20/11/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Andreza Marques de Castro Leão.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Com estas aulas os alunos poderão compreender conceitos relativos à teoria das cores. Poderão ainda, por meio de um experimento prático e simples, com a utilização de materiais de baixo custo e de fácil obtenção, como as sombras coloridas podem ser produzidas. Além disso, esta aula poderá ser profícua para trabalhar a oralidade, a escrita, a criatividade e o trabalho em grupo.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Desenvolvimento de um Experimento Prático. Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue na Tabela 1 abaixo) necessários para a realização do experimento nestas aulas.
Tabela 1:
Tesoura sem ponta |
Fita adesiva transparente |
2 luminárias de tamanho médio |
2 pastas de plástico coloridas (uma azul e outra vermelha) para folhas A4 |
Motivação:
Para dar início a estas aulas, sugerimos que o professor, de preferência em um dia de sol, leve os alunos até a quadra da escola, ou outro local espaçoso, e peça para que eles andem e olhem para trás e para os lados para verificar se há a imagem de suas sombras (Fig. 1) no chão. Em seguida, o professor, deverá discutir um pouco sobre o assunto da formação das sombras e dirigir-se com os alunos até à sala de aula ou para o local onde o experimento prático será desenvolvido.
Figura 1- Imagem sobre a formação das sombras
Disponível em: http://educar.sc.usp.br/bfl/latvian_measure_files/sombra_latvia_abril.gif Acesso em: 09. Nov. 2009.
Atividade 1
Sugerimos que o professor divida os alunos da sala de aula em grupos de 3 a 4 integrantes, para que todos possam visualizar melhor o desenvolvimento do experimento.
Ressaltamos que este experimento, conforme link abaixo, foi retirado de um Recurso (Fig. 1) disponibilizado pelo site do Banco Internacional de Objetos Educacionais – que é um banco destinado a armazenas diferentes tipos de Objetos Educacionais para serem usados pelos professores de todo o país para subsidiar suas aulas.
Recurso:
Link do Recurso disponível no Site do Banco Internacional de Objetos Educacionais:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10909
Figura 2- Imagem do Recurso
O referido experimento permite observar a mudança da posição das sombras coloridas, quando estas são projetadas a partir de filtros (plásticos) coloridos inseridos em uma luminária.
Desenvolvimento do Experimento
Estando os alunos organizados em grupos na sala de aula ou no Laboratório da escola (caso haja) o professor deverá dar as seguintes instruções para os alunos:
- Cortem um pedaço de cada uma das pastas (azul e vermelha) do tamanho do soquete (Fig.3) (que é a parte da luminária em que sairá a luz) da luminária que irão usar;
Figura 3- Imagem referente ao soquete da luminária
- Colem com fita adesiva cada pedaço dos plásticos nas luminárias;
- Virem a luminária com o plástico vermelho para uma parede ou superfície branca. Depois coloquem a luminária azul (Fig. 3) à luminária com o plástico vermelho.
- Em seguida, um aluno deverá colocar a mão em frente às luminárias.
Neste momento o professor deverá perguntar aos alunos o que aconteceu quando o plástico azul e o vermelho foram colocados na luminária. Os alunos deverão ser convidados a falar sobre o que aconteceu em cada etapa do desenvolvimento do experimento. É importante que todos os que quiserem falar possam fazê-lo, para que se sintam valorizados em expressar suas opiniões.
Resultado e Conclusão:
As sombras ficaram coloridas.
Porque isso acontece - Explicação:
A sombra da luminária azul se forma na região da sombra que a mão do aluno criou a luz vermelha iluminada pela luz azul. Já a sombra da luminária vermelha se forma na região da luz azul iluminada pela luz vermelha (Fig. 4).
Figura 4- Imagem do experimento
A luz branca é a união de todas as cores, por isso quando a luminária é coberta com o plástico colorido, ocorre o impedimento da passagem das outras cores, neste caso somente a luz azul e vermelha é que são passadas.
Atividade 2
Após a realização do experimento é importante que o professor converse com os alunos sobre o que aconteceu neste, como e porquê, para que possam entender o propósito do experimento.
Em seguida, sugerimos que os alunos, individualmente, escrevam uma carta para um aluno de outra sala de aula (da mesma escola) contando o que aprenderam. Para que assim, o professor possa perceber se entenderam mesmo o objetivo do experimento, além de trabalhar a competência da escrita de textos. Contudo, ficará a critério do professor e dos alunos em comum acordo, se estas cartas serão mesmo entregues a um aluno de outra sala de aula.
Sugestão: Sugerimos que o professor fotografe os alunos desenvolvendo o experimento para depois expor as fotos no mural da escola!
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam o que ocasiona o resultado obtido no experimento. O texto elaborado pelos alunos deverá ser avaliado pelo professor.
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