02/12/2009
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
-Observar a aplicabilidade do Design Gráfico pela vertente da sinalização de espaços;
-Desenvolver um projeto coletivo de sinalização para a escola;
O Design Gráfico e o nosso cotidiano
Placa de banheiro feminino
http://www.ggkitborrachas.com.br/imagens/produtos/placa-sinalizacao-manual-banheiro-feminino.gif
Placa orientando o uso de bicicleta no espaço público
http://www.viajenaviagem.com/wp-content/uploads/2009/09/pbrook-chegada.jpg
Piso Tátil e sinalização para usuários de cadeiras de rodas
http://www.planetaeducacao.com.br/novo/imagens/artigos/desenhouniversal/piso_tatil_03.jpg
- Pensando nisso o professor pode sugerir que os alunos criem uma campanha de sinalização inteligente para a escola. O trabalho pode ser desenvolvido em conjunto com outras disciplinas mobilizando os alunos a pesquisarem temas para construir suas campanhas. Por exemplo: No segundo semestre de 2009 tivemos o impacto da Gripe A H1N1 no Brasil, algumas cidades adiaram o retorno para evitar o contágio. Para trabalharmos sinalização, usamos a questão da nova gripe associada ao reforço dos hábitos de higiene atuando em sua prevenção. Mas os tema que orienta a campanha pode ser adaptado de acordo com as temáticas recorrentes na cidade, ou na própria escola.
Dessa forma, cada aluno deve pensar qual mensagem quer mandar, como vai chamar a atenção das pessoas para sua mensagem (cores, formatos diferenciados), quem é seu público alvo (determinar idade para adequar a melhor linguagem), qual a melhor forma de acabamento para seu trabalho, qual ponto estratégico para afixá-lo e etc.
2a e 3a Aulas:
- Com a ficha criada, e avaliada pelo professor, que deve atuar orientando a idéia do aluno, pode-se iniciar a fase de construção do trabalho, transformando a idéia da ficha em trabalho real.
- Cada um deve elaborar seu trabalho, obedecendo à idéia original e cuidando para que o trabalho tenha um bom acabamento;
- O trabalho pode ser colocado no lugar sugerido pelo alunos e passar a fazer parte do cotidiano da escola.
Imagens de resultados dos trabalhos desenvolvidos por alunos do 7o ano do Colégio de Aplicação João XXIII (Juiz de Fora/ MG). Todos os trabalhos foram colados estrategicamente pela escola seguindo a orientação do aluno que o desenvolveu. Cada trabalho foi protegido com plástico para que resistisse melhor à exposição.
Banheiro dos professores
Banheiro dos meninos
Banheiro dos meninos
Banheiro das meninas
Referência Bibliográfica:
CHAMMA, Norberto; PASTORELO, Pedro. Marcas e Sinalização - Práticas em Design Corporativo. Ed. Senac: SP
- O trabalho pode ser avaliado pelo professor, sempre observando se os alunos atenderam aos requisitos de criação colocados no início do trabalho através da ficha de criação do projeto;
- Os alunos podem fazer uma pesquisa quantitativa entre os demais alunos da escola de outras séries, criando gráficos sobre a aceitação do trabalho na escola.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!