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Eita coisa grudenta

 

23/06/2009

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprender o conceito e a aplicação dos colóides.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos para debate e teorização.1 aula de 50 minutos no laboratório de informática1 aula de 50 minutos para apresentação dos trabalhos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer os tipos de misturas e soluções.
Estratégias e recursos da aula

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Professor indague os estudantes sobre quem já utilizou cola para confeccionar pipas ou a utilizou para juntar algum objeto e o dedo não ficou grudado. Esta é uma das ações que ocorre quando se usa a “cola” (a famosa goma-arábica) que é um colóide. Na cozinha, observamos que ao fazer alguma massa a dona de casa testa o “ponto” para ver se dá “liga” e o faz com os dedos. À medida que ganha consistência à massa vai ficando grudenta. No salão de beleza, as profissionais também manipulam a tinta de cabelo junto ao creme até que adquira consistência. Sua utilização é freqüente na sorveteria quando se utiliza a emulsão para que a massa fique consistente. Nestas condições, temos então o colóide.

Encaminhe os estudantes para o laboratório de informática, solicite que acessem a animação “Play colóide” para que compreendam o conceito e aplicação dos colóides.


Play colóide


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Colóide é uma dispersão em que as partículas dispersas têm um tamanho médio compreendido entre 1 e 100 nanometros (nm). São misturas heterogêneas. Enquanto sistema coloidal são muito importantes.Apresentam pelo menos duas fases diferentes. A fase dispersa é denominada colóide (a solução coloidal também recebe o mesmo nome). São classificados de acordo com a natureza das partículas dispersas (Colóide micelar, Colóide molecular e Colóide iônico); acordo com a dispersibilidade (Colóide reversível, liófilo ou liofílico e Colóide irreversível, liófobo ou liofóbico). Ainda, são classificados de acordo com o estado físico dos componentes.Além do que já citamos como exemplos destacar as células vegetais e animais, o sangue, os fluídos biológicos, os alimentos, o leite, a manteiga, a maionese, o creme chantili, o leite de magnésia, as gomas em geral (goma de amido, goma arábica, etc.), filmes fotográficos (que são dispersões de AgBr coloidal em gelatina), os cosméticos, tintas e vernizes, fumaças e neblinas, aerossóis, dentre outros.

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Ao terminar a explicação, organize os estudantes em equipes de no máximo três pessoas. Peça para que pesquisem e façam um relatório sobre os tipos de colóides que apresentamos, façam uma produção na Wiki (ferramenta de escrita colaborativa). Para escrever deverão acessar o endereço: <http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Coloides>.

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Oriente também para que acessem o vídeo “Colóide” para que aprendam a preparar a mistura.

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A prática social deve possibilitar com que os conhecimentos adquiridos sejam aplicados no cotidiano, em nossas vidas. Observamos na comunidade que os meninos e adolescen tes tem o hábito de utilizar a cola para fabricar o cerol. Sua utilização tem levado pessoas a perderem a vida. Acreditamos que levar os estudantes a criarem folhetos explicativos, pode contribuir para reduzir os malefícios relativo ao uso da cola com a finalidade de produzir cerol.

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Acreditamos que a pesquisa possibilita com que a aprendizagem seja significativa. Desta maneira, privilegiaremos a avaliação utilizando auto-avaliação como forma de diferenciar a aplicação de valores para a aprendizagem. Os estudantes deverão ser indagados acerca de como participaram das atividades propostas bem como desenvolveram as pesquisas, a produção da escrita colaborativa e da elaboração da escrita colaborativa. Ao final o professor pode propor que os estudantes utilizem a rubrica para determinar o quanto avançaram na aprendizagem.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Play colóide Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação pode ser feita a partir das produções dos estudantes para as atividades sugeridas nesta aula. A Professora Clarilza Prado de Souza – da PUC/SP trabalha esta questão e seria interessante fazer uma leitura. Desta maneira, pode acessar o endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalContent.action?editionId=12&categoryId=1&contentId=272.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

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Opiniões

  • Grasiella Martins Pereira, CIEP BRIZOLAO 418 ANTONIO C BERNARDES (MUSSUM) , Rio de Janeiro - disse:
    grasimartins@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Mais uma vez... Excelente!!


  • ELIZABETH DANTAS, ceu emef cidade dutra , São Paulo - disse:
    bethdantasfig@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Oi colega, rudo bem? Sou professora de ciências na rede pública municipal, atendo as séries finais do ensino fundamental, estou fazendo pós em mídias na educação e achei o seu projeto maravilhénsoso, uma maneira de fazer com que o aluno faça tudo o que gosta e ainda por cima aprenda sem se dar conta. Parabéns, Beth


  • giany nogueira de abreu, NTE - VOLTA REDONDA , Rio de Janeiro - disse:
    gianyabreu@educacao.rj.gov.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito do objetivo de sua aula!!! Como sugestão seriam interessante mostrar algumas reportagens sobre acidentes devido ao uso de "cerol" para esquentar o debate!!!


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