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O Design Gráfico e o nosso cotidiano

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Renata Oliveira Caetano
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Observar como o Design Gráfico faz parte de nossas vidas;
-Qual a importância do Design Gráfico na nossa cultura e vivências;

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimentos prévios para esta aula;

Estratégias e recursos da aula
1ª Aula:
- Para esta aula, sugiro que o/a professor/a consiga materiais gráficos, com os quais os alunos convivam, por exemplo: jornais, revistas cartazes, impressos distribuídos na rua ou nas lojas, embalagens dentre outros. Esses materiais podem ser utilizados durante a aula para ilustrar os conceitos trabalhados.

- Segundo o designer e escritor Chico Homem de Melo o "Design Gráfico não é só um belo desenho. Design Gráfico é um belo desenho, com um sentido e uma tarefa a cumprir." Os alunos devem observar que mais do que um desenho ou um texto, existe uma intenção que move os trabalhos. Trata-se de um processo técnico e criativo que utiliza imagens e textos para comunicar mensagens, idéias e conceitos. Batizado e amadurecido no século 20, pode ter objetivos comerciais ou de fundo social, sempre no sentido de informar, identificar, sinalizar, organizar, estimular, persuadir e entreter, resultando na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

- O Design Gráfico está inserido no cotidiano da sociedade através de marcas, logotipos, símbolos, embalagens, livros, jornais, revistas, pôsteres, folhetos, catálogos, folders, placas e sistemas de sinalização, camisetas, aberturas e vinhetas de cinema e televisão, web sites, softwares, jogos, sistemas de identidade visual de empresas, produtos e eventos, exposições, anúncios etc.

- É importante os alunos perceberem e observarem através dos exemplos que nem tudo o que é produzido e circula no nosso cotidiano é pensado, e a inteligência do exercício do designer gráfico está justamente em pensar cada peça produzida para melhor atender às necessidades de quem vai ter acesso a elas. Segundo Emilie Chamie "Nem tudo que está impresso é design. Design tem que ter projeto que respeita uma estrutura do começo ao fim. O simples preenchimento de páginas com imagem e letras não é fazer design gráfico.".

- Suas principais vertentes são: Identidade Corporativa, cujo exemplo pode ser um hospital que sempre tem cores específicas, placas de identificação dentre outros; Design Editorial que trabalha a produção de livros e revistas; Design Promocional pontos de vendas em supermercados e shoppings além de impressos de divulgação de produtos; Embalagem, que deve ser pensada para melhor atender e atrair a atenção do comprador; Mídia Eletrônica, sites CDroom;

- Tendo isso em mente cada aluno deve buscar e trazer de seu cotidiano alguma peça de design gráfico que ele considere interessante e que tenha lhe chamado atenção. Pode ser um cartaz, folder, panfleto, embalagem, livros ou revistas dentre outros. O aluno pode fazer fotografias e levá-las para comentar com a turma.

2a Aula:
- A proposta é que cada aluno apresente o material que trouxe e o que mais lhe atraiu para aquele trabalho. Se algum aluno não fizer a pesquisa por impossibilidade de conseguir material gráfico, o professor pode deixar alguns impressos para ceder, dessa forma o aluno escolhe e comenta.
- O professor pode orientar a discussão demonstrando quais elementos  devem aparecer, como, por exemplo, o nome do que está sendo divulgado, se as cores estão bem usadas e chamam a atenção de quem vê o trabalho, se sua mensagem está clara. O professor deve evitar julgamentos por gosto, já que cada trabalho depende do público para qual está voltado e necessariamente o que é bonito para uns pode ser feio para outros.

Recursos Complementares

Referência do Texto:

http://www.modenadesign.com.br/design-grafico.php

Referência Bibliográfica:

MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual. Ed Martins Fontes: SP

RAIMES, Jonathan; BHASKARAN, Lakshmi. Design Retrô - 100 anos de Design Gráfico. Editora Senac: SP

Avaliação

- O professor pode avaliar se o aluno entendeu o conceito pelo material gráfico que trouxe e a avaliação oral que fez ao apresentá-lo para turma.

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