Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno deverá aplicar, em um trabalho artístico-textual, os conteúdos da Língua Inglesa que ele vem estudando desde o início do ano letivo. Ele deverá ter a consciência de que o Inglês não é um idioma de laboratório, uma língua para ser usada apenas na sala de aula ou para fazer tarefas escolares, mas que pode ser empregado em produções textuais e na comunicação em geral.
Duração das atividades
2 (duas) aulas de, aproximadamente, 50 (cinquenta) minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Como essas aulas são planejadas para o final do ano letivo e para o 6º ano (antiga 5ª série) do Ensino Fundamental, pressupõe-se que o aluno já domine toda a estrutura do verbo to be
, no presente simples, nas formas afirmativa, interrogativa e negativa; Yes/no questions; short/long answers; as WH-questions com what, what color, who, where e how old, assim como, as respostas para tais perguntas, envolvendo objetos escolares, frutas, cores, as preposições de lugar in, on e under e os números até 100 (cem).
Estratégias e recursos da aula
1ª aula
- Os alunos, divididos em dupla e previamente avisados, na aula anterior, que deveriam se dirigir ao laboratório de Informática na aula seguinte, já vão encontrar os computadores conectados ao site http://www.toondoo.com/ .Para o uso dos recursos desse site, o professor deverá, primeiramente, efetuar o registro, clicando em Register, no canto superior direito da homepage. Em seguida, ele deverá cadastrar um nome de usuário (Username) e uma senha (password). A partir de então, sempre que se iniciar um novo trabalho, ele deverá clicar em Login (ao lado de Register) e digitar os dados de usuário e senha cadastrados.
- Os alunos, já em dupla, deverão clicar em Toondoo Maker e escolher, em seguida, uma das opções de "tirinhas" oferecidas pelo programa (Eu recomendo aquela com três quadros pela possibilidade de uma produção textual mais completa).
- A partir de então e até o final da aula, os alunos deverão experimentar a maioria dos recursos disponíveis. Há infinitas possibilidades. Eles poderão selecionar personagens já existentes, oferecidos pelo programa, como podem usar a opção TraitR para criarem seus próprios personagens. Há inúmeros cenários e objetos, assim como diversos tipos de Balões (baloons). É um momento extremamente prazeroso, de descobertas e de intensa criatividade. A intenção é fazê-los se familiarizar com o site, não havendo, portanto, a necessidade de salvar qualquer rascunho ou esboço do trabalho, que será para valer na 2ª aula.
2ª aula
- No laboratório de Informática, os alunos já encontrarão os PCs abertos na página de criação dos toondoos (nome dado aos cartoon strips pelo programa) para que, em dupla, logo comecem a produção das "tirinhas". É facultativo o uso do livro didático, pois, como exposto acima, a intenção não é a cobrança de conteúdos, mas a aplicação do Inglês em uma produção textual lúdica e comunicativa.
- Os alunos deverão criar, assim, pequenos diálogos, usando a Língua Inglesa em cada quadro, independentemente do uso das interjeições.
- Ao final de cada trabalho, com a orientação do professor, as duplas deverão levar o ponteiro do mouse para o canto superior esquerdo em Start here e escolher a opção Save as. Em TITLE, digitar a turma e os números dos co mponentes das duplas (não há espaço suficiente para os nome s de cada aluno). Finalmente, clicar em PUBLISH e aguardar até que apareça uma mensagem indicando que o trabalho foi salvo.
- Para posterior visualização dos trabalhos, sem que haja a intenção de re-editá-los, clica-se no campo SEARCH (busca) e digita-se o nome do usuário cadastrado.
- Disponibilizo abaixo 2 (dois) tutoriais que vão auxiliar o professor a compreender melhor os recursos do programa e, desse modo, orientar os alunos na construção dos toondoos:
Recursos Complementares
Avaliação
A avaliação não deverá ser pela correção do emprego das estruturas da Língua Inglesa, que, evidentemente, deverão ser analisadas e, posteriormente, corrigidas pelo professor, uma vez que o programa permite a re-edição dos cartoons strips, mas pela criatividade, beleza e humor das "tirinhas. Esse último item, o humor, não deve ser levado tanto em conta pela dificuldade e limitações naturais dos alunos nessa faixa-etária.