Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


De onde o pinto sai: o fazer artístico com Tarsila do Amaral

 

20/11/2009

Autor y Coautor(es)
Solange Kátia Epifânio Soares
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através desta aula, os alunos da Educação Infantil (2 a 3 anos de idade), poderão:

  • Ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
  • Familiarizar-se com o desenvolvimento de um ser vivo - o pinto;
  • Ampliar o conhecimento de mundo, através do contato com a história da vida e obra de Tarsila do Amaral.
  • Apreciar a obra O Ovo, de Tarsila do Amaral ;
  • Representar, através do desenho, a imagem de um ovo.
Duração das atividades
A atividade deve ser dividida em diferentes momentos com duração de 15 a 20 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o tema os Pintos. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através da aula, apresentada neste portal, intitulada: O Pintinho o que é? É um Passarinho?, que possibilita uma introdução sobre esta temática;

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade - Como os pintos nascem.

 Para iniciar esta atividade realize uma conversa informal com os alunos. Serão propostos alguns questionamentos:

  •  O que tem dentro do ovo?
  •  O ovo tem cheiro?
  • Vocês acham que a casca do ovo é dura ou mole?

  •  Do que é feito o ovo, quem faz e como é feito?
  •  Vocês sabem como os pintinhos nascem?

Propor ao grupo pesquisar em casa informações sobre - "Como o ovo vira pinto?". É interessante que o material selecionado traga informações visuais, de qualidade, com informações a respeito das fases de desenvolvimento e que o professor também se organize com material sobre o tema. Neste sentido, as discussões sobre o ciclo de vida de um ser vivo, neste caso específico, dos pintos: ovo - pinto - galinha.

- Montar um esquema com imagens mostrando as etapas de reprodução doe um pinto.

2ª Atividade  A obra "O ovo"de Tarsila do Amaral 

1º Passo: contando a história de Tarsila

O professor  sugere as crianças uma atividade para fazer a representação de um ovo, para tanto, ele apresenta a obra "O Ovo" de Tarsila do Amaral. Nesse momento, ele pode falar sobre os fatos mais interessantes da vida e obra desta artista. Para tanto, poderá utilizar como suporte o livro "Encontro com Tarsila" ou sites da rede que tragam estas informações.

2º Passo: apreciando a obra de Tarsila

Após a explicação sobre a vida e obra é de Tarsila do Amaral, o professor expõe a obra enquanto faz questionamentos do tipo:

  • O que estão vendo;
  • Quais cores Tarsila utilizou nesta gravura;
  • O que ela quis representar;
  • Se o tamanho do ovo representado é do mesmo tamanho do ovo da galinha, trazido para a culinária.
undefined

Essa imagem foi pesquisada no site: http://www.tarsiladoamaral.com.br/obras2.htm

3º passo: representando um ovo

O professor dá uma folha em branco A4 peso 40 e oferece tintas guache de cores variadas para que as crianças pintem o fundo do quadro, em uma outra folha o docente solicita as crianças desenharem um ovo. Esse desenho deverá ser recortado (como estamos lidando com crianças muito pequenas que ainda não apresentam habilidades com tesouras, sugerimos que o professor realize esse recorte). Posteriormente, cada criança cola na folha  em que foi pintado o fundo, anteriormente.

Recursos Complementares

Sugerimos que o professor pesquise no site:  http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm , nele irá encontrar todas as informações sobre a vida e a obra de Tarsila do Amaral.

Avaliação

Ao final desta aula o professor deverá observar se a criança:

  • Utilizou a linguagem oral durante as discussões sobre a vida e obra de Tarsila do Amaral;
  • Verbalizou impressões, sentimentos durante a apreciação da obra O Ovo;
  • Participou das etapas de elaboração da atividade de pintura e colagem;
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.