Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo as propriedades da água no estado líquido!

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Andreza Marques de Castro Leão.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão estudar as características ou propriedades físicas da água no estado líquido, a partir da experimentação. Além disso, poderão fazer relações com aplicações práticas do cotidiano.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Desenvolvimento de um Experimento Prático.

Materiais necessários para a realização do experimento:

Recipientes de plástico transparente e/ou vidro – de tamanho médio;
Esponja comum (de banho ou de lavar louças);
Sacos plásticos transparentes;
Bacias pequenas;
Água.

Preparação para a realização do experimento:

Um ou dois dias antes do desenvolvimento destas aulas e do experimento do experimento que ela apresenta, o professor deverá combinar com os alunos que eles tragam os materiais necessários para a realização deste. Estes matérias estão elencados abaixo. Sugerimos que os alunos sejam divididos em grupos.

Motivação:

Com o objetivo de dar início às discussões sobre o tema proposto para estas aulas – conhecer as propriedades da água no estado líquido, sugerimos que o professor faça uma dinâmica com os alunos. Para isso, deverá pedir que um aluno voluntário vá à frente da sala de aula e deixe que tapem seus olhos (Fig. 1).

Figura 1- Imagem de uma criança com os olhos vendados
Disponível em: http://www.colmagno.com.br/Eric/inglesvocab14052.jpg Acesso em: 09. Nov. 2009.

Em seguida, o professor deverá separar para o aluno voluntário, copos com líquidos diferentes, entre eles deverá ter água potável. Sugerimos que haja nos copos, refrigerante, suco e água (Figs. 2, 3 e 4) e que o professor ressalte que os líquidos que haverá nos copos são próprios para o consumo!

Figura 2- Imagem de um copo com refrigerante
Disponível em: http://batecabeca.com.br/wp-content/uploads/2008/08/coca-cola.jpg Acesso em: 09. Nov. 2009.


Figura 3- Imagem de um copo com suco
Disponível em: http://farm2.static.flickr.com/1231/698893741_b2e5c7d94d_m.jpg Acesso em: 09. Nov. 2009.

Figura 4- Imagem de um copo com água
Disponível em: http://www.depoisdosvinte.blogger.com.br/copo.jpg Acesso em: 09. Nov. 2009.


O aluno voluntário deverá antes de beber os líquidos, cheirá-los e em seguida descrever como é o cheiro e o gosto do líquido que bebeu, ou seja, se é doce, azedo, como é seu cheiro e etc.
Os demais alunos, deverão, neste momento apenas observar o que está sendo feito, sem dar dicas para o aluno voluntário sobre o que há em cada um dos copos.

Feito isso, os alunos deverão de maneira coletiva, auxiliando o aluno voluntário, refletir sobre as características de cada um dos líquidos, o que têm em comum e o que não tem...  

Observação: O professor poderá oferecer aos demais alunos os líquidos (refrigerante, suco e água), pois como são crianças pequenas poderão ficar com vontade!

Com o objetivo de continuar os estudos sobre as propriedades da água no estado liquido, outras atividades deverão ser realizadas, como as propostas a seguir.

 

Atividade 1


Depois de ter feito a atividade da Motivação e que os alunos chegarem a conclusão sobre as características semlehantes e diferentes entre os 3 líquidos apresentados o experimento deverá se iniciar.
É importante destacar que, o Recurso utilizado nestas aulas é um guia de aula prática que apresenta uma introdução ao estudo das propriedades físicas da água no estado líquido, ela toma a forma do recipiente ou do frasco em que está e tem a superfície lisa e horizontal.


Para dar início ao experimento faz-se necessário que o professor faça os seguintes questionamentos aos alunos:
- Como conhecemos a água?
- Em que estado a bebemos?
- O que é estado físico de uma matéria?
- O que fez com que o colega de vocês (aluno voluntário) percebesse que estava bebendo água, o que ele disse a respeito do gosto e do cheiro dela?
- Quais são os outros estados físicos da água? (caso apareça o estado gás ou vapor, é importante que o professor não fale nada sobre este estado ainda!)

Após fazer estes questionamentos e ouvir o que os alunos têm a dizer, o professor deverá pedir que um aluno voluntário procure no dicionário a palavra “estado”. Em seguida, os experimentos práticos poderão ser realizados.


Atividade 2

Neste momento o professor deverá conversar com os alunos sobre o objetivo do Experimento que é o de: estudar as características do estado líquido da água, por meio de e relações com atividades práticas do cotidiano.
É importante que o professor oriente os alunos dando instruções para o desenvolvimento do referido experimento, como segue abaixo:

Orientações:

Os alunos deverão:

- Colocar água nos recipientes separados para o desenvolvimento do experimento; recipientes transparentes, sacos plásticos transparentes, na bacia pequena e em seguida colocar a bucha.
- Os alunos deverão observar como é a característica da água nos diferentes recipientes, se são as mesmas, se são diferentes.

Após o desenvolvimento do experimento as seguintes questões deverão ser respondidas:
1. Quais são as características físicas da água no estado líquido (Fig. 5)? Estas características podem ser estendidas para todos os líquidos?
2. Existe alguma aplicação prática com os estudos deste experimento? Em caso positivo, qual é e como se usa?

Figura 5- Imagem de água no estado líquido
Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/agua%20potavel(2).jpg  
Acesso em: 01.Nov. 2009.

É importante que os alunos sejam instigados a mexer à vontade com os materiais (recipientes transparentes, esponjas, tubos e sacos plásticos) para verificar como a água fica em cada um deles!

No caso, por exemplo, do recipiente a água está e tem a superfície lisa e horizontal.

Sugerimos que cada grupo formado descreva em um papel quais são as propriedades da água no estado líquido. O professor deverá instigar os alunos a falar sobre o aspecto, a forma que a água no estado líquido tem e compará-lo com outros líquidos, como refrigerante, suco, contrastando-os com o da gelatina, por exemplo.
E em seguida, pensar nas propriedades da água em outros estados, como, por exemplo, sólido, gasoso (Fig. 6 e 7) (aspecto incolor, sem cheiro...).

Figura 6- Imagem de água no estado sólido
Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/figuras/Agua/estado_solido.jpg  Acesso em: 01.Nov. 2009.

Figura 7- Imagem de água no estado vapor
Disponível em:
http://1.bp.blogspot.com/_dD5YqGWEgDM/SGuIEkjtM8I/AAAAAAAAAAs/FFsbikGmdQA/s200/vapor.jpg  
Acess o em: 01.Nov. 2009.


Atividade 3

Depois de realizar o experimento prático e feitas as anotações no papel, cada grupo deverá ler o material disponível (link) abaixo para finalizar  e concluir o estudo do tema destas aulas (propriedades da água no estado líquido) e, então, responderem por escrito e oralmente as duas perguntas feitas no início das aulas - 1. Quais são as características físicas da água no estado líquido? Estas características podem ser estendidas para todos os líquidos?, 2. Existe alguma aplicação prática com os estudos deste experimento? Em caso positivo, qual é e como se usa?

http://www.colegioweb.com.br/ciencias-infantil/os-estados-fisicos-da-agua  


É importante que após o desenvolvimento prático do experimento, o professor pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade, e que puderam aprender com ela, se antes já tinham percebido estes fatores que a água apresenta em comum a todos seus estados, entre outras características encontradas pelos alunos.

Observação: Sugerimos que o professor disponibilize aos alunos os materiais contidos no links acima impresso para os alunos, se possível, uma cópia para cada grupo!

Sugestão: Sugerimos que o professor fotografe os alunos desenvolvendo o experimento para depois expor as fotos no mural da escola!

Recursos Complementares

Sugerimos quer o professor em outra oportunidade faça outros experimentos práticos com os alunos utilizando a mesma temática - água e seus estados. Para tanto, disponibilizamos alguns modelos de experiências:

http://benescola.blogspot.com/2009/01/experiencias-com-agua.html  

http://benescola.blogspot.com/2009/02/experiencias-com-agua.html  

Recurso utilizado para a elaboração da aula: "As propriedades da agua no estado líquido", disponível no site do Portal do Professor, por meio do link abaixo: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17172  

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam os resultados obtidos com o experimento e por meio dos estudos (explicação do professor, e leituras dos textos), e que os aspectos relacionados à produção de texto, do trabalho em grupos e da oralidade (explicação sobre o que entenderam da experiência) também sejam avaliados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Tatiane Campos, Escola municipal , São Paulo - disse:
    kyara_tata@yahoo.com.br

    28/05/2011

    Cinco estrelas

    achei muito interessante a sugestão..


  • myllena pires couto, nenhuma , Goiás - disse:
    mylleninha_star@hotmail.com

    17/05/2010

    Cinco estrelas

    foi otimo porque voce esta se entereçando com a ciencias parabens para quem criou este portal e maravilhoso pra quem estuda e tem que fazer uma pesquisa e so entrar aqui e pronto ta feita a pesquisa eu adorei.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.