30/11/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Compreender a necessidade de reaproveitamento de diferentes materiais, como uma forma de contribuir para a construção de uma consciência coletiva acerca do controle da produção de lixo;
- Aprender a construir um vai e vem e uma piorra de forma coletiva a partir de material alternativo.
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Recursos: Imagens dos brinquedos a serem construídos, garrafas pet grandes, cordas de varal ou semelhante, tampinha de refrigerante pet, palitos de fósforo usados, e tesouras sem ponta.
Com a turma reunida em círculo o professor (a) iniciará aula pedindo às crianças que pensem sobre o quanto de lixo é produzido diariamente na casa de cada uma delas! Pedirá em seguida que pensem o quanto de lixo todas as famílias das crianças ali reunidas produzem, depois as famílias do bairro, da cidade e etc. O objetivo aqui, é que a turma perceba o grau de poluição ambiental gerado diariamente pela população, e a necessidade de cada um tomar atitudes mais conscientes em relação a este problema. Poderá trazer informações sobre quantos anos são necessários para que determinado produto seja absorvido pela natureza como por exemplo: Copos, garrafas, sacos/sacolas, frascos de produtos, tampas de garrafas, latas, potes, canos e tubos de PVC, embalagens Pet (refrigerantes, suco, óleo, vinagre, etc.), panelas sem cabo, ferragens, canos metal, chapas, jornais e revistas, papel rascunho, folhas de caderno, envelopes, cartazes velhos e etc.. Questionará, em seguida, se eles separam o lixo “seco” e o que fazem com ele. Apontará que podemos reaproveitar alguns materiais que se destinariam ao lixo, produzindo, inclusive, brinquedos para nos divertirmos.
Tempo para decomposição de alguns materiais que podem ser reciclados: jornais – de 2 a 6 semanas; embalagens de papel – de 3 a 6 meses; fósforos - 2 anos; chiclete - 5 anos; nylon - 30 anos; tampas de garrafas - 150 anos; latas de alumínio - 200 a 500 anos; isopor – 400 anos; plásticos - 450 anos; fralda descartável comum - 450 anos; vidro - 1.000.000 de anos (um milhão).
http://cuidadocomomeioambiente.blogspot.com/2007/10/comfira-na-tabela-abaixo-o-tempo-para.html
Estando cada criança de posse de duas garrafas pet grandes e duas cordas de varal medindo cerca de 3 mts. cada, os passos para a construção do vai e vem são:
1 - cortar as duas garrafas no meio;
2 - encaixar uma por dentro da outra;
3 - passar as duas cordas por dento das garrafas;
4 - fazer uma laçada na ponta de cada corda amarrando.
A brincadeira com o vai e vem pode ser realizada de acordo com a criatividade dos alunos, geralmente ela é executada em dupla.
Imagens do arquivo do departamento de educação física do Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF
A brincadeira poderá ser individual ou até de disputa entre as piorras que mais rodam no grupo!
Imagens do arquivo do departamento de educação física do Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF
Registro do texto de instrução (essa atividade poderá ser feita em conjunto com a disciplina língua portuguesa).
Faça um texto de instrução explicando passo a passo como construir o vai e vem e a piorra.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/06/2011
Cinco estrelasparabéns esta muito bom, vou levar esta oficina para minha sala de aula.