02/12/2009
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
-Observar como o Design Gráfico faz parte de nossas vidas;
-Qual a importância do Design Gráfico na nossa cultura e vivências;
Não há conhecimentos prévios para esta aula;
- Segundo o designer e escritor Chico Homem de Melo o "Design Gráfico não é só um belo desenho. Design Gráfico é um belo desenho, com um sentido e uma tarefa a cumprir." Os alunos devem observar que mais do que um desenho ou um texto, existe uma intenção que move os trabalhos. Trata-se de um processo técnico e criativo que utiliza imagens e textos para comunicar mensagens, idéias e conceitos. Batizado e amadurecido no século 20, pode ter objetivos comerciais ou de fundo social, sempre no sentido de informar, identificar, sinalizar, organizar, estimular, persuadir e entreter, resultando na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
- O Design Gráfico está inserido no cotidiano da sociedade através de marcas, logotipos, símbolos, embalagens, livros, jornais, revistas, pôsteres, folhetos, catálogos, folders, placas e sistemas de sinalização, camisetas, aberturas e vinhetas de cinema e televisão, web sites, softwares, jogos, sistemas de identidade visual de empresas, produtos e eventos, exposições, anúncios etc.
- É importante os alunos perceberem e observarem através dos exemplos que nem tudo o que é produzido e circula no nosso cotidiano é pensado, e a inteligência do exercício do designer gráfico está justamente em pensar cada peça produzida para melhor atender às necessidades de quem vai ter acesso a elas. Segundo Emilie Chamie "Nem tudo que está impresso é design. Design tem que ter projeto que respeita uma estrutura do começo ao fim. O simples preenchimento de páginas com imagem e letras não é fazer design gráfico.".
- Suas principais vertentes são: Identidade Corporativa, cujo exemplo pode ser um hospital que sempre tem cores específicas, placas de identificação dentre outros; Design Editorial que trabalha a produção de livros e revistas; Design Promocional pontos de vendas em supermercados e shoppings além de impressos de divulgação de produtos; Embalagem, que deve ser pensada para melhor atender e atrair a atenção do comprador; Mídia Eletrônica, sites CDroom;
- Tendo isso em mente cada aluno deve buscar e trazer de seu cotidiano alguma peça de design gráfico que ele considere interessante e que tenha lhe chamado atenção. Pode ser um cartaz, folder, panfleto, embalagem, livros ou revistas dentre outros. O aluno pode fazer fotografias e levá-las para comentar com a turma.
2a Aula:
- A proposta é que cada aluno apresente o material que trouxe e o que mais lhe atraiu para aquele trabalho. Se algum aluno não fizer a pesquisa por impossibilidade de conseguir material gráfico, o professor pode deixar alguns impressos para ceder, dessa forma o aluno escolhe e comenta.
- O professor pode orientar a discussão demonstrando quais elementos devem aparecer, como, por exemplo, o nome do que está sendo divulgado, se as cores estão bem usadas e chamam a atenção de quem vê o trabalho, se sua mensagem está clara. O professor deve evitar julgamentos por gosto, já que cada trabalho depende do público para qual está voltado e necessariamente o que é bonito para uns pode ser feio para outros.
Referência do Texto:
http://www.modenadesign.com.br/design-grafico.php
Referência Bibliográfica:
MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual. Ed Martins Fontes: SP
RAIMES, Jonathan; BHASKARAN, Lakshmi. Design Retrô - 100 anos de Design Gráfico. Editora Senac: SP
- O professor pode avaliar se o aluno entendeu o conceito pelo material gráfico que trouxe e a avaliação oral que fez ao apresentá-lo para turma.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!