Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Design de Produto

 

02/12/2009

Autor y Coautor(es)
Renata Oliveira Caetano
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Perceber como se dá a concepção, desenvolvimento e produção de objetos;
-Observar qual a importância de objetos projetados para melhor uso no nosso cotidiano;

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula
1ª Aula:
O Professor pode iniciar a aula, perguntando aos alunos:
Qual produto é imprescindível para a sua vida?
Porque você acha que ele é importante?
Observe que muitos alunos citam a questão de status, outros falam que o produto é imprescindível por que é bonito, porque a forma é agradável dentre outras justificativas.
Comente com os alunos que para cada objeto ou produto citado alguém pensou suas formas, cores, embalagens justamente para atrair e fazer com que as pessoas desejassem determinado produto.
Segundo o ICSID “o design de produto é uma atividade criativa cujo objetivo é determinar as propriedades formais dos objetos a serem produzidos pela indústria. Por propriedades formais não se deve entender apenas características exteriores, mas também, as relações de estrutura, uso e funcionamento que fazem de um objeto (ou de um sistema de objetos) uma unidade coerente tanto do ponto de vista do produtor quanto do consumidor. O designer industrial abrange várias áreas de conhecimento humano condicionado pela produção industrial” (ICSID- Internacional Council of Societies of Industrial Design/ Conselho Internacional de Sociedades do Design Industrial)
Por tanto, quem trabalha com esta atividade, desenvolve a concepção, desenvolvimento e produção de objetos. Ele avalia as necessidades dos consumidores e, com base nelas, elabora diversos tipos de produto, como eletrodomésticos, calçados, utensílios, móveis, dentre outros. Participa da fabricação e da comercialização das peças novas e trabalha no aprimoramento das já existentes. O objetivo é oferecer produtos com preços mais baixos e com melhor qualidade e funcionalidade. Atua também na criação de embalagens atrativas, resistentes e que garantam a segurança do produto.
- Os alunos devem pensar um produto hipotético para melhorar o seu cotidiano. O produto deve ter nome e atender a alguma necessidade de seu público alvo. Cada um deve registrar sua idéia na ficha abaixo:


DESIGN DE PRODUTO

Criador:
Série:

Nome do Produto:

Necessidades do consumidor:


Descrição do produto (características externas, funções, dentre outras características):

Desenho do produto:

2a e 3a Aulas:

- A partir de seu projeto o aluno deve criar o produto obedecendo às características estabelecidas. Para esse processo o aluno pode utilizar argila modelando até chegar ao formato pensado. Outra opção é o aluno usar embalagens de produtos já existentes, desenvolvendo o rótulo com as características de seu produto. O Professor pode oferecer ao aluno tintas, papéis coloridos, argila dentre outros para cada aluno encaminhar seu projeto da maneira na qual se sentir mais confiante.

Segue abaixo a imagem de um produto criado pela alunas do 6o ano a partir da ficha de criação:

O Leite e Pílula Happy Cow Litlle, acaba com o problema da mãe que não consegue fazer o seu filhinho dormir. A pílula adoça o leite e faz a criança e por consequência a mãe ter uma noite de sono feliz.

As embalagens foram coletadas e reaproveitadas pelas alunas. O Leite foi feito com tecido branco e a as pílulas de bala.

Avaliação

- O professor deve avaliar a ficha apresentada e a apresentação do produto, observando se o aluno de preocupou com a concepção, desenvolvimento e produção do objeto;

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Vanessa Atella, CIEP Nação Mangueirense , Rio de Janeiro - dijo:
    vanessa.atella@gmail.com

    28/04/2010

    Cinco estrelas

    Adorei! Já usei algumas vezes planejamentos como esse em sala e sempre obtive resultados maravilhosos! Parabéns por compartilhar conosco!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.