25/11/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Estas aulas visam proporcionar uma reflexão sobre a forma de construção da notícia em diferentes veículos. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
- Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;
- Língua escrita (elaboração de um texto informativo);
- Disciplina e organização no trabalho em grupo;
- Criatividade e argumentação.
Estratégias e recursos da aula
Sugestão: O professor poderá buscar em jornais e revistas impresos reportagens sobre o tema da aula para serem usados nas atividades propostas.
Motivação
Sugerimos que o professor inicie a aula apresentando para os alunos o recurso (Fig. 1), um vídeo disponível no Portal do Professor sobre o Rio São Francisco.
Recurso:
Figura 1 – Imagem do Recurso
Sugestão:
O professor poderá baixar o recurso no computador e salvá-lo em DVD para apresentar para a turma na sala de vídeo, se este espaço estiver disponível na escola.
O recurso é um episódio do programa Momento Brasil, exibido pela TV Escola, que apresenta o Rio São Francisco, enfocando sua importância regional e também aspectos da cultura local.
Atividade 1
Após assistirem ao vídeo, com os alunos em roda para propiciar o debate, pergunte se eles já ouviram falar ou sabem alguma coisa sobre a transposição do Rio São Francisco. Deixe que os alunos relatem seus conhecimentos sobre o assunto e sugira que eles pesquisem mais em jornais e revistas para se informar sobre o tema.
Assim, após o debate, leve os alunos para o laboratório de informática e, estando eles organizados grupos de 4 alunos, disponibilize as reportagens (Figs. 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8), postadas abaixo, que tratam do processo de transposição do referido rio. O professor poderá dar uma reportagem para cada grupo e pedir que os alunos leiam as informações e procurem identificar as notícias que são contra e àquelas que são a favor à transposição do rio São Francisco.
Sugestão: Os grupos poderão ser subdivididos no momento da leitura – ou seja, cada dupla deverá us ar um computador – para facilitar o processo.
Matérias Jornalísticas Sobre Transposição do Rio São Francisco:
1. Matéria do Portal Último Segundo. Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/10/14/entenda+o+projeto+de+transposicao+do+rio+sao+francisco+8830243.html
Acessado em 04 nov. 2009.
Figura 2 – Imagem da Matéria.
2.Matéria do Portal do Jornal O Globo. Disponível em:
http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2009/11/03/lula-nao-viu-237649.asp
Acessado em 04 nov. 2009.
Figura 3 - Portal O Globo.
3. Matéria do Portal do Jornal O Estado de São Paulo. Disponível em:
Acessado em 04 nov. 2009.
Figura 4 – Portal de notícias do jornal O Estado de S.P.
4. Matéria do Portal Terra. Disponível em:
Acessado em 04 nov. 2009.
Figura 5 – Portal de notícias Terra.
5.Matéria do Portal do Jornal Brasil de Fato. Dispo nível em:
Acessado em 04 nov. 2009.
Figura 6 – Portal do Jornal Brasil de Fato.
6. Matéria do Portal do Jornal O Globo. Disponível em:
Acessado em 04 nov. 2009.
Figura 7 – Jornal O Globo na Internet.
Sugestão: O professor poderá sugerir que os alunos procurem, com as informações obtidas nas reportagens, responder à algumas destas questões fundamentais:
Após a leitu ra das reportagens, sugerimos que cada grupo conte, resumidamente, a reportagem lida para os demais alunos da sala. Após todos apresentarem suas reportagens, peça para que os alunos façam uma lista com os argumentos a favor e com os argumentos contrários à transposição. As informações deverão ser retiradas das matérias, mas também poderão ser complementadas por outras pesquisas feitas na Internet.
Atividade 2
Feita a lista de argumentos o professor poderá sugerir que os alunos se dividam em dois grupos e organizem um a espécie de “júri da transposição”. Uma parte dos alunos deverá estudar os argumentos a favor e a outra parte estudar os argumentos contrários. Os grupos deverão eleger seus representantes que farão a simulação de um júri para julgar a transposição do rio São Francisco. O professor poderá valorizar a criatividade dos alunos, estimulando o uso de figurinos e a composição do cenário para a a tividade do júri, como aparece na imagem abaixo em que os alunos (Fig. 8). Para isso, sugerimos que o professor providencie grandes folhas de papéis, jornais e outros materiais alternativos.
Figura 8 –Alunos promovem Júri simulado. http://www.colegiounimax.com/Imagens/ImagensGeraisFCK/image/Noticias/juri_simulado_8serie_mesa.jpg. Acessado em 04 nov. 2009.
A finalização da atividade será a apresentação dos argumentos pelos representantes dos alunos e uma votação, aprovando ou não, a transposição do rio. É importante o professor discutir e finalizar a atividade e a aula com os alunos. O professor pode usar o momento também para corrigir conceitos errôneos, preconceituosos (se porventura houver).
Nome | Tipo |
---|---|
Rio São Francisco | Vídeo |
A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma em relação as diferenças da cobertura jornalística nos diferentes meios de comunicação, procurando identificar se os alunos conseguem perceber a relação entre informação e meio de comunicação. O professor também deverá avaliar a análise crítica dos alunos em relação aos conteúdos publicados nos veículos e por eles analisados.
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