01/12/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
O aluno entrará em contato com textos instrucionais (Regras de brincadeiras), conhecendo sua utilidade nas práticas sociais, bem como produzindo um texto desse tipo.
É necessário estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
Propor a seguinte brincadeira intitulada:MAESTRO.
O professor convidará aos alunos para participar dessa brincadeira, informando que primeiramente é necessário saber como se brinca, conhecendo as regras da brincadeira.
Explicar, então, que nessa brincadeira será escolhido um aluno para ser o maestro (um regente) e outro que sairá da sala e terá que adivinhar quem é o maestro.
O maestro fará movimentos como (bater palmas, cantarolar, assoviar, etc) que serão imitados pelos outros alunos, enquanto o aluno que saiu da sala observará a todos para descobrir de onde os movimentos estão se originando.
Realizar a atividade diversas vezes, substituindo o maestro e o observador para que toda a sala apreenda bem como a brincadeira acontece.
Em seguida, apontar oralmente, com o auxílio dos alunos as regras da brincadeira, que podem ser as seguintes:
- O aluno que irá descobrir quem é o maestro, não pode estar na sala.
- O aluno que deverá descobrir quem é o maestro tem que observar a turma até concluir quem é o líder, caso contrário ele sai da brincadeira.
- Os outros colegas da sala tem que imitar o maestro.
- Quando descoberto o maestro, ele sairá da sala e será o próximo a descobrir o outro maestro.
- O maestro não pode se pronunciar, mostrando claramente ao observador sua identidade.
- Os colegas da turma não podem apontar o maestro e nem olhar para ele de forma ostensiva.
A medida que os alunos forem falando, registrar no quadro as regras do jogo.
Momento 2
Os alunos deverão copiar no caderno as regras da brincadeira que foram produzidas coletivamente. Os alunos poderão, também, ilustrar a brincadeira no caderno.
Neste momento, explicar que foi produzido um texto com o objetivo de instruir as pessoas, ou seja, com o intuito de mostrar para alguém como se faz algo. Sendo aquele conjunto de regras então um texto instrucional.
Momento 3
Apresentar as regras dd jogo intitulado "batata quente", descrito abaixo, para os alunos colarem no caderno.
Ler o texto em voz alta e destacar que as regras não estão completas. Assim, conversar com os alunos perguntando se eles conhecem essa brincadeira, se já brincaram e discutir quais regras estão faltando. As possíveis respostas são:
- quando a música parar, aquele que estiver com a batata na mão sai;
- se alguém tentar passar a batata depois que a música parar, será eliminado;
- o jogo termina quando sobrar apenas um jogador, etc.
Discutir, ainda, para que serve aquele texto, a quem ele é dirigido (as pessoas que querem saber como se faz algo) e como ele é organizado (em partes numeradas ou uma abaixo da outra).
Enfatizar que aquele texto descreve ações que se deve seguir para que a brincadeira aconteça de forma correta.
Complementar a discussão dizendo aos alunos que existem outros textos, além das regras de jogos e brincadeiras, que também tem o objetivo de instruir. Perguntar se eles conhecem algum e dar exemplos como: a bula de remédio, manual de intruções de aparelhos eletrônicos, receitas, dentre outros.
Momento 4
Completar coletivamente as regras da batata quente no caderno, brincando em seguida.
Momento 5
Elencar várias brincadeiras que os alunos já conhecem, anotando no quadro alguns nomes, e relembrando oralmente como se brinca daquela brincadeira.
Exemplos
Telefone sem fio
Tudo que seu mestre mandar
Amarelinha
Pique pega etc...
Após a seleção de algumas brincadeiras, dividir a sala em grupos com três ou quatro alunos e pedir que, em uma folha ofício, eles escrevam as regras de uma brincadeira relembrada naquela aula.
Momento 6
Apresentação à turma das regras descritas por cada grupo tecendo comentários sobre elas.
Uma outra sugestão é o sorteio de uma brincadeira que foi redigida para ser analisada e, posteriormente, exercitada para certificar a validade de suas regras.
O professor deverá avaliar se o aluno compreendeu o funcionamento desse tipo de texto instrucional, através da leitura e da elaboração de regras de brincadeiras.
Avaliará também se os alunos foram capazes de seguir as regras no momento da prática das brincadeiras.
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01/03/2013
Quatro estrelasAdorei