Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sinalização de Ambientes

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Renata Oliveira Caetano
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Observar a aplicabilidade do Design Gráfico pela vertente da sinalização de espaços;
-Desenvolver um projeto coletivo de sinalização para a escola;

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O Design Gráfico e o nosso cotidiano

Estratégias e recursos da aula
1ª Aula:
- A questão da sinalização atualmente é amplamente discutida, não só para atender à pessoas com necessidades especiais, mas também pela visualidade dos espaços urbanos. Espaços públicos bem sinalizados contribuem não só para a orientação espacial das pessoas, mas também para seu enriquecimento cultural e visual. Quem cria sinalizações deve orientar as pessoas atraindo sua atenção para determinados locais, ou determinadas ações como usar de forma consciente os espaços, por exemplo.

Placa de banheiro feminino

http://www.ggkitborrachas.com.br/imagens/produtos/placa-sinalizacao-manual-banheiro-feminino.gif

Placa orientando o uso de bicicleta no espaço público

http://www.viajenaviagem.com/wp-content/uploads/2009/09/pbrook-chegada.jpg

Piso Tátil e sinalização para usuários de cadeiras de rodas

http://www.planetaeducacao.com.br/novo/imagens/artigos/desenhouniversal/piso_tatil_03.jpg

- Pensando nisso o professor pode sugerir que os alunos criem uma campanha de sinalização inteligente para a escola. O trabalho pode ser desenvolvido em conjunto com outras disciplinas mobilizando os alunos a pesquisarem temas para construir suas campanhas. Por exemplo: No segundo semestre de 2009 tivemos o impacto da Gripe A H1N1 no Brasil, algumas cidades adiaram o retorno para evitar o contágio. Para trabalharmos sinalização, usamos a questão da nova gripe associada ao reforço dos hábitos de higiene atuando em sua prevenção. Mas os tema que orienta a campanha pode ser adaptado de acordo com as temáticas recorrentes na cidade, ou na própria escola.
Dessa forma, cada aluno deve pensar qual mensagem quer mandar, como vai chamar a atenção das pessoas para sua mensagem (cores, formatos diferenciados), quem é seu público alvo (determinar idade para adequar a melhor linguagem), qual a melhor forma de acabamento para seu trabalho, qual ponto estratégico para afixá-lo e etc.


2a e 3a Aulas:
- Com a ficha criada, e avaliada pelo professor, que deve atuar orientando a idéia do aluno, pode-se iniciar a fase de construção do trabalho, transformando a idéia da ficha em trabalho real.
- Cada um deve elaborar seu trabalho, obedecendo à idéia original e cuidando para que o trabalho tenha um bom acabamento;
- O trabalho pode ser colocado no lugar sugerido pelo alunos e passar a fazer parte do cotidiano da escola.

Imagens de resultados dos trabalhos desenvolvidos por alunos do 7o ano do Colégio de Aplicação João XXIII (Juiz de Fora/ MG). Todos os trabalhos foram colados estrategicamente pela escola seguindo a orientação do aluno que o desenvolveu. Cada trabalho foi protegido com plástico para que resistisse melhor à exposição.

Banheiro dos professores

Banheiro dos meninos

Banheiro dos meninos

Banheiro das meninas

Recursos Complementares

Referência Bibliográfica:

CHAMMA, Norberto; PASTORELO, Pedro. Marcas e Sinalização - Práticas em Design Corporativo. Ed. Senac: SP

Avaliação

- O trabalho pode ser avaliado pelo professor, sempre observando se os alunos atenderam aos requisitos de criação colocados no início do trabalho através da ficha de criação do projeto;
- Os alunos podem fazer uma pesquisa quantitativa entre os demais alunos da escola de outras séries, criando gráficos sobre a aceitação do trabalho na escola.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.