Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Representando o Pintinho e Conhecendo a sua Família.

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
Solange Kátia Epifânio Soares
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  Com esta aula as crianças da Educação Infantil de 2 e 3 anos poderão:

  • Brincar utilizando movimentos corporais para sua realização;
  • Vivenciar situações de brincadeiras de faz de conta;
  • Registrar, através do desenho uma brincadeira;
  • Observar imagens;
  • Conhecer a família do pintinho.
Duração das atividades
As atividades poderão ser desenvolvidas em diferentes momentos com duração de 15 a 20 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o tema dos pintinhos. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados por intermédio da aula, apresentada neste portal, intitulada: O Pintinho o que é? É um passarinho?.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 -Conhecer/Identificar qual a classe de animais que pertence o pinto.

Nesta atividade, o (a) professor (a) poderá ir nomeando junto à criança sobre a mãe e o pai do pintinho e explicar que ele pertence a família das aves.

undefined

 

Atividade 2 – Representando o pintinho.

1° Passo – O (a) professor (a) poderá propor uma brincadeira de faz de conta para fazer uma representação do “pintinho”. Como as crianças nesta faixa etária (2 a 3 anos) ainda não consegue construir os seus figurinos, o (a) professor (a) poderá solicitar que elas ajudem na pintura ou na colagem dependendo do material que irão utilizar. Nesse momento ele poderá questionar:

  • Como é o corpo do pintinho?
  • De que o seu corpo é coberto?

2° Passo – Com as fantasias prontas,o (a) professor (a) combina um faz de conta com as crianças, somente para brincar, mas também pode ser uma vivência de representação para outras crianças, um compartilhar da brincadeira de dramatização.Assim, para esse momento também pode fazer uso da música "A Galinha Magricela" do Balão Mágico e/ou "Meu Pintinho Amarelinho” do repertório popular.

                          undefined                                                                      undefined

 Atividade 3 - O (a)  professor (a ) poderá solicitar que as crianças registrem livremente, através do desenho o momento que mais gostou da brincadeira .

Recursos Complementares

Avaliação

Durente a aula o professor deverá observar:

  • Se a criança brincou utilizando movimentos corporais para sua realização;
  • Se a criança fez uso da linguagem oral para a sua aprendizagem e para a aprendizagem dos colegas;
  • Se a criança demonstrou interesse pelas brincadeiras;
  • Se representou o seu conhecimento/aprendizagem por intermédio da brincadeira;
  • Se registrou a brincadeira através do desenho.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.