de um ano de mandato e também como as expectativas e cobranças em relação ao presidente foram mudadas ou aumentadas.

Atividade 3

Após a reflexão sobre os fatos do passado e do presente, o professor poderá sugerir que os alunos façam, em duplas, uma matéria nos moldes das lidas durante as atividades anteriores, relatando alguns dos principais acontecimentos de suas próprias vidas. Essas matérias deverão ser guardadas em uma caixa, que ficará fechada na sala de aula por alguns dias ou semanas. O professor poderá sugerir que os alunos façam uma votação que definirá a data de abertura da caixa. A ideia é que, ao abrir a caixa os alunos possam reler o que escreveram e refletir sobre as transformações da vida e, ainda, poderão reescrever as matérias com novos fatos e informações que surgem no momento da abertura.

Dica:

Embora as notícias sejam do presidente Barack Obama, a metodologia destas aulas poderão ser usadas com as eleições de outros personagens, como de outros presidentes, governadores ou prefeitos ou ainda no estudo de outros temas, como a situação do transito - antes e após as mudanças da legislação; do fumo - também antes e após a lei. Isto é, ela poderá ser adaptada e contextualizada para a realidade local.

Avaliação

A avaliação deverá recair sobre todo o processo, valorizando a participação dos alunos nos debates propostos, nas pesquisas e nas atividades de escritura e reescritura. Também o professor deverá avaliar a compreensão dos alunos em relação ao tratamento jornalístico dado pelos meios de comunicação ao importante momento histórico que é a eleição nos Estado Unidos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.