Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Escrevendo uma história...

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher, Andreza Marques de Castro Leão.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas aulas têm o objetivo de despertar nos alunos o interesse de escrever suas próprias histórias de vida, bem como compreender a importância da união familiar, por meio de um conto interativo. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
- Língua Portuguesa (escrita de uma história);
- Arte (ilustração da história elaborada).

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Sala de Vídeo, pois o recurso utilizado poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho adequado.


Motivação:

Um dia antes do desenvolvimento destas aulas o professor deverá pedir para que os alunos perguntem a alguma pessoa de seu convívio, como seus pais ou responsáveis, tios, avós..., uma história que eles acham bonita; pode ser como conheceram seus parceiros (no caso dos pais que vivem juntos), como foi o primeiro emprego, enfim, uma história que seja interessante, ou que tenha aspectos de valores importantes (como honestidade, perdão, afeto, humildade, conquistas e etc.).

Atividade 1

Com o objetivo de motivar os alunos a escreverem uma história, que poderá ser fruto da “entrevista” que realizaram com alguma pessoa próxima; parente ou amigo ou até mesmo uma história que viu em um filme e que achou bonita e/ou interessante, os alunos serão convidados a assistir uma história; um Recurso (Fig. 1), postado abaixo.

O Recurso “Casos de amor”, é um conto infantil elaborado artesanalmente por crianças do Movimento Comunitário Estrela Nova, de São Paulo, que narra a história de amor de um jovem casal. No casamento, eles vivenciam vários valores familiares, como o perdão, a cumplicidade e o afeto.

Recurso:

Link do Recurso disponível no Site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19243  

Figura 1- Imagem do Recurso

Após assistirem o Recurso o professor deverá perguntar aos alunos o que acharam do vídeo, que aspectos abordados nestes que eles mais gostaram. É importante que neste momento o professor trabalhe os valores abordados na história que o Recurso traz – como o perdão, a valorização da família, a vontadde de ter uma vida com condições melhores, entre outros. O assunto do uso das drogas poderá ser também discutido de modo que sua prevenção seja feita, entre outros assuntos que o professor considerar relevante.
Assim sendo, após esta exploração e baseado no vídeo, o professor solicitará que os alunos escrevam sua própria história. Os alunos que se sentirem à vontade podem escrever a história de um personagem.


Atividade 2

Depois de escrever as histórias, os alunos deverão fazer um desenho que represente a história que criaram. Uma espécie de livro deverá ser confeccionado pelos alunos, para que posteriormente estes possam ser trocados entre os colegas da sala de aula. Esta é uma forma de socializar os trabalhos feitos, além de ser uma estratégia interessante para instigar o gosto dos alunos pela leitura e valorizar a produção de cada um.


Atividade 3

Com o objetivo de finalizar as aulas, o professor deverá retomar um assunto que foi trabalhado no Recurso e que é de extrema importância: a prevenção do uso das drogas! Sugerimos que o professor pergunte aos alunos o que aconteceu com um dos personagens da história que passou a usar drogas (os alunos deverão falar que ele ficou na rua, sem ter onde morar e o que comer e etc.). O professor deverá fazer um alerta sobre este assunto aos alunos e propor que eles elaborem uma peça teatral (Fig. 2) com o objetivo de mostrar as outras pessoas que o uso de drogas só prejudica a vida de uma pessoa...
Os alunos, em grupos, poderão criar situações, parecidas com as do recurso, para encenarem aos demais alunos da escola em que estudam com o objetivo de fazer uma campanha de prevenção ao uso das drogas.

Figura 2- Imagem de crianças apresentando uma peça teatral
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_QqJmzA9H2vo /RtRDR3MkfAI/AAAAAAAAAAs/_c3fP2ZZnMc/s320/colonia%2B058.jpg  
Acesso em: 07. Nov. 2009.

Recursos Complementares

Sugerimos que o professor faça uma pesquisa sobre como trabalhar o assunto da prevenção do uso de drogas com seus alunos. Para isso, sugerimos que o professor faça a visita em alguns sites:

http://www.sapiensvita.com.br/artigos.html  

http://www.imesc.sp.gov.br/infodrogas/fatores.htm  

http://agentedapaz.ning.com/forum/topics/como-tratar-sobre-prevencao-as

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor avalie as competências relacionadas à Língua Portuguesa; à escrita de histórias e também de como representar uma história por meio de desenhos e ainda no preparo da peça teatral, em que serão trabalhadas as competências da oralidade e da criatividade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.