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O que é matriz energética?

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
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Leda Maria Correa Moura

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia O Brasil diante das questões ambientais
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, indústria e modo de vida
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao término das atividades o aluno deverá ser capaz de:

- dominar o conceito de matriz energética (o que é matriz energética);
- reconhecer a matriz energética brasileira (qual é a matriz energética brasileira);
- escrever texto argumentativo defendendo a mudança na atual matriz energética.

Duração das atividades
01 hora-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Conhecer as formas de se produzir energia.

- Escrever texto argumentativo.

Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie sua aula com uma tempestade mental com a expressão "matriz energética". Você pode focar cada palavra ("matriz" e "energética") e depois fazer o mesmo com a expressão inteira.O que é Matriz?
O que é Energético(a)?
O que é Matriz Energética?

temp-mental
  • Por meio da tempestade mental é possível verificar o conhecimento prévio dos alunos antes de iniciar um conteúdo.
  • Faz-se uma pergunta e todos falam sua opinião a respeito, respondendo à questão.
  • As respostas devem ser anotadas no caderno e no quadro de giz. O professor pode usar giz colorido para ficar mais clara a visualização das palavras chaves citadas por cada aluno em torno do tema central.
  • Após o estudo do conteúdo (instrumentalização) volta-se às hipóteses anteriores para verificação da aprendizagem.  
  • Outra opção é anotar as sugestões dos alunos num painel (folha grande), conforme forem apresentando.
  • Lembre que a técnica é a expressão livre do pensamento do aluno, tudo deve ser anotado.
  • Oriente a turma para respeitar as idéias dos colegas, pois é uma questão ética saber ouvir e compreender que cada um tem o seu modo de ver o mundo.
  • No final da aula utilize o painel para, junto com os alunos, descartar as sugestões que não cabem no tema. Esse descarte deve ser feito justificando as exclusões.




De posse das sugestões, a medida que vai apresentando o tema para a turma, analisem as sugestões consideradas válidas ou não. Conversem sobre as conseqüências que a atual matriz energética, baseada em combustíveis fósseis, traz para a sociedade. Apresente, nessa discussão, a imagem "gas" )disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17842/gas.jpg) para discutir questões econômicas e de exclusão social que a matriz energética provoca.

Gas

Muito importante não confundir "matriz energética" com energia elétrica. Essa confusão acontece por ser a energia utilizada em nossas casas. A matriz energética refere-se à principal forma de produzirmos a energia que utilizamos. Portanto é preciso lembrar a energia utilizada nos transportes de carga, onde os combustíveis fósseis são a principal fonte; também das usinas termoelétrica, que utilizam carvão mineral; e algumas indústrias.

Você pode inserir na discussão as Organizações Não Governamentais (ONG) que defendem a mudança da Matriz Energética e as razões que as levam a fazer essa defesa. Peça aos alunos que pesquisem, nas páginas das ONG a defesa da instituição sobre o tema e, em sites de jornais e revistas, notícias que tratam sobre o tema:

Greenpeace (http://www.greenpeace.org/ - acesso em: 21 out 2009):

  1. "A opção pelas fontes renováveis de energia garante um futuro saudável"
  2. "Sem dúvida, não há desenvolvimento sem energia. No entanto, só há desenvolvimento sustentável com energia vinda de novas fontes renováveis."
  3. Vantagens do uso de energia alternativa e alguns questionamentos:
  • Aumentam a diversidade da oferta de energia, mas a que preço?
  • Asseguram a sustentabilidade da geração de energia a longo prazo, quais os investimentos de pesquisa nesta área?
  • Reduzindo as emissões atmosféricas de poluentes, qual a relação com a qualidade de vida do seres vivos?
  • Criam novas oportunidades de empregos nas regiões rurais, oferecendo oportunidades para fabricação local de tecnologia de energia. Como pode ser armazenada?
  • Fortalecem a garantia de fornecimento porque, diferentemente do setor dependente de combustíveis fósseis, não requerem importação . Que tipo de mão de obra é necessária para esta atividade?

WWF-Brasil (http://www.wwf.org.br/ - acesso em: 21 out 2009):
  1. "O ca minho a seguir pela sociedade, de acordo com o relatório da WWWF-Brasil, é a ação simultânea de redução das emissões de gases de efeito estufa em todos os setores, com as medidas de mercado apoiadas por várias políticas, como estabelecimento de padrões de eficiência energética, atribuição de tarifas diferenciadas para energias renováveis e o fim dos subsídios para a utilização de combustíveis fósseis."
  2. "Com a revolução industrial limpa em curso e apoiada por uma estrutura política forte, todas as fontes de energias renováveis se tornarão competitivas em comparação aos combustíveis fósseis entre 2013 e 2025."
  3. "O vento, o mar e o sol vão custar o mesmo hoje, amanhã e no futuro, ao contrário do carvão", aponta Singer."

Notícias:
  1. 14/11/2007 - "Matriz energética é desafio para reduzir emissões" (Terra - notícias - http://noticias.terra.com.br - acesso em: 21 out 2009);
  2. 27/10/2009 - "Câmara aprova lei sobre Mudança do Clima sem m etas de redução de gás-estufa" - (Folha on line - http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u644176.shtml);
  3. 30/09/2009 - "Mudanças na matriz energética condicionarão o futuro do Pré-Sal" - (Correio da Cidadania - http://www.correiocidadania.com.br/content/view/3809/9/ - acesso em: 21 out 2009);
  4. 27/08/2009 - "Matriz energética brasileira fica mais suja, diz levantamento de emissões de CO2" - (http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2009/08/27/matriz-energetica-brasileira-fica-mais-suja-diz-levantamento-de-emissoes-de-co2-767346984.asp);
  5. 28/08/2009 - "Matriz energética está 30% mais suja" - (http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/matriz-energetica-esta-30-mais-suja-28082009-38.shl - acesso em: 21 out 2009);

roteiros

Após as pesquisas vamos aplicar a técnica do GV-VO:

GRUPO DE VERBALIZAÇÃO X GRUPO DE OBSERVAÇÃO   (GV-GO)

Objetivos

  1. Desenvolver a capacidade de ouvir o outro.
  2. Desenvolver a capacidade de manifestar-se na vida.
  3. Contribuir para a ampliação do conhecimento do outro.
  4. Participar direta ou indiretamente de uma discussão.
  5. Exercitar a elaboração de síntese.

Passos

  1. Dividir a turma em dois sub-grupos, que formarão dois círculos. O círculo int erno será o da verbalização, que tem como tarefa, a discussão de um tema proposto. O círculo externo será o de observação. À ele cabe a tarefa de observar o processo de discussão e o conteúdo da mesma.
  2. O Coordenador lança uma pergunta sobre o tema (capaz de provocar uma discussão). Somente o grupo interno poderá responder, discutindo o assunto.
  3. Durante a discussão, o grupo de observação, apenas registra idéias esquecidas pelo grupo de verbalização, anota dúvidas, e outros pontos que gostariam de falar.
  4. Após 10 minutos de discussão, inverter os grupos.
  5. Coordenador formula a mesma questão ou outra para que o grupo, de observação agora na posição de verbalização, possa expressar ideias, completar ideias do grupo anterior, exemplificar, etc.
  6. Após 10 minutos formar uma grande círculo:
  • Fazer uma síntese dos pontos discutidos;
  • Tirar dúvidas;
  • Fazer uma avaliação.

Observação:

É responsabilidade do coordenador cuidar de:

  1. Formular bem as perguntas;
  2. Ficar atento para que todos participem;
  3. Fazer com que o grupo de verbalização se expresse de maneira clara para que todos possam ouvir suas opiniões;
  4. Fazer com que o grupo de observação fique absolutamente calado durante a discussão do grupo de dentro;
  5. Marcar o tempo e determinar a troca de posições;
  6. Abrir o debate final no grupão;
  7. Fazer a síntese final da discussão.




Após as pesquisas feitas pelos alunos, as discussões no GV-GO, solicite que escrevam texto argumentativo sobre a mudança da matriz energética. Eles podem optar em escrever a favor ou contra a mudança. Mas é importante que justifiquem a opção nos argumentos presentes no texto.
Professor, se a turma ainda não tem um blog, convide-a a construir um. Não deixe o blog morrer, peça que os alunos organizem-se em grupos e façam um cronograma de atualização que pode ser semanal. Os textos elaborados serão as primeiras postagens.
O blog pode ser utilizado nos demais conteúdos da disciplina.
Peça que os alunos divulguem o blog para seus familiares e contatos virtuais.
O objetivo desta atividade é levar os estudantes a compartilharem suas inquietações, descobertas, sugestões com a comunidade, discutindo idéias e conscie ntizando a população sobre a necessidade de mudar a atual matri z energética.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares
Sugestões para o professor (todos os acessos foram feitos em 21 out 2009):
  1. Sobre energia alternativa: http://www.greenpeace.org.br/tour2004_energia/index.php;
  2. Conceito de Matriz Energética: http://www.eletrobras.gov.br/pesquisa_infanto_juvenil/energia.asp?menu=02&submenu=0207&conteudo=0207;
  3. Revista Planeta Sustentável: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/eventos/conteudo_237741.shtml;
  4. Portal de Biodiesel: http://www.biodieselbr.com/energia/transicao-matriz-energetica.htm;
  5. Simulador de emissão de CO2: http://www.breathingearth.net/.
Avaliação
A avaliação deve ser no decorrer das aulas e atender a critérios preestabelecidos:
a) o aluno participou da atividade de tempestade mental, apresentando suas certezas e dúvidas;
b) o aluno participou das discussões para descarte de itens da lista obtida;
c) o aluno escreveu texto argumentativo a favor/contra a mudança da matriz energética;
d) o aluno participa de grupo de atualização do blog;
e) durante as atividades, o estudante argumentou, discutiu, apresentou sugestões.
Opinião de quem acessou

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