25/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
• Ampliar seu conhecimento sobre cultura popular brasileira, o artesanato brasileiro: obras e artistas.
• Desenvolver a linguagem oral.
• Valorização das artes e dos artistas populares.
• Reconhecer na feitura das obras de artistas a raiz popular.
• Trabalhar com as múltiplas linguagens.
• Vivenciar o tema que está trabalhando em sala de aula extrapolando os muros da escola.
• Observação dos aspectos históricos e geográficos que existem no trajeto até chegar à Casa do Pontal.
• Refletir sobre o mundo do urbano e o mundo do campo e seus aspectos migratórios.
• O aluno deverá ter como eixo temático Cultura Popular Brasileira.
• O professor deve, antes da visita, conversar com os alunos sobre o Museu Casa do Pontal, seu fundador, seu acervo e sua importância para o cenário cultural brasileiro.
Museu Casa do Pontal
Imagem retirada do site:
http://www.popular.art.br/museucasadopontal/
“A Casa do Pontal é uma homenagem ao País que me acolheu e me possibilitou a realização de um sonho - sonho que espero poder transmitir ao visitante. Num mundo corrupto, dominado pela violência e pelo ódio, é saudável encontrar outro universo, criado por mãos habilidosas de artistas humildes e honestos.
Um pouco como se fosse uma história em quadrinhos, as peças aqui expostas registram, nos seus mais variados aspectos, a vida do povo brasileiro. É a história de algumas gerações, retratada com fidelidade e contada com humor e poesia:
- nas suas atividades profissionais, liberais ou artesanais, legais ou marginais, individuais ou coletivas, masculinas ou femininas;
- no seu relacionamento com a família, com a sociedade, com a vida;
- nas suas tradições, suas alegrias, seus sofrimentos e sua fé.
Um pouco também como se fosse um álbum de família. “
Jacques Van de Beuque
(texto de abertura da exposição permanente do Museu Casa do Pontal)
Estrada do Pontal, 3295
Recreio dos Bandeirantes
Rio de Janeiro RJ 22785-580
Telefones e Fax
(0055-21) 2490-3278
(0055-21) 2490-4013
e-mail
Fonte: http://www.popular.art.br/museucasadopontal/
Estratégias e recursos da aula.
• Visita à Casa do Pontal.
• Organização de uma saída com os alunos. (Nesse caso, se a escola não oferecer ônibus a Casa do Pontal disponibiliza).
Atividade 1
Chegada à Casa do Pontal, os alunos são recebidos por violeiros e convidados a conhecer o acervo da Casa.
Atividade 2
Visita guiada. Para um maior interesse e participação dos alunos a visita é teatralizada proporcionando uma forma lúdica que conta com a participação das crianças e adolescentes. Os alunos percorrem os seguintes temas: arte incomum, cangaceiros e retirantes, ciclo da vida, diversões, festas, religião e trabalho.
Os violeiros vão contando a história dos artistas das peças, das diferentes manifestações culturais, cantando com os alunos o que fica fácil para eles conhecerem os artistas e as características da sua obra.
Ex: O violeiro cantando a pergunta: “O Antônio de Oliveira faz tudo de madeira. Quem faz tudo de madeira?” Os alunos respondem: “O Antônio de Oliveira.”
Imagem retirada do site:
http://www.popular.art.br/museucasadopontal/
Nesse clima festivo característico da população brasileira, através do artesanato, das geringonças, das diferentes manifestações da cultura popular os alunos vão se envolvendo e participando ativamente da visitação.
Avaliação será ao longo da visitação observando a participação e o interesse dos alunos, tanto no que se refere as respostas ao violeiro quanto na absorção do conteúdo, participação nas brincadeiras e dramatizações.
Observação das atividades orais e dramatizações de forma individual e coletiva.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!