02/12/2009
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
- Entender o que é ilustração;
- Qual o papel da ilustração em nosso cotidiano;
- Criar uma ilustração;
Não há conhecimentos prévios para esta aula;
1ª. aula
- Iniciar incentivando os alunos a falarem sobre o que acreditam ser ilustrações;
- Após as falas, explicar que a Ilustração é uma imagem figurativa utilizada para acompanhar, explicar, acrescentar informação, sintetizar ou simplesmente decorar um texto ou trabalho. Embora geralmente as pessoas usem para se referir a desenhos, pinturas ou colagens, a fotografia também pode ser um tipo de ilustração.
- Pode ser considerado um dos elementos importantes do design gráfico, sendo comuns em jornais, na publicidade, revistas, livros (especialmente na literatura infanto-juvenil). Mas existem também ilustrações independentes, onde a própria imagem é a informação principal. Um exemplo seria o livro sem texto.
- Esse tipo de ilustração vinculada a textos teve origem na Iluminura, uma espécie de desenho utilizada largamente na Idade Média nos manuscritos. Posteriormente foram muito utilizados os meios mecânicos como imprensa e a gravura e mais recentemente os meios fotomecânicos e digitais na sua reprodução.
Alguns usos da ilustração:
• Cartazes
http://www.nitrocorpz.com/imagens/portfolio/bolshoi_pub_cartazes/bolshoipub_cartazes.jpg
• Ilustração científica
http://www.ufmg.br/online/arquivos/anexos/margaret.jpg
• Infografia
http://media.photobucket.com/image/Infografia/elnorbi/fridaGRANDE.jpg
• Ilustração Infantil
http://www.lupevision.com/folio/37.jpg
• Outdoor
http://diariodomatias.files.wordpress.com/2007/06/353950688_236e4007fa.jpg
• Ilustração de rua
http://img.timeinc.net/time/daily/2007/0710/sweep_banksy_1031.jpg
2ª aula
Atividade:
- Após mostrar as possibilidades de uso da ilustração, sugiro que o/a professor/a proponha ao aluno que ilustre um texto ou a letra de uma música. Inicialmente a letra de música pode oferecer mais recursos para os alunos trabalharem. Um exemplo disso é a letra da música Aquarela (Autoria: Toquinho, Fabrizio, Morra e Vinícius de Moraes). Mas sugiro que o texto ou a música seja adaptado à realidade da turma.
- Pode-se ler o texto ou escutar a música escolhida e levar os alunos a pensarem sobre possíveis imagens relacionadas. O importante é o aluno perceber como a ilustração deve sintetizar a idéia do texto ou de partes dele através de imagens.
- Dessa forma cada aluno deve desenhar a imagem que acredita cumprir esta função. Nesta aula eles devem apenas trabalhar o desenho sem acab amento. O/A professo r/a pode orientar os alunos a escolherem como pretendem finalizar o trabalho. Se possível é interessante oferecer diversos tipos de acabamento diferentes para que os resultados também se diferenciem. Sugiro: lápis de cor, giz de cera, papéis coloridos, tinta guache e/ou aquarela.
3ª e 4ª aulas:
-A finalização do desenho também é muito importante, para isso o professor deve orientar os alunos a utilizarem as formas e cores, com o tipo de acabamento escolhido, seja ele: lápis de cor, aquarela, tinta guache, giz de cera, colagem.
- Os alunos podem ser organizados por grupos de acordo com o acabamento escolhido, dessa forma o professor pode orientar cada um dos alunos dentro do grupo nas possibilidades do acabamento escolhido.
Guia do Ilustrador – http://www.guiadoilustrador.com.br/Guia_do_Ilust.pdf
Edições da Revista Ilustrar, que sempre oferece artigos/ entrevistas sobre o assunto.
- O professor deve observar se o aluno conseguiu sintetizar em imagens a mensagem do texto ou música;
- Deve ser observado também como o aluno explorou as potencialidades do acabamento escolhido;
- Os trabalhos podem ser expostos e comparados através das formas de acabamento diferentes para imagens semelhantes. A turma pode comentar os resultados obtidos no trabalho.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/06/2011
Quatro estrelasBem claro o enredo facilitando a interpretação.
24/03/2010
Quatro estrelasmuito boa aula!