Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Criando Cartoon Strips (Tirinhas)

 

30/07/2010

Autor e Coautor(es)
Luiz Mário de Brito Pina
imagem do usuário

SALVADOR - BA COLEGIO ANTONIO VIEIRA

Adriana Puonzo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá aplicar, em um trabalho artístico-textual, os conteúdos da Língua Inglesa que ele vem estudando desde o início do ano letivo. Ele deverá ter a consciência de que o Inglês não é um idioma de laboratório, uma língua para ser usada apenas na sala de aula ou para fazer tarefas escolares, mas que pode ser empregado em produções textuais e na comunicação em geral.

Duração das atividades
2 (duas) aulas de, aproximadamente, 50 (cinquenta) minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Como essas aulas são planejadas para o final do ano letivo e para o 6º ano (antiga 5ª série) do Ensino Fundamental, pressupõe-se que o aluno já domine toda a estrutura do verbo to be

, no presente simples, nas formas afirmativa, interrogativa e negativa; Yes/no questions; short/long answers; as WH-questions com what, what color, who, where e how old, assim como, as respostas para tais perguntas, envolvendo objetos escolares, frutas, cores, as preposições de lugar in, on e under e os números até 100 (cem).

Estratégias e recursos da aula

1ª aula

  • Os alunos, divididos em dupla e previamente avisados, na aula anterior, que deveriam se dirigir ao laboratório de Informática na aula seguinte, já vão encontrar os computadores conectados ao site http://www.toondoo.com/ .Para o uso dos recursos desse site, o professor deverá, primeiramente, efetuar o registro, clicando em Register, no canto superior direito da homepage. Em seguida, ele deverá cadastrar um nome de usuário (Username) e uma senha (password). A partir de então, sempre que se iniciar um novo trabalho, ele deverá clicar em Login (ao lado de Register) e digitar os dados de usuário e senha cadastrados.                                                                                                                                                                       www.toondoo.com
  • Os alunos, já em dupla, deverão clicar em Toondoo Maker e escolher, em seguida, uma das opções de "tirinhas" oferecidas pelo programa (Eu recomendo aquela com três quadros pela possibilidade de uma produção textual mais completa).
  • A partir de então e até o final da aula, os alunos deverão experimentar a maioria dos recursos disponíveis. Há infinitas possibilidades. Eles poderão selecionar personagens já existentes, oferecidos pelo programa, como podem usar a opção TraitR para criarem seus próprios personagens. Há inúmeros cenários e objetos, assim como diversos tipos de Balões (baloons). É um momento extremamente prazeroso, de descobertas e de intensa criatividade. A intenção é fazê-los se familiarizar com o site, não havendo, portanto, a necessidade de salvar qualquer rascunho ou esboço do trabalho, que será para valer na 2ª aula.

2ª aula

  • No laboratório de Informática, os alunos já encontrarão os PCs abertos na página de criação dos toondoos (nome dado aos cartoon strips pelo programa) para que, em dupla, logo comecem a produção das "tirinhas". É facultativo o uso do livro didático, pois, como exposto acima, a intenção não é a cobrança de conteúdos, mas a aplicação do Inglês em uma produção textual lúdica e comunicativa.
  • Os alunos deverão criar, assim, pequenos diálogos, usando a Língua Inglesa em cada quadro, independentemente do uso das interjeições.

                                 Figura 1

  • Ao final de cada trabalho, com a orientação do professor, as duplas deverão levar o ponteiro do mouse para o canto superior esquerdo em Start here e escolher a opção Save as. Em TITLE, digitar a turma e os números dos co mponentes das duplas (não há espaço suficiente para os nome s de cada aluno). Finalmente, clicar em PUBLISH e aguardar até que apareça uma mensagem indicando que o trabalho foi salvo.
  • Para posterior visualização dos trabalhos, sem que haja a intenção de re-editá-los, clica-se no campo SEARCH (busca) e digita-se o nome do usuário cadastrado.
  • Disponibilizo abaixo 2 (dois) tutoriais que vão auxiliar o professor a compreender melhor os recursos do programa e, desse modo, orientar os alunos na construção dos toondoos:
Recursos Complementares

www.toondoo.com

Avaliação
A avaliação não deverá ser pela correção do emprego das estruturas da Língua Inglesa, que, evidentemente, deverão ser analisadas e, posteriormente, corrigidas pelo professor, uma vez que o programa permite a re-edição dos cartoons strips, mas pela criatividade, beleza e humor das "tirinhas. Esse último item, o humor, não deve ser levado tanto em conta pela dificuldade e limitações naturais dos alunos nessa faixa-etária. 
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Luisa Freire, Colégio Est Tereza Borges e Inst. de Educ. Anísio Teixeira , Bahia - disse:
    freirel@terra.com.br

    29/03/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula. A utilização da tecnologia e mais as tirinhas são grandes atrativos para os alunos. Parabéns!


  • Viviane, NRE/CRTE , Paraná - disse:
    vivigabre@gmail.com

    22/04/2010

    Cinco estrelas

    Adorei essa aula, além de ser criativa utiliza as novas tecnologias presente na vida de nossos alunos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.