23/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Professor indague os estudantes sobre quem já utilizou cola para confeccionar pipas ou a utilizou para juntar algum objeto e o dedo não ficou grudado. Esta é uma das ações que ocorre quando se usa a “cola” (a famosa goma-arábica) que é um colóide. Na cozinha, observamos que ao fazer alguma massa a dona de casa testa o “ponto” para ver se dá “liga” e o faz com os dedos. À medida que ganha consistência à massa vai ficando grudenta. No salão de beleza, as profissionais também manipulam a tinta de cabelo junto ao creme até que adquira consistência. Sua utilização é freqüente na sorveteria quando se utiliza a emulsão para que a massa fique consistente. Nestas condições, temos então o colóide.
Encaminhe os estudantes para o laboratório de informática, solicite que acessem a animação “Play colóide” para que compreendam o conceito e aplicação dos colóides.
Colóide é uma dispersão em que as partículas dispersas têm um tamanho médio compreendido entre 1 e 100 nanometros (nm). São misturas heterogêneas. Enquanto sistema coloidal são muito importantes.Apresentam pelo menos duas fases diferentes. A fase dispersa é denominada colóide (a solução coloidal também recebe o mesmo nome). São classificados de acordo com a natureza das partículas dispersas (Colóide micelar, Colóide molecular e Colóide iônico); acordo com a dispersibilidade (Colóide reversível, liófilo ou liofílico e Colóide irreversível, liófobo ou liofóbico). Ainda, são classificados de acordo com o estado físico dos componentes.Além do que já citamos como exemplos destacar as células vegetais e animais, o sangue, os fluídos biológicos, os alimentos, o leite, a manteiga, a maionese, o creme chantili, o leite de magnésia, as gomas em geral (goma de amido, goma arábica, etc.), filmes fotográficos (que são dispersões de AgBr coloidal em gelatina), os cosméticos, tintas e vernizes, fumaças e neblinas, aerossóis, dentre outros.
Ao terminar a explicação, organize os estudantes em equipes de no máximo três pessoas. Peça para que pesquisem e façam um relatório sobre os tipos de colóides que apresentamos, façam uma produção na Wiki (ferramenta de escrita colaborativa). Para escrever deverão acessar o endereço: <http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Coloides>.
Oriente também para que acessem o vídeo “Colóide” para que aprendam a preparar a mistura.
A prática social deve possibilitar com que os conhecimentos adquiridos sejam aplicados no cotidiano, em nossas vidas. Observamos na comunidade que os meninos e adolescen tes tem o hábito de utilizar a cola para fabricar o cerol. Sua utilização tem levado pessoas a perderem a vida. Acreditamos que levar os estudantes a criarem folhetos explicativos, pode contribuir para reduzir os malefícios relativo ao uso da cola com a finalidade de produzir cerol.
Acreditamos que a pesquisa possibilita com que a aprendizagem seja significativa. Desta maneira, privilegiaremos a avaliação utilizando auto-avaliação como forma de diferenciar a aplicação de valores para a aprendizagem. Os estudantes deverão ser indagados acerca de como participaram das atividades propostas bem como desenvolveram as pesquisas, a produção da escrita colaborativa e da elaboração da escrita colaborativa. Ao final o professor pode propor que os estudantes utilizem a rubrica para determinar o quanto avançaram na aprendizagem.
Nome | Tipo |
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Play colóide | Animação/simulação |
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc09/quimsoc.pdf;
http://www.ucs.br/ccet/defq/naeq/material_didatico/textos_interativos_15.htm;
http://www.medicinacomplementar.com.br/tema100105.asp;
http://inorgan221.iq.unesp.br/quimgeral/respostas/Caras_visitantes_Tana_e_Tati.html;
Fundamentos da Química. v. único. Moderna. 2997. Química Fundamental. v. único. FTD.
A avaliação pode ser feita a partir das produções dos estudantes para as atividades sugeridas nesta aula. A Professora Clarilza Prado de Souza – da PUC/SP trabalha esta questão e seria interessante fazer uma leitura. Desta maneira, pode acessar o endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalContent.action?editionId=12&categoryId=1&contentId=272.
Cinco estrelas 3 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasMais uma vez... Excelente!!
24/03/2010
Cinco estrelasOi colega, rudo bem? Sou professora de ciências na rede pública municipal, atendo as séries finais do ensino fundamental, estou fazendo pós em mídias na educação e achei o seu projeto maravilhénsoso, uma maneira de fazer com que o aluno faça tudo o que gosta e ainda por cima aprenda sem se dar conta. Parabéns, Beth
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito do objetivo de sua aula!!! Como sugestão seriam interessante mostrar algumas reportagens sobre acidentes devido ao uso de "cerol" para esquentar o debate!!!