Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MEIO DE TRANSPORTE – OS PONTOS DE REFERÊNCIAS

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças poderão expressar conhecimentos sobre os pontos de referências que elas conhecem quando trafegam da casa até a escola.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Pontos de referências

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Observar os pontos de referências que vê no percurso da casa até a escola.
1º Momento: De acordo com a atividade realizada anteriormente sobre posição espacial (direita, esquerda, a frente, atrás) o professor deverá questionar sobre os pontos de referências (objetos) com relação ao corpo da criança. Assim, para situar as crianças na atividade, o professor deverá iniciar a aula perguntando quais os pontos de referências (objetos) que estão mais próximos a cada criança, deixando que cada criança aponte sua referencia, depois o professor deve sugerir que caminhem pela sala de aula e falem sobre a referencia dos objetos com relação ao seu corpo.

  • Armários?
  • Mesas?
  • Quadro branco?

Em seguida, o professor irá indagar as crianças sobre os pontos de referências que elas vêem quando vem para a escola.

  • Supermercados?
  • Farmácia?
  • Padaria?
  • Restaurantes?
  • Escolas?

OBS: O professor deverá explicar que as referëncias tem que ser fixas, pois um carro, um animal ou uma pessoa não pode ser referência, uma vez que no dia seguinte não estarão no mesmo lugar.

2º Momento: O professor irá registrar no quadro ou cartolina o percurso e os pontos de referencia do caminho de casa até a escola de cada criança. Após esse registro o professor irá dar para cada criança um papel e solicitará que cada uma desenhe o seu percurso, tentando lembrar todos os pontos de referência.

desenho

Imagem - Percurso e pontos de referências num trajeto realizado por uma criança

Avaliação

O professor deverá avaliar se as crianças:
• Perceberam os pontos de referências que os localizam no trajeto casa/escola;
• Consegue expressar por meio da oralidade e desenho os pontos de referência.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.