Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando com um texto natalino

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Beatriz Gama da Mota
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o verdadeiro significado do Natal através da leitura e da interpretação de um texto narrativo.

Produzir um cartão sobre a temática do Natal.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que o aluno já tenha se apropriado da leitura e da escrita e conheça a estrutura de um bilhete.
Estratégias e recursos da aula

1. Iniciar a aula perguntando aos alunos: 

a) O que é o Natal?

b) O que você faz no dia de Natal?

c) Você vai a algum lugar? Qual?

2. A seguir, conversar sobre o verdadeiro significado do Natal: nascimento de Jesus Cristo. Esclarecer que, muitas vezes, as pessoas não lembram sequer do aniversariante, dando mais importância a presentes, roupas, festas e comidas.

PROFESSOR: É importante lembrar que o Natal, uma das festas cristãs mais importantes, surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, que veio ao mundo para nos ensinar muitas coisas boas como o amor, a caridade e o perdão. Seus símbolos são o presépio, que reconstitui a cena do nascimento de Jesus, a árvore de Natal, enfeitada com luzes, símbolo de Cristo, Luz do Mundo e, a troca de presentes como forma de confraternização. Mas, o Natal não se resume a bonitas decorações e a presentes, pois a sua essência é o festejo do nascimento Daquele que deu a Sua vida por nós, Jesus Cristo. Também é importante salientar que, dependendo do país, o Natal não é comemorado. Por exemplo: Na África e no Oriente Médio, onde pratica-se o Islamismo e Jesus Cristo não é reconhecido; os judeus ainda esperam um Salvador e acreditam no Antigo Testamento; na Ásia, onde as pessoas só acreditam em Buda. Mas infelizmente, até nos países cristãos, o verdadeiro significado do Natal está sendo esquecido e a nova estrela da festa é mesmo o Papai Noel...

3. Entregar, em folha separada, o seguinte texto natalino e pedir para que os alunos leiam silenciosamente, por duas vezes.

    André estava ajudando a sua mãe a arrumar a sala para o Natal. Armaram o presépio, penduraram bolas na árvore, enfeitaram as portas...

    André quis saber:

    _ Mãe, que é Natal?

    _ É a festa do nascimento do Menino Jesus.

    Nesse momento, a campainha tocou. Tia Marta e tio Valdemar estavam chegando. Ele estava contente e disse:

    _ Minha loja está cheia de gente comprando coisas. Natal é tempo de ganhar dinheiro.

& nbsp;   Mas tia Ma rta não parecia contente. Estava era muito cansada. Sentou na poltrona, tirou os sapatos, pediu um copo d'água e falou:

    _ Esse negócio de comprar presentes me cansa. Natal é um tumulto! As lojas ficam lotadas, as pessoas muito aflitas para fazer suas compras.

    André ouviu aquilo e ficou pensando. Não estava entendendo nada. Saiu da s ala e f oi para o quintal. No corredor, ouviu a irmã mais velha, Natália, falando ao telefone com uma amiga:

    _ Estou louca para chegar logo o Natal, para eu usar meu vestido novo.

    E na cozinha, a cozinheira Zenilda reclamava:

    _ Eu não aguento. Todo Natal é esta trabalheira. Tenho que cozinhar tanto!

    Cada vez André entendia menos.

    Enquanto o menino pensava, viu que a avó vinha chegando. Depo is de lhe dar um beijo, ela perguntou:

&nbs p;   _ Você está se comportando direitinho, André? Amanhã é N atal, dia de menino bonzin ho ganhar presente.

    André, então, resol veu perguntar ao pai, de noite, o que era o Natal. E ouviu isto:

    _ É um dia ótimo, feriado! Não tenho trabalho.

& nbsp;   Antes de dormir , André ficou deitado, pensando naquilo tudo. A cabecinha dele lembrava todas aquelas coisas:

   _ Natal... Natal... Natal...

Estudando o texto:

1. Leia o texto com atenção:

Numere os parágrafos do texto.

Você encontrou ______ parágrafos.

2. Invente um título para a história que você leu.

3. Dê respostas bem completas:

a) Qual era a maior dúvida que o menino dessa história possuía?

b) Como André auxiliava sua mãe na preparação do Natal?

c) Que explicação a mãe de André lhe deu sobre o Natal?

d) Tia Marta não gostava da época do Natal? Por quê?

e) Por que o pai de André achava que o Natal era um ótimo dia?

3. Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.

(1) Natália          (   ) Ficava observando as pessoas de sua casa.

(2) Valdemar      (   ) Vendia várias coisas no Natal.

(3) André           (   ) Estava cheia de serviço na cozinha.

(4) Zenilda         (   ) Comprou um vestido para o Natal.

4. Copie do texto as falas de cada personagem. Não esqueça do parágrafo e travessão.

ZENILDA-

AVÓ-

ANDRÉ-

5. Numere as frases, de acordo com os acontecimentos da história.

(    ) André ajudou a mãe a preparar a festa de Natal.

(    ) O pai de André voltou do trabalho.

(    ) O menino queria saber o que é o Natal.

(    ) Zenilda reclamou da trabalheira do Natal.

(    ) Os tios chegaram à casa de André. 

6. Quem são as seguintes personagens:

* André:

* Marta:

* Valdemar:

* Natália:

* Zenilda:

7. Complete livremente:

    Eu acho que o Natal é ______________________________ porque __________________________________________________________________________.

8. Dentro destas caixas estão dois presentes para você. Imagine o que seja e escreva abaixo .

                                     ;    & nbsp;    __________________ e __________________

I - Ao terminar o trabalho com a leitura e interpretação do texto, o professor, mostrará aos alu nos vários modelos de cartões de Natal e pedirá que leiam as mensagens. Ressaltar que as pessoas costumam enviar cartões como forma de carinho e de lembrança das pessoas que m uito consideram.

Durante a leitura dos cartões o profes sor mostrará aos alun os que estes possuem u ma estrutura parecida com a do bilhete: saudação e o nome do destinatário, a mensagem, despedida, assinatura e data.

II - Em seguida, eleger, através de votação, uma pessoa da escola para redigirem, coletivamente, um cartão de Natal.

Exemplo; Querida funcionária Márcia..

Após a escrita no quadro, os alunos receberão um papel colorido para copiar o cartão e fixá-lo no caderno de aula como uma sugestão de modelo. Poderão também enfeitar o cartão com motivos de Natal.

A seguir, o professor entregará aos alunos folhas de rascunho e pedirá a cada um que escreva um cartão de Natal, desejando coisas maravilhosas (a critério de cada aluno) para um colega de sala de aula.

Observação: O cartão não deverá ter destinatário, somente remetente.

III - Após a confecção dos cartões, o professor ajudará cada aluno a fazer a sua revisão. Depois de feita a revisão, o aluno reescreverá no cartão colorido em forma de bolas de enfeites de árvores de Natal.

                                           

IV - Os cartões serão colocados como enfeites numa árvore de Natal, na sala de aula. No último dia de aula, cada aluno pegará um cartão, aleatoriamente.

Avaliação

Durante a realização das atividades o professor avaliará se os alunos:

* identificaram o significado do Natal como o nascimento de Jesus;

* compreenderam que o motivo de ter tantos significados o Natal está ligado ao momento que cada pessoa vive;

* leram e interpretaram adequadamente o texto narrativo;

* produziram um cartão coletivo tecendo comentários de acordo com a proposta solicitada;

* escreveram o cartão de Natal obedecendo a sua estrutura.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 15 classificações

  • Cinco estrelas 12/15 - 80%
  • Quatro estrelas 3/15 - 20%
  • Três estrelas 0/15 - 0%
  • Duas estrelas 0/15 - 0%
  • Uma estrela 0/15 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Lídia, Escola Municipal de Educação Básica Barão de Penedo , Alagoas - disse:
    cerqueira.lidia@gmail.com

    05/12/2013

    Quatro estrelas

    Bem interessante esse texto, dá oportunidade do aluno conceituar o que é o Natal sobre sua ótica, e vivência. As atividades são boas para o trabalho de leitura e escrita. Parabéns.


  • olivia, Escola municipal Professora mareide monteiro de lima e Escola Estadual Eduardo Batista Amorim , Mato Grosso do Sul - disse:
    oliviadavidribeiro@hotmail.com

    15/11/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito,hoje as pessoas só se preocupam com presente, bebias e comidas, a essência do Natal está ficando de lado,e esse texto nos faz refletir sobre a história do NAtal. Obrigada.


  • ANA MARIA PINTO OLIVEIRA, Secretaria de Educação de Goias , Goiás - disse:
    anamariapintooliveira@hotmail.com

    11/11/2012

    Cinco estrelas

    Sou professora de Ensino Religioso no ensino fundamental e adorei essa atividade.


  • elane dos santos, Escola mundo Feliz , Bahia - disse:
    elane_ellen2011@hotmail.com

    04/11/2012

    Cinco estrelas

    adorei e muito bom concientizar as criancas de que o Natal e mudança de vida e comemorado o nascimento de Jesus Cristo.


  • Miria Natália Vieira da Silva, E.E.F.M.Prefeito Portinho Bittencourt , Santa Catarina - disse:
    miriagegi@hotmail.com

    02/11/2012

    Cinco estrelas

    Adorei essa aula. Todas as atividades são bem elaboradas e de fácil entendimento para o educando. Parabéns!


  • carmen, instituto estadual de educação salgado filho , Rio Grande do Sul - disse:
    carmemmariats@brturbo.com.br

    04/12/2011

    Quatro estrelas

    uma aula ótima para se discutir com a turma sobre o verdadeiro sentido do natal, hoje tão esquecido.


  • bete silva, escola estadual"General Sylvio Raulino de Oliveira , Minas Gerais - disse:
    betesilvarezende@yahoo.com.br

    28/11/2011

    Cinco estrelas

    MUITO CRIATIVO ADOREI...............


  • HILDA MARIA - JUIZ DE FORA/MG, EMUB , Minas Gerais - disse:
    hildinhajf@hotmail.com

    27/11/2011

    Cinco estrelas

    ACHEI EXCELENTE TODA A AULA...PARABÉNS PELO MATERIAL TÃO RICO QUE FOI COMPARTILHADO!!!


  • Joelma Brito, Rede municipal de Irece , Bahia - disse:
    joelmaoliveirabrito@yahoo.com.br

    21/11/2011

    Cinco estrelas

    Achei excelente. Me ajudou bastante.


  • cristina santos, Escola Rômulo Galvão , Bahia - disse:
    bcds.empre@hotmail.com

    11/11/2011

    Cinco estrelas

    Achei jóia, muito bom!!


  • DÉBORA CAMPOS, ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR TEIXEIRA DA COSTA , Minas Gerais - disse:
    debirahhcampus@yahoo.com.br

    08/12/2010

    Cinco estrelas

    muito criativo. dá trabalhar bem com os alunos sem que a aula torne-se enfadonha.


  • Anonimo, China - disse:
    caique_fernandes@hotmail.com

    08/12/2010

    Cinco estrelas

    Gostei da aula só que deveria tar respondido neh


  • Albertina, E.E.Manoel Fernandes , Paraíba - disse:
    profmarialbertina@gmail.com

    30/11/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, o texto está ótimo e a interpretação também, aproveitei todas as sugestões e as utilizei com meus alunos.


  • Marcia Vasco, Escola Domingos Sávio , Paraná - disse:
    marcia_vasco2003@yahoo.com.br

    29/11/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula obrigada pela sugestao bjos e feliz natal e um ano novo cheio de alegrias!!


  • Sonia Maria, Escola Estadual N. Sra. do Bom Conselho , Alagoas - disse:
    sm.profa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a criatividade com um texto tão sugestivo. Parabéns! Obrigada pelas sugestões.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.