20/11/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Através desta aula, os alunos da Educação Infantil (2 a 3 anos de idade), poderão:
1ª Atividade - Como os pintos nascem.
Para iniciar esta atividade realize uma conversa informal com os alunos. Serão propostos alguns questionamentos:
Propor ao grupo pesquisar em casa informações sobre - "Como o ovo vira pinto?". É interessante que o material selecionado traga informações visuais, de qualidade, com informações a respeito das fases de desenvolvimento e que o professor também se organize com material sobre o tema. Neste sentido, as discussões sobre o ciclo de vida de um ser vivo, neste caso específico, dos pintos: ovo - pinto - galinha.
- Montar um esquema com imagens mostrando as etapas de reprodução doe um pinto.
2ª Atividade A obra "O ovo"de Tarsila do Amaral
1º Passo: contando a história de Tarsila
O professor sugere as crianças uma atividade para fazer a representação de um ovo, para tanto, ele apresenta a obra "O Ovo" de Tarsila do Amaral. Nesse momento, ele pode falar sobre os fatos mais interessantes da vida e obra desta artista. Para tanto, poderá utilizar como suporte o livro "Encontro com Tarsila" ou sites da rede que tragam estas informações.
2º Passo: apreciando a obra de Tarsila
Após a explicação sobre a vida e obra é de Tarsila do Amaral, o professor expõe a obra enquanto faz questionamentos do tipo:
Essa imagem foi pesquisada no site: http://www.tarsiladoamaral.com.br/obras2.htm
3º passo: representando um ovo
O professor dá uma folha em branco A4 peso 40 e oferece tintas guache de cores variadas para que as crianças pintem o fundo do quadro, em uma outra folha o docente solicita as crianças desenharem um ovo. Esse desenho deverá ser recortado (como estamos lidando com crianças muito pequenas que ainda não apresentam habilidades com tesouras, sugerimos que o professor realize esse recorte). Posteriormente, cada criança cola na folha em que foi pintado o fundo, anteriormente.
Sugerimos que o professor pesquise no site: http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm , nele irá encontrar todas as informações sobre a vida e a obra de Tarsila do Amaral.
Ao final desta aula o professor deverá observar se a criança:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/11/2010
Quatro estrelasachei a aula otima e adequada a faixa etária
24/03/2010
Cinco estrelasProfessora, adorei a aula. PARABÉNS!