Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Visita à Casa do Pontal: Museu de Arte Popular Brasileira (aula1)

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Teresa Lopes da Cruz
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ampliar seu conhecimento sobre cultura popular brasileira, o artesanato brasileiro: obras e artistas.
• Desenvolver a linguagem oral.
• Valorização das artes e dos artistas populares.
• Reconhecer na feitura das obras de artistas a raiz popular.
• Trabalhar com as múltiplas linguagens.
• Vivenciar o tema que está trabalhando em sala de aula extrapolando os muros da escola.
• Observação dos aspectos históricos e geográficos que existem no trajeto até chegar à Casa do Pontal.
• Refletir sobre o mundo do urbano e o mundo do campo e seus aspectos migratórios.

Duração das atividades
50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• O aluno deverá ter como eixo temático Cultura Popular Brasileira.
• O professor deve, antes da visita, conversar com os alunos sobre o Museu Casa do Pontal, seu fundador, seu acervo e sua importância para o cenário cultural brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

Museu Casa do Pontal

Imagem retirada do site:

http://www.popular.art.br/museucasadopontal/

“A Casa do Pontal é uma homenagem ao País que me acolheu e me possibilitou a realização de um sonho - sonho que espero poder transmitir ao visitante. Num mundo corrupto, dominado pela violência e pelo ódio, é saudável encontrar outro universo, criado por mãos habilidosas de artistas humildes e honestos.
Um pouco como se fosse uma história em quadrinhos, as peças aqui expostas registram, nos seus mais variados aspectos, a vida do povo brasileiro. É a história de algumas gerações, retratada com fidelidade e contada com humor e poesia:
- nas suas atividades profissionais, liberais ou artesanais, legais ou marginais, individuais ou coletivas, masculinas ou femininas;
- no seu relacionamento com a família, com a sociedade, com a vida;
- nas suas tradições, suas alegrias, seus sofrimentos e sua fé.
Um pouco também como se fosse um álbum de família. “

Jacques Van de Beuque
(texto de abertura da exposição permanente do Museu Casa do Pontal)
Estrada do Pontal, 3295
Recreio dos Bandeirantes
Rio de Janeiro RJ 22785-580
Telefones e Fax
(0055-21) 2490-3278
(0055-21) 2490-4013
e-mail
Fonte: http://www.popular.art.br/museucasadopontal/

Estratégias e recursos da aula.


• Visita à Casa do Pontal.
• Organização de uma saída com os alunos. (Nesse caso, se a escola não oferecer ônibus a Casa do Pontal disponibiliza).

Atividade 1


Chegada à Casa do Pontal, os alunos são recebidos por violeiros e convidados a conhecer o acervo da Casa.

Atividade 2

Visita guiada. Para um maior interesse e participação dos alunos a visita é teatralizada proporcionando uma forma lúdica que conta com a participação das crianças e adolescentes. Os alunos percorrem os seguintes temas: arte incomum, cangaceiros e retirantes, ciclo da vida, diversões, festas, religião e trabalho.

Os violeiros vão contando a história dos artistas das peças, das diferentes manifestações culturais, cantando com os alunos o que fica fácil para eles conhecerem os artistas e as características da sua obra.
Ex: O violeiro cantando a pergunta: “O Antônio de Oliveira faz tudo de madeira. Quem faz tudo de madeira?” Os alunos respondem: “O Antônio de Oliveira.”

Imagem retirada do site:

http://www.popular.art.br/museucasadopontal/

Nesse clima festivo característico da população brasileira, através do artesanato, das geringonças, das diferentes manifestações da cultura popular os alunos vão se envolvendo e participando ativamente da visitação.

Avaliação



Avaliação será ao longo da visitação observando a participação e o interesse dos alunos, tanto no que se refere as respostas ao violeiro quanto na absorção do conteúdo, participação nas brincadeiras e dramatizações.
Observação das atividades orais e dramatizações de forma individual e coletiva.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.