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Criação de propagandas de TV

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Renata Oliveira Caetano
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Criar e desenvolver propagandas para os produtos diversos

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ver as aulas no Porta do Professor "Design de Produto" e "História da Propaganda"

Estratégias e recursos da aula
1ª Aula:
Os alunos devem trabalhar em grupos de 4 ou 5 pessoas. O grupo deve escolher dos produtos feitos por cada integrante, apenas um para desenvolverem sua propaganda;
Com base na observação de propagandas antigas e atuais os alunos já têm bagagem e referências suficientes para pensarem a forma de “vender” o produto, mas sugiro o texto abaixo como referência para eles refletirem sobre a prática:


A influência da propaganda e da TV
Nelly Beatriz M. P. Penteado

Quem nunca voltou do supermercado com coisas que, ao chegar em casa, não soube explicar por que comprou? Algumas pessoas dirão que compraram porque sentiram vontade. E a questão que se coloca é: de onde surgiu esta vontade? Será que as vontades que temos, como esta, por exemplo, realmente nos pertencem?
Há algum tempo atrás foi realizada uma experiência que consistiu em exibir numa tela de cinema, durante um filme, a frase “coma pipoca”, em flashes tão rápidos que não fosse possível perceber conscientemente que a frase havia sido mostrada. O resultado desta experiência foi que apesar de não se lembrar da frase escrita, a maioria das pessoas foi comprar pipoca. (Isto é chamado de Propaganda Subliminar)
É possível que nós estejamos tomando refrigerantes, comendo biscoitos e adquirindo uma série de outros produtos da mesma forma que aquelas pessoas comeram pipoca. Porque o processo utilizado pela propaganda é muito semelhante ao descrito acima.
Há várias formas de fazer com que uma mensagem chegue ao inconsciente de uma pessoa. Uma delas é colocar esta pessoa num estado de relaxamento, semelhante aos momentos que antecedem o sono. Considerando que em geral as pessoas aproveitam para relaxar em frente a T.V., chegando às vezes a dormir, a propaganda na T.V. já conta com esta facilidade. Pode-se também programar pela repetição. Para isto a mensagem deve ser repetida inúmeras vezes, em curtos espaços de tempo. Um exemplo são aquelas músicas (jingles) que, de tanto escutarmos em propagandas, ficamos repetindo mentalmente, às vezes durante horas. Até que um dia sentimos uma súbita vontade de comprar aquele produto. Há também o slogan que é uma frase de fácil memorização usada no comercial como uma expressão repetitiva de uma idéia ou propósito.
O acesso ao inconsciente de alguém também é possível de uma maneira indireta, através da associação. Basta colocar um produto junto a símbolos já consagrados (por exemplo, cosméticos são apresentados junto a pérolas, a flores delicadas, e a pessoas famosas). Cria-se uma associação que a repetição se encarregará de consolidar. É possível ainda associar um produto a valores e sentimentos (alimentos são associados à satisfação de necessidades; refrigerantes ou sucos a aconchego e alegria).
O tipo de imagem usado nas propagandas pode nos programar facilmente. Como são, por exemplo, as propagandas de alimentos? Em geral elas possuem imagens grandes, bem focalizadas, próximas, coloridas, brilhantes, ocupando o centro da tela. Porque é este o tipo de imagem que geralmente usamos para representar um alimento que decidimos comer urgentemente. As seqüências de imagens são trabalhadas de forma que a sua rápida sucessão nos programe numa determinada direção. Como acontece com o formato: sempre que acontecer X, use Y e então tudo ficará bem. (Exemplo: propagandas de analgésicos).
Estar consciente em relação a estas influências já é um começo para outras alternativas que cada um poderá desenvolver a fim de assumir o controle de sua própria vida (e de suas próprias vontades, seus próprios comportamentos). A T.V. é um veículo de comunicação e a propaganda deve cumprir sua função, afinal quem vende precisa divulgar. E quem compra pode ter a escolha de decidir o que e quando comprar. Com uma visão menos passiva e mais crítica, podemos pensar na T.V. como uma vi trine que reflete os valores de nossa cultura e utilizá-la de forma inteligente, formando um público a tento e criativo.

Fonte: http://www.sunnet.com.br/home/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=1541

O texto ajuda os alunos entenderem conceitos como slogan ou jingle, ou até mesmo a observarem as diferentes linguagens para cada produto.
Cada grupo então, deve apresentar sua idéia através de um pequeno texto descrevendo a sequência para a filmagem da propaganda. Cada grupo deve produzir a idéia, trazendo no dia da filmagem os itens necessários para efetivar a filmagem.

2ª Aula:
O professor pode deixar que os alunos filmem em casa e tragam o material gravado, ou filmar na escola fora do horário da aula.
Outra opção é deixar os grupos filmarem no horário da aula com o seu auxilio, enquanto os demais grupos se preparam para filmar. O professor pode também deixar uma atividade paralela para a turma esperar trabalhando.
O ideal é filmar sem cortes, para evitar a edição posterior. Com todos os trabalhos prontos, deve-se montar um DVD para apreciação e avaliação crítica da turma;

Avaliação

- O professor deve avaliar a idéia original e a propaganda pronta, observando se os alunos fugiram muito do que pensaram ao executarem na prática, se a propaganda mostra de forma clara o produto e é articulada e coerente. O processo também deve ser avaliado, questões como interesse, empenho, cuidado na hora de montar o trabalho dentre outros.
- Os alunos podem avaliar criticamente as produções, observando erros e acertos de cada trabalho.

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