20/11/2009
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
As crianças poderão expressar conhecimentos sobre os pontos de referências que elas conhecem quando trafegam da casa até a escola.
Pontos de referências
Atividade 1 – Observar os pontos de referências que vê no percurso da casa até a escola.
1º Momento: De acordo com a atividade realizada anteriormente sobre posição espacial (direita, esquerda, a frente, atrás) o professor deverá questionar sobre os pontos de referências (objetos) com relação ao corpo da criança. Assim, para situar as crianças na atividade, o professor deverá iniciar a aula perguntando quais os pontos de referências (objetos) que estão mais próximos a cada criança, deixando que cada criança aponte sua referencia, depois o professor deve sugerir que caminhem pela sala de aula e falem sobre a referencia dos objetos com relação ao seu corpo.
Em seguida, o professor irá indagar as crianças sobre os pontos de referências que elas vêem quando vem para a escola.
OBS: O professor deverá explicar que as referëncias tem que ser fixas, pois um carro, um animal ou uma pessoa não pode ser referência, uma vez que no dia seguinte não estarão no mesmo lugar.
2º Momento: O professor irá registrar no quadro ou cartolina o percurso e os pontos de referencia do caminho de casa até a escola de cada criança. Após esse registro o professor irá dar para cada criança um papel e solicitará que cada uma desenhe o seu percurso, tentando lembrar todos os pontos de referência.
Imagem - Percurso e pontos de referências num trajeto realizado por uma criança
O professor deverá avaliar se as crianças:
• Perceberam os pontos de referências que os localizam no trajeto casa/escola;
• Consegue expressar por meio da oralidade e desenho os pontos de referência.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!