02/12/2009
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
-Perceber como a propaganda atua junto ao seu público alvo;
-Conhecer algumas propagandas que fizeram história, por sua criatividade ao vender o produto;
Não há conhecimentos prévios para esta aula.
- As propagandas são frutos do desenvolvimento dos meios de comunicação, e desde o início os anúncios surgem para vender produtos, preservar o espaço das marcas tradicionais e introduzir novas, destacando a sua utilidade e gerando uma necessidade real ou imaginária de adquiri-lo. Os principais meios de comunicação dessas propagandas eram jornais e revistas de grande circulação no Brasil. Em 1950, com a inauguração da primeira emissora de TV brasileira, os primeiros filmes vinham do exterior e posteriormente viu-se a necessidade de desenvolver as propagandas no Brasil.
-Sugiro que o(a) professor(a) busque na internet vídeos de propagandas antigas para mostrar aos alunos como o padrão de comunicação e venda de produtos mudou ao longo dos tempos. Cada propaganda exibida pode gerar comentários sobre estratégias de venda, reforço de marcas dentre outras observações.
Os links abaixo disponibilizam propagandas de vários períodos, bastante interessantes para servir de exemplo durante a aula:
http://www.telehistoria.com.br/thnews/secoes_integra.asp?idColuna=90
Contém textos sobre as propagandas e vídeos de propagandas das décadas de 50 e 60 como das Casas Pernambucanas, Toddy, Esso, dentre outros;
No link é possível encontrar uma lista de 60 propagandas com algumas das mais importantes propagandas produzidas ao longo de quase 70 anos.
O professor pode fazer uma seleção para passar no tempo da aula as mais importantes e interessantes.
No final da aula, peça que cada aluno, em casa veja televisão e escolha uma propaganda veiculada atualmente para observar os seguintes dados:
1) Quais propagandas veiculadas na TV atualmente mais chamam a sua atenção?
2) Qual é o produto vendido?
3) Você consegue recordar em qual canal você viu a propaganda?
4)Qual é a parte do dia que você observa que ela é veiculada?
5) Você ficou com vontade de comprar o produto?
6) Quais os elementos da propaganda que captaram o seu interesse?
- O professor deve avaliar o exercício de observação crítica que os alunos realizaram em casa por escrito;
Observar se eles conseguiram perceber como a propaganda atua criativamente junto ao seu público alvo sendo formado por eles mesmo ou por outra faixa etária;
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!