Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Visita à Casa do Pontal ─ Retorno à escola. (aula 3)

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Teresa Lopes da Cruz
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Analisar a ida à Casa do Pontal.
• Desenvolver a linguagem oral.
• Relacionar os conteúdos estudados em sala de aula com o eixo temático cultura popular brasileira com o conhecimento adquirido na visita ao Museu.
• Adquirir bagagem cultural ampliando o universo cultural do aluno.

Duração das atividades
50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• O aluno deverá ter como eixo temático Cultura Popular Brasileira.
• Estabelecer conclusões a partir das ideias e conceitos sobre a Cultura Popular Brasileira.
• Traduzir informações expressas na visitação ao Museu.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula.

• Alunos em semicírculo
• Debater com os colegas o que foi mais interessante, o que chamou mais atenção durante a visita.
• Debater sobre emigração.
• Homem do campo, homem da cidade ─ diferenças e semelhanças.
• Alunos são divididos em 5 grupos de 5 alunos (no caso a turma tem 25 alunos).
• Distribuição do folder cedido pela Casa do Pontal e de um exercício criado pelo professor.

Atividade 1


A professora deve propor um debate sobre a visita à Casa do Pontal favorecendo a reflexão por parte dos alunos.
Coordenar o debate para dar voz a todos os alunos que demonstrarem o desejo de colocar suas opiniões sobre aspectos interessantes da visita fazendo relações com os conteúdos de sala de aula e da sua própria vida.
Falar também sobre os retirantes, o abandono do campo por seus habitantes que,em busca de melhores condições de vida, fugindo da seca, da miséria apostam em melhores condições de vida na cidade grande.

Introduzir o conceito de emigração.

Atividade 2


Os alunos são divididos em grupos para que possam ser estimulada a troca de ideias e dos conhecimentos adquiridos durante visita. É distribuído o folder da Casa do Pontal e a ficha de trabalho.

Atividade 3


Alguns alunos leem em voz alta o texto retirado do site da casa do Pontal com informações sobre ela.

A CASA DO PONTAL

A Casa do Pontal é o maior e mais significativo museu de arte popular do país. O acervo é composto por 8.000 esculturas e modelagens feitas contemporaneamente por cerca de 200 artistas populares de todas as regiões brasileiras e recobre a produção feita em toda segunda metade do século XX.
A coleção, o edifício, os jardins e a montagem da mostra foram projetados e executados pelo designer francês Jacques Van de Beuque, também responsável pela coleta das peças, no que investiu seus próprios recursos financeiros e 50 anos de pesquisas e viagens.
A exposição permanente do museu reúne, em 1.500 m2 de galerias, obras representativas das variadas culturas rurais e urbanas do Brasil. Mostradas tematicamente, abrangem as atividades cotidianas, festivas, imaginárias e religiosas. Todo o percurso das galerias é acompanhado por textos explicativos em português, inglês e francês.
Tombado em 1989 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural do Rio de Janeiro, o museu recebeu, em 1996, o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que o reconheceu como "melhor iniciativa no país em prol da preservação histórica e artística de bens móveis e imóveis".
Segundo o International Council of Museums (ICOM), filiado à Unesco, "a Casa do Pontal não é apenas um museu completo de Arte Popular Brasileira, mas um verdadeiro museu antropológico, único no país a permitir uma visão abrangente da vida e da cultura do homem brasileiro".


Fonte: http://www.popular.art.br/museucasadopontal

Atividade 4


Preencher a ficha sobre o museu.

Atividade 5


Apresentação  individual do desenho retratando o que o aluno mais gostou durante a visita ao Museu.

Ficha de avaliação

Avaliação

A avaliação será feita pelo grupo a partir da ficha sobre a visita à Casa do Pontal. Na troca do que foi vivenciado, experimentado permitindo assim que cada um aprenda a escutar e respeitar a opinião do colega e estimulando a aprendizagem coletiva na qual o aluno aprende mais um pouco quando escuta atentamente o outro.
O aluno na faixa etária do Ensino Fundamental Inicial necessita ser estimulado a justificar e explicar suas respostas. Dar a opinião pessoal é exprimir com clareza suas ideias, o que ainda é difícil nessa faixa etária.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.