Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O “velho chico” nos jornais.

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas aulas visam proporcionar uma reflexão sobre a forma de construção da notícia em diferentes veículos. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

- Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;

- Língua escrita (elaboração de um texto informativo);

- Disciplina e organização no trabalho em grupo;

- Criatividade e argumentação.

Duração das atividades
150 horas (três horas/aulas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
           

Estratégias e recursos da aula

  •  Aula interativa;
  •  Uso de jornais e notícias disponíveis na Internet;
  •  Uso do Laboratório de Informática.

Sugestão: O professor poderá buscar em jornais e revistas impresos reportagens sobre o tema da aula para serem usados nas atividades propostas. 

Motivação

Sugerimos que o professor inicie a aula apresentando para os alunos o recurso (Fig. 1), um vídeo disponível no Portal do Professor sobre o Rio São Francisco.

Recurso:

Rio São Francisco

Rio São Francisco

Figura 1 – Imagem do Recurso

Sugestão:

O professor poderá baixar o recurso no computador e salvá-lo em DVD para apresentar para a turma na sala de vídeo, se este espaço estiver disponível na escola.

O recurso é um episódio do programa Momento Brasil, exibido pela TV Escola, que apresenta o Rio São Francisco, enfocando sua importância regional e também aspectos da cultura local.

 

Atividade 1

Após assistirem ao vídeo, com os alunos em roda para propiciar o debate, pergunte se eles já ouviram falar ou sabem alguma coisa sobre a transposição do Rio São Francisco. Deixe que os alunos relatem seus conhecimentos sobre o assunto e sugira que eles pesquisem mais em jornais e revistas para se informar sobre o tema.

Assim, após o debate, leve os alunos para o laboratório de informática e, estando eles organizados grupos de 4 alunos, disponibilize as reportagens (Figs. 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8), postadas abaixo, que tratam do processo de transposição do referido rio. O professor poderá dar uma reportagem para cada grupo e pedir que os alunos leiam as informações e procurem identificar as notícias que são contra e àquelas que são a favor à transposição do rio São Francisco.

Sugestão: Os grupos poderão ser subdivididos no momento da leitura – ou seja, cada dupla deverá us ar um computador – para facilitar o processo.

 

Matérias Jornalísticas Sobre Transposição do Rio São Francisco:

1. Matéria do Portal Último Segundo. Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/10/14/entenda+o+projeto+de+transposicao+do+rio+sao+francisco+8830243.html

 Acessado em 04 nov. 2009.

undefined

Figura 2 – Imagem da Matéria.

 

 

2.Matéria do Portal do Jornal O Globo. Disponível em:

http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2009/11/03/lula-nao-viu-237649.asp

Acessado em 04 nov. 2009.

Figura 3 - Portal O Globo.

3. Matéria do Portal do Jornal O Estado de São Paulo. Disponível em:

 

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,afetados-veem-obra-no-sao-francisco-com-esperanca-e-apreensao,451451,0.htm

Acessado em 04 nov. 2009.

Figura 4 – Portal de notícias do jornal O Estado de S.P.

 

4. Matéria do Portal Terra. Disponível em:

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4047387-EI7896,00-Para+bispo+transposicao+do+rio+Sao+Francisco+e+marolinha.html

Acessado em 04 nov. 2009.

Figura 5 – Portal de notícias Terra.

 

5.Matéria do Portal do Jornal Brasil de Fato. Dispo nível em:

http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/entrevistas/201cdesenvolvimento-que-coloca-a-vida-humana-em-segundo-plano-nao-e-um-desenvolvimento201d-afirma-dom-erwin

Acessado em 04 nov. 2009.

Figura 6 – Portal do Jornal Brasil de Fato.

 

6. Matéria do Portal do Jornal O Globo. Disponível em:

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/10/14/obras-do-sao-francisco-criam-mais-de-8-mil-empregos-no-sertao-768048200.asp

Acessado em 04 nov. 2009.

Figura 7Jornal O Globo na Internet.

 

Sugestão: O professor poderá sugerir que os alunos procurem, com as informações obtidas nas reportagens, responder à algumas destas questões fundamentais:

  • A reportagem é contra ou a favor à transposição do Rio?
  • Quais são os argumentos contrários?
  • E os argumentos a favor?
  • N a sua opinião há mais pontos positivos ou negativos na transposição do Rio São Francisco?

Após a leitu ra das reportagens, sugerimos que cada grupo conte, resumidamente, a reportagem lida para os demais alunos da sala. Após todos apresentarem suas reportagens, peça para que os alunos façam uma lista com os argumentos a favor e com os argumentos contrários à transposição. As informações deverão ser retiradas das matérias, mas também poderão ser complementadas por outras pesquisas feitas na Internet.

 

Atividade 2

Feita a lista de argumentos o professor poderá sugerir que os alunos se dividam em dois grupos e organizem um a espécie de “júri da transposição”. Uma parte dos alunos deverá estudar os argumentos a favor e a outra parte estudar os argumentos contrários. Os grupos deverão eleger seus representantes que farão a simulação de um júri para julgar a transposição do rio São Francisco. O professor poderá valorizar a criatividade dos alunos, estimulando o uso de figurinos e a composição do cenário para a a tividade do júri, como aparece na imagem abaixo em que os alunos (Fig. 8). Para isso, sugerimos que o professor providencie grandes folhas de papéis, jornais e outros materiais alternativos.

 

Figura 8 Alunos promovem Júri simulado. http://www.colegiounimax.com/Imagens/ImagensGeraisFCK/image/Noticias/juri_simulado_8serie_mesa.jpg. Acessado em 04 nov. 2009.

 

A finalização da atividade será a apresentação dos argumentos pelos representantes dos alunos e uma votação, aprovando ou não, a transposição do rio. É importante o professor discutir e finalizar a atividade e a aula com os alunos. O professor pode usar o momento também para corrigir conceitos errôneos, preconceituosos (se porventura houver).

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Rio São Francisco Vídeo
Avaliação

A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma em relação as diferenças da cobertura jornalística nos diferentes meios de comunicação, procurando identificar se os alunos conseguem perceber a relação entre informação e meio de comunicação. O professor também deverá avaliar a análise crítica dos alunos em relação aos conteúdos publicados nos veículos e por eles analisados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.