Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Hábitos saudáveis - cuidados com o corpo

 

16/12/2009

Autor(es) e Coautor(es)
imagem do usuário

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os cuidados diários básicos com a higiene corporal.

Compreender a importância dos cuidados com o corpo.

Analisar os cuidados com o corpo e as doenças que estão associadas à falta de higiene.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula mostrando tirinhas do Cascão da Turma da Mônica.

http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/images/tira171.gif (acessado dia 11/11/09)

O que a tirinha quer mostrar? Por que é importante os bichinhos de estimação tomarem banho? E as crianças, qual a importância desta atitude? Que doenças podem ser evitadas?

Peça aos alunos que desenhem o que entendem sobre a importância da higiene corporal.

Mostre aos alunos o recurso do Portal do Professor Corpo Humano.

Corpo humano masculino  (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10533 Acessado dia 18/11/09)

Corpo humano feminino (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10163 Acessado dia 18/11/09)

Professor questione seus alunos sobre: Que partes do nosso corpo merecem mais atenção para a higiene? (para não cheirar mau, para não ter doenças?)Quais são os cuidados que devemos ter com a higiene do nosso corpo? Que doenças podem ocorrer quando não se cuida do corpo? (piolhos, cáries dentárias, frieiras, entre outros). Providencie um cartaz ou utilize o quadro negro para escrever o que os alunos estão citando como cuidados e doenças.

Mostre aos alunos o vídeo “Banho é bom” do Castelo Ra TIM bum.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=E--uXHME7Fk (acessado dia 17/11/09)

 Por que o banho é uma atividade que tem que ser feita diariamente? Qual sua importância?

E o cuidado de lavar as mãos, pode evitar doenças? Quais?

Divida a turma em duplas. Se possível providencie papel em rolo para desenho, se isto não for possível, improvise usando o laboratório de informática, com softwares de edição de imagens. Abaixo disponibilizamos a imagem de um corpo humano genérico.

Se houver papel em rolo ou similar, leve os alunos para o pátio da escola e peça que um dos alunos da dupla, deite-se sobre o papel, enquanto o outro vai desenhar o contorno do corpo do coleguinha. No laboratório de informática esta etapa já está pronta, com o desenho disponibilizado.

Agora os alunos deverão indicar as partes do corpo que precisam de cuidados de higiene e desenhar ou recortar de revistas e colar sobre o papel, imagens que mostrem esta parte do corpo e os cuidados que devemos ter com ela. Por exemplo, colar na altura da cabeça um sorriso e uma escova (ou pasta) dental. Cabelos e shampoos, entre outros.

A intenção é verificar o quanto os alunos têm de autonomia e identificação com seu corpo e cuidados de higiene já interiorizados. Após a atividade, o professor, deverá pedir que cada dupla apresente rapidamente seu trabalho para os demais colegas. Deverá evidenciar aquelas duplas que conseguiram indicar atitud es de higiene diferenciada das dos outros, a fim de estimular que cada aluno absorva estas atitudes como hábitos saudáveis diários.

Outra atividade é trabalhar com fantoches de dedos com os alunos. Em duplas eles deverão inventar uma história onde mostre a importância dos bons hábitos de higiene.

Sendo a turma do ensino fundamental séries iniciais, o professor poderá desenvolver uma segunda atividade, no laboratório de informática.

Esta atividade é a criação de uma tira de história em quadrinhos que condense o que foi trabalhado com os alunos durante estas aulas. Para isto, poderá utilizar um sítio que oferta um software de edição de história em quadrinhos, o Toondoo, ou software como o Hagaquê.

Toondoo é um sítio da internet que disponibiliza um software portátil (dispensa instalação) onde é possível criar tiras de história em quadrinhos. O endereço para acessar é: http://www.toondoo.com/ (acessado dia 17/11/09)

No canto direito da página há um quadro “Toon Maker”. Clique sobre ele. Abrirá uma página pedindo que se logue no sítio. A inscrição é rápida, bastando ter um e-mail para a ativação da conta. Assim que finaliza a incrição, deve se logar na página, fornecendo os dados de nome de usuário (username) e senha (password). É remetido para a página inicial. Ali novamente poderá clicar sobre Toon Maker. Abre-se opções de quadrinhos que queira fazer (um pequeno, um só maior, dois, três quadrinhos).

Na parte de cima da página há opções de personagens, fundos, balões de texto, objetos e demais elementos para compor a tirinha em quadrinhos. Basta clicar sobre o quadro com a imagem que indica o elemento e escolher. É possível também personalizar a imagem escolhida.

Depois de confeccionado a tirinha é possível ter um preview e salvar no próprio sítio. O botão que possibilita isto está visível quando se clica sobre o primeiro ícone da barra horizontal superior, nomeado de “Toon Doo start here”.

Já o Software Hagaquê tem tutoriais em português, disponíveis em: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hagaque/ (acessado dia 17/11/09) e http://materialdidatico.pbworks.com/Tutorial%20HagáQuê (acessado dia 17/11/09).

E o programa está disponível em: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ (acessado dia 17/11/09)

Os alunos poderão fazer estas tirinhas em duplas ou trios, a fim de dinamizar a orientação do professor junto a eles.

As tirinhas feitas pelos alunos poderão ser debatidas em sala de aula, para sedimentar o conhecimento e interiorização destes hábitos. É interessante que o professor pontue a importância dos alunos praticarem diariamente as atitudes de higiene corporal, para ter boa saúde e apresentação. Se for possível, o professor poderá também falar sobre as mudanças que o corpo dos alunos passará dentro de alguns anos, com a puberdade. E que nesta fase é muito importante que as atitudes de higiene sejam hábitos, pois alguns cheiros se intensificam (mais sudorese, em alguns casos há também um pouco de incontinência urinária e nas meninas a menarca com os ciclos menstruais).

Utilize das tirinhas feitas pelos alunos para mostrar aos pais a importância destas ações de cuidado com o corpo. Se possível, chame uma enfermeira para complementar as informações a serem passadas para os pais, sobre a higiene e puericultura. Um recurso interessante a ser passado para os pais é o áudio Educação à distância, que trata dos cuidados que eles devem ter com os filhos, referente à higie ne do sistema urinário.

Educação a Distância

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=441  (acessado dia 17/11/09)

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Avaliação

Utilize das tirinhas elaboradas pelos alunos e da participação deles nas atividades e discussões como forma de avaliação. Também é possível observar os desenhos do início da aula com as produções finais para fazer um comparativo de aprendizagem.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Deisiane Figuieredo, UENP- CCHE , São Paulo - disse:
    ddeisiany@hotmail.com

    04/11/2012

    Cinco estrelas

    dentro dos cinco passos da pedagogia histórico-crítica, colaborou aos professores que precisam situar seu alunos quanto aos cuidados com o corpo de maneira dinamica e atrativa. muito bom!


  • sirleia, Escola Estadual Mariana Schettini (Tempo Integral) , Goiás - disse:
    sirleia_paiva@hotmail.com

    16/08/2010

    Quatro estrelas

    A sugestão de aula oferecida foi bastante interessante pois permite conscientizar os alunos quanto à higiene de uma forma simples e compreensiva, sem apelação. Os recursos utilizados foram bastante interessantes e dinâmicos. Gostei muito!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.