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What's the time?

 

19/11/2009

Autor y Coautor(es)
FERNANDA LANZA DE SOUZA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA MUNICIPAL HELIO PELLEGRINO

Jeanne de A. Gomes, Luciana de Oliveira Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Dizer as horas em inglês

Descrever seus horários e atividades no dia-a-dia

Falar sobre a programação de TV 

Duração das atividades
3 horas / aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Números (0 a 20, 30, 40, 50, 60) - A aula "Our Numbers"  pode ajudá-lo a trabalhar e/ou revisar esse vocabulário. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7064 (acesso 16/11/09)

Dias da semana

Atividades de rotina (atividades que a maioria dos jovens fazem no seu dia-a-dia, como: acordar, escovar os dentes, ir à escola, tomar banho, entre outras)

Estratégias e recursos da aula

O material complementar (handout) foi elaborado pelas autoras e está disponível em: 

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/what-s-the-time (acesso 13/11/09)

Esse material deve ser fotocopiado e distribuído para os alunos ou duplas de alunos. 

1a aula

Faça uma breve revisão dos números e dias da semana. Pergunte em português ou em inglês e peça que respondam em inglês:

What day is today? (=Que dia é hoje?)

When do you have English (or Portuguese) classes? (=quando vocês têm aula de Inglês (ou Português)?

What days don’t you have classes? (= Em quais dias vocês não tem aulas?)

How many students are there in this room? (=Quantos alunos existem nessa turma / sala?)

How many months are there in a year? (=quanto meses há no ano?)

How many days are there in a week? And in a month? (=quantos dias há em uma semana? E em um mês?)

Você também pode escrever alguns números no quadro (ou em cartões / cartazes) e pedir que os alunos digam e soletrem esses números em inglês. Certifique-se de revisar: 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, 55.

Distribua então o handout disponibilizado no link acima e chame a atenção para o título: “What’s the time?”. Pergunte se algum aluno pode responder essa pergunta em inglês.

Peça que façam a atividade 1 (a cruzadinha) individualmente e que comparem suas respostas em duplas. Estimule-os a fazer essa comparação em inglês perguntando, por exemplo: “How dou you spell _______?”. Circule pela sala e auxilie caso apresentem alguma dificuldade. Após a comparação e correção, leia os números em voz alta e peça que os alunos repitam.

Respostas: 1. one, 2. two, 3. three, 5. five, 7. seven, 10. ten, 11. eleven, 12. twelve, 13. thirteen, 15. fifteen, 19. nineteen, 20. twenty, 24. twenty-four, 50. fifty

Na atividade 2, chame a atenção para as figuras e pergunte aos alunos o nome dos objetos apresentados. Explique a diferença entre watch (relógio de pulso) e clock (relógio de parede ou rádio-relógio) e peça que façam a atividade. Corrija oralmente com toda a turma.

Resposta: Primeira linha, da esquerda para a direita: c, e, a. Segunda linha, da esquerda para a direita: d, f, b.

Caso haja tempo disponível, pergunte aos alunos alguns horários (diferentes dos que serão trabalhados na Atividade 1 (Step 3), como:

What time...

  • do your classes start / finish?
  • do you have a break?
  • do you have your second / third / fourth / fifth class?

2a aula

Step Two

Peça que os alunos observem os quadros e apontem a diferença entre eles (um mostra o dia e outro a noite). Leia os exemplos de cada quadro e peça que os alunos repitam. Apresente também o terceiro quadro que mostra o jeito britânico de se dizer as horas. É importante que conheçam todas as formas para que possam compreendê-las numa situação real (assistindo filmes, esperando um vôo no aeroporto, etc) Para uma prática maior, faça um ditado com as horas. Você pode ditar esses horários ou os alunos podem fazê-lo.

Se possível, leve os alunos ao laboratório de informática para que façam a atividade sugerida no site: http://www.britishcouncil.org/kids-games-time.htm

Caso não seja possível, peça que façam essa atividade como para casa.

Opção: providencie relógios de papel ou de EVA (várias papelarias vendem esse tipo de material) e propon ha um trabalho em dupl a. O primeiro aluno d eve dizer um horário e o seu par deve mostrar esse horário no relógio e v ice-versa: um aluno mo stra um horário no relógio e o outro deve ler esse horário em inglês.

3a aula

Step Three

1. Peça que os alunos leiam a tabela e certifique-se de que conhecem o vocabulário relacionado às tarefas do dia-a-dia. Os alunos devem preencher a primeira linha da tabela com os horários nos quais realizam essas atividades. Estabeleça um limite de aproximadamente 5 minutos. Em seguida, os alunos devem entrevistar três colegas e preencher as demais linhas da tabela com os horários dos colegas. Ao final da atividade, pergunte: Who in your group gets up the earliest / the latest? Who goes to bed the earliest / latest? What time does he/she wake up / go to bed?  Who has a shower before class? What time does he/she have a shower? Who has a shower at night? What time does he/she have a shower?

2. Essa atividade deve ser realizada no laboratório de informática. Você também, professor, pode: 1.imprimir e fazer cópias da programação de um canal de TV; 2. projetar essa programação no quadro ou na parede com o auxílio de um datashow. O objetivo é que os alunos façam um jogo de adivinhação a partir das informações sobre o melhor (e o pior!) programa de TV não só na opinião do colega, mas também de membros da sua família. Observação: Caso o link disponibilizado não funcione, copie o mesmo e cole-o na barra de endereços do seu navegador (Explorer, Mozilla, Epyphany, Chrome, etc). Você também pode acessar o site de uma emissora de TV e buscar a programação da semana. 

Recursos Complementares
Avaliação

Em duplas, os alunos devem planejar detalhadamente o “Perfect Day”. Nesse planejamento eles devem incluir os horários de todas as atividades propostas, desde quando acordam até quando vão dormir. Cada dupla deve apresentar oralmente o Perfect Day proposto e a turma deve votar na melhor sugestão. Discuta com a turma: é possível realmente viver esse Perfect Day? Quem sabe nas férias?

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