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Leitura e produção de textos instrucionais

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno entrará em contato com textos instrucionais (Regras de brincadeiras), conhecendo sua utilidade nas práticas sociais, bem como produzindo um texto desse tipo.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Propor a seguinte brincadeira intitulada:MAESTRO.

O professor convidará aos alunos para participar dessa brincadeira, informando que primeiramente é necessário saber como se brinca, conhecendo as regras da brincadeira.

Explicar, então, que nessa brincadeira será escolhido um aluno para ser o maestro (um regente) e outro que sairá da sala e terá que adivinhar quem é o maestro.

O maestro fará movimentos como  (bater palmas, cantarolar, assoviar, etc) que serão imitados pelos outros alunos, enquanto o aluno que saiu da sala observará a todos para descobrir de onde os movimentos estão se originando.

Realizar a atividade diversas vezes, substituindo o maestro e o observador para que toda a sala apreenda bem como a brincadeira acontece.

Em seguida, apontar oralmente, com o auxílio dos alunos as regras da brincadeira, que podem ser as seguintes:

- O aluno que irá descobrir quem é o maestro, não pode estar na sala.

- O aluno que deverá descobrir quem é o maestro tem que observar a turma até concluir quem é o líder, caso contrário ele sai da brincadeira.

- Os outros colegas da sala tem que imitar o maestro.

- Quando descoberto o maestro, ele sairá da sala e será o próximo a descobrir o outro maestro.

- O maestro não pode se pronunciar, mostrando claramente ao observador sua identidade.

- Os colegas da turma não podem apontar o maestro e nem olhar para ele de forma ostensiva.

A medida que os alunos forem falando, registrar no quadro as regras do jogo.

Momento 2

Os alunos deverão copiar no caderno as regras da brincadeira que foram produzidas coletivamente. Os alunos poderão, também, ilustrar a brincadeira no caderno.

Neste momento, explicar que foi produzido um texto com o objetivo de instruir as pessoas, ou seja, com o intuito de mostrar para alguém como se faz algo. Sendo aquele conjunto de regras então um texto instrucional.

Momento 3

Apresentar as regras dd jogo intitulado "batata quente", descrito abaixo, para os alunos colarem no caderno.

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Ler o texto em voz alta  e destacar que as regras não estão completas. Assim, conversar com os alunos perguntando se eles conhecem essa brincadeira, se já brincaram e discutir quais regras estão faltando. As possíveis respostas são:

- quando a música parar, aquele que estiver com a batata na mão sai;

- se alguém tentar passar a batata depois que a música parar, será eliminado;

- o jogo termina quando sobrar apenas um jogador, etc.

Discutir, ainda, para que serve aquele texto, a quem ele é dirigido (as pessoas que querem saber como se faz algo) e como ele é organizado (em partes numeradas ou uma abaixo da outra).

Enfatizar que aquele texto descreve ações que se deve seguir para que a brincadeira aconteça de forma correta.

Complementar a discussão dizendo aos alunos que existem outros textos, além das regras de jogos e brincadeiras, que também tem o objetivo de instruir. Perguntar se eles conhecem algum e dar exemplos como: a bula de remédio, manual de intruções de aparelhos eletrônicos, receitas, dentre outros.

Momento 4

Completar coletivamente as regras da batata quente no caderno, brincando em seguida.

Momento 5

Elencar várias brincadeiras que os alunos já conhecem, anotando no quadro alguns nomes, e relembrando oralmente como se brinca daquela brincadeira.

Exemplos

Telefone sem fio

Tudo que seu mestre mandar

Amarelinha

Pique pega etc...

Após a seleção de algumas brincadeiras, dividir a sala em grupos com três ou quatro alunos e pedir que, em uma folha ofício, eles escrevam as regras de uma brincadeira relembrada naquela aula.

Momento 6

Apresentação à turma das regras descritas por cada grupo tecendo comentários sobre elas.

Uma outra sugestão é o sorteio de uma brincadeira que foi redigida para ser analisada e, posteriormente, exercitada para certificar a validade de suas regras.

Avaliação

O professor deverá avaliar se o aluno compreendeu o funcionamento desse tipo de texto instrucional, através da leitura e da elaboração de regras de brincadeiras.

Avaliará também se os alunos foram capazes de seguir as regras no momento da prática das brincadeiras.

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